DAF
Último dos grandes fabricantes mundiais de caminhões a se instalar no Brasil (inaugurou sua fábrica em 2013), a DAF vem aumentando continuamente sua presença no mercado. Agora, buscando alçar seu extrapesado ao nível da concorrência, em plena pandemia do novo coronavírus inesperadamente lança a nova geração do XF.
Além da cabine totalmente nova, o modelo traz melhorias mecânicas e muitos dos sofisticados recursos eletrônicos já presentes nas famílias equivalentes da MAN, Mercedes-Benz, Scania e Volvo. A combinação de uma série de fatores tornou o novo XF 14% mais econômico: torque mais elevado em rotações mais baixas, transmissão otimizada, novas relações para o eixo traseiro, melhor aerodinâmica e aperfeiçoamento da eletrônica embarcada.
O motor de seis cilindros e 12,9 litros ganhou potência, alcançando 480 e 530 cv, e agora vem acoplado a novo câmbio automatizado de 12 marchas. Como no modelo anterior, há opção de tração 4×2 (FT), 6×2 (FTS) e 6×4 (FTT), respectivamente com PBTC de 53,0, 56,9 e 74,0 toneladas.
Apresentada em duas versões – Space e Super Space (esta com 2,10 m de altura interna) – a cabine ficou mais ampla e equipada: ar-condicionado digital, nova iluminação interior adaptável para diferentes condições de condução e repouso, painel de instrumentos com interruptores personalizados, volante multifuncional em couro e banco do motorista com suspensão pneumática e diversos ajustes. O leito cresceu em comprimento e largura (2,20 x 0,85 m). São dois os pacotes de acabamento disponíveis.
Dentre os itens de segurança (todos opcionais), oferece airbag, controle de cruzeiro com foco na redução de consumo (utilizando dados de GPS para localização do veículo e mapeamento topográfico, automaticamente seleciona a melhor marcha em função do traçado e relevo da via), controle de distância para o veículo à frente, aviso sonoro e alerta visual no painel em risco de colisão, controle de estabilidade do reboque, aviso de desvio de faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampa, monitoramento da bateria, monitoramento de pressão dos pneus e aviso sonoro de marcha a ré. De série, controle de tração e desligamento automático do motor após 5 minutos de inação.
São também itens opcionais: faróis de led, farol de neblina, rodas de alumínio, espelho frontal de aproximação, buzina a ar no teto, segunda cama tipo beliche, geladeira de 40 litros, painel e portas revestidos de couro, kit de som com seis alto-falantes e detalhes internos em aço escovado.
Novo DAF XF.
VOLKSWAGEN
Resultado de investimentos de R$ 1 bilhão na fábrica de Resende e adequação da planta ao conceito Indústria 4.0, a VWCO lança a inédita linha Meteor, por enquanto composta por dois cavalos-mecânicos estradeiros extrapesados. É estratégia da empresa com eles conquistar o nicho “de entrada” da categoria, ampliando a participação da marca no segmento, hoje limitada a 12% – majoritariamente graças aos produtos da coligada MAN.
Desenvolvido a partir do MAN TGX, porém com “visual” Volkswagen, a linha compreende as versões 28.460 6×2 (PBT de 28,0 t, PBTC de 48,5 a 53,0 t) e 29.520 6×4 (PBT de 29,0 t, PBTC de 57,0 a 74,0 t). Disponível em três distâncias entre eixos (3,2, 3,4 e 3,6 m), são equipadas com motor MAN de 13 litros e 460 ou 520 cv (agora fabricado no Brasil pela MWM) e câmbio automatizado de 12 ou 16 marchas. A suspensão pode ser mecânica (molas parabólicas na frente e semielípticas atrás) ou pneumática e, as rodas, de aço ou alumínio. Ambas versões trazem tanque de Arla 32 com capacidade para 100 l e dois tanques de combustível – de 315 l (moldados em plástico) ou 470 l (de alumínio).
Entre os recursos de segurança há controle de tração, assistente de partida em rampa, freio-motor eletrônico e frenagem automática de emergência. Sensores, módulos de gerenciamento eletrônico e GPS embarcado monitoram e controlam potência do motor, trocas de marcha, uso do freio e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada.
Projetada no Brasil, a cabine tem bom espaço interno e traz, de série, volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, ar-condicionado automático, geladeira, sistema multimídia com tela de 7″ (opcional), vidros com acionamento elétrico, retrovisores rebatíveis e com aquecimento, banco com suspensão a ar e leito com iluminação ambiente em leds.
Juntamente com o Meteor chegou o Constellation 33.460 6×4 (PBTC de 74,0 t e capacidade máxima de tração de 125,0 t), para aplicações fora de estrada e uso misto, como mineração, agroindústria e exploração florestal. O novo modelo recebeu o mesmo trem de força da versão 6×2 do Meteor: motor de 460 cv e câmbio de 12 ou 16 marchas.
Eletrônica embarcada permitiu a introdução de diversas soluções específicas para operação em terrenos difíceis, tais como: modo de condução fora-de-estrada, atuado por tecla no painel; função rocking free, combinando bloqueio do diferencial e controle de tração, para trabalho em terrenos desconexos, como areia e lama; e função que automaticamente “trava” a marcha engatada em caso de patinação das rodas. O caminhão dispõe de iluminação externa na traseira da cabine, facilitando acoplamento e liberação da carreta à noite.
O novo Constellation e as duas versões Meteor passam a ser os maiores e mais potentes caminhões da VWCO.
Volkswagen Meteor 28.460 6×2 e 29.520 6×4.