No início de julho a Hyundai lançou a versão 2023 do hatch HB20 – automóvel mais vendido no país em 2021 -, acompanhado do irmão sedã. Ambos passaram por substancial revisão estética, com mudança significativa na dianteira e traseira. O resultado convencional fez com que o carro perdesse muito de sua personalidade única.
A frente é totalmente nova. A grade, quase toda concentrada no para-choque, é dividida por uma faixa horizontal da cor da carroceria. Capô e faróis também são novos, estes com luzes diurnas no formato de seta. Na traseira mudaram o para-choque, a tampa da mala e as lanternas, interligadas por uma barra plástica vermelha – funcional no sedã e apenas refletiva no hatch. No HB20S a placa de matrícula foi deslocada do para-choque para a tampa da mala.
Apresentado nas versões Sense, Comfort, Limited, Platinum e Platinum Plus – todas equipadas com motor tricilíndrico de um litro -, os carros estão 75 mm mais longos (50 mm a mais no balanço dianteiro e 25 mm no traseiro). Nada mudou nas dimensões internas nem na capacidade do porta-malas. Também as características mecânicas permaneceram as mesmas.
O carro veio bem equipado, as versões superiores recebendo alguns itens de segurança ativa pouco comuns na categoria. Desde a versão básica Sense (1.0 aspirado, câmbio manual), traz seis airbags (frontais, laterais e de cortina), ar-condicionado, rádio com dois alto-falantes e antena, computador de bordo, coluna de direção ajustável em altura, banco do motorista com ajuste de altura, vidros dianteiros e trava elétricos, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, bancos em tecido preto, grade, maçanetas e retrovisores em preto fosco e rodas de aço de 14″com calotas.
.
Hyundai HB20 2023.
.
Comfort (aspirado, manual de cinco marchas) agrega faróis com luz diurna, rodas de aço de 15″, colunas B em preto, vidros elétricos traseiros, chave-canivete, luzes de direção nos retrovisores, retrovisores elétricos, faróis com temporizador, central multimídia com tela de 8″ e quatro alto-falantes.
Limited (aspirado, manual) inclui volante com regulagem de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, acionamento dos vidros pela chave, rodas de liga de 15″ e serviços BlueLink.
Comfort (turbo, manual ou automático) inclui retrovisores e maçanetas na cor do carro, lanternas de leds, antena estilo barbatana de tubarão e rodas de liga de 16″.
Platinum (turbo automático) traz, ainda, quadro de instrumentos digital com tela de 4,2″, chave presencial com partida remota, partida por botão, rebatimento dos retrovisores, câmera de ré, faróis de neblina e apoia-braço para motorista.
Platinum Plus (turbo automático), por fim, também vem com grade frontal em preto brilhante, ar-condicionado digital, troca de marchas no volante, assistência de permanência em faixa com correção da trajetória, frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, alerta de saída segura (sinalizando aproximação de veículo ao se abrir uma das portas traseiras), sensor de ponto cego, sistema Start&Stop, detector de fadiga, monitor de pressão dos pneus, carregamento indutivo do celular, banco traseiro bipartido, para-sóis com espelho e iluminação no porta-luvas e porta-malas.
Por ainda se encontrar na fase de pré-série (só será comercializado a partir de outubro), o sedã HB20S ainda não teve detalhes técnicos e de conteúdo divulgados. Ainda assim, cogita-se que na versão superior Platinum Plus trará abertura do porta-malas por aproximação e detalhes mais sofisticados de acabamento.
.
Hyundai HB20S 2023.
.
.