No 29o Salão do Automóvel de São Paulo, em meio ao show feérico de tantos mega fabricantes mundiais e à enorme variedade de modelos de luxo, sofisticação e alto rendimento por eles expostos, uma surpresa: um stand – nem tão pequeno e em local nem tão reservado assim -, mostra cinco automóveis nunca vistos. E, ao contrário do que o nome possa indicar, se trata de uma marca nacional.
Pertencente ao grupo controlador da Arteb, importante indústria brasileira de componentes automotivos, a D2D Motors foi constituída em São Bernardo do Campo (SP) com a finalidade específica de projetar e produzir veículos de lazer “com o que há de mais novo em tecnologia, aliado ao estado da arte em design, com acabamento primoroso e com um valor extremamente competitivo, aliado ao mais importante, o desenvolvimento 100% nacional“.
Dois modelos foram expostos no Salão: o “conversível compacto” Sky e o “utilitário esportivo compacto” Jugo – segundo a caracterização da própria empresa. Com quatro lugares (exíguos os de trás), na prática o Sky é um buggy. Sem portas, tem motor e tração traseiros, porta-malas com capacidade para 120 litros e um original santantônio tubular, voltado para a frente, que também serve como estrutura para a capota de lona que acompanha o carro. O Jugo, com duas portas e cinco lugares, tem motor e tração dianteiros, capacidade para 200 litros de bagagem e teto rígido parcialmente destacável. Os dois têm dimensões idênticas: comprimento total de 3,82 m e entre-eixos de 2,38 m.
Também as características mecânicas são as mesmas para ambos: carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro; chassi de desenho próprio com suspensão dianteira McPherson e suspensão traseira semi-independente, com eixo de torção e molas helicoidais; freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás; e direção hidráulica. O conjunto motor é Chery, importado da China (há planos de nacionalização a curto prazo), com 1.497 cm3 e 110 cv, acoplado a câmbio manual de cinco marchas. Os demais sistemas (suspensão, freios, direção e periféricos) utilizam componentes vindos de veículos de grande série. Sistemas elétrico, de sinalização e iluminação são, naturalmente, fornecidos pela Arteb.
O desenvolvimento do projeto teve início em 2013, os primeiros protótipos sendo finalizados às vésperas da mostra. É intenção da empresa já em janeiro atingir a produção de 50 unidades mensais do buggy Sky. Em algum momento de 2017 seria lançado o modelo Jugo.
A empresa possui área disponível em Jaguaré (ES), onde planeja construir uma planta com capacidade para 300 carros/mês, com inauguração prevista para 2019. A D2D já sonda o mercado externo, cogitando exportar seus carros, a princípio, para África do Sul e Caribe. Também tem planos de desenvolver um modelo 4×4.
Sky e Jugo no stand da D2D no Salão do Automóvel (fotos: LEXICAR).