Em março a General Motors lançou seu primeiro utilitário esportivo leve produzido no Brasil – o Chevrolet Tracker. Velho conhecido do comprador brasileiro em versões importadas, o carro foi totalmente reformulado e é agora fabricado em São Caetano do Sul (SP).
Há duas décadas vem a GM tentado firmar o nome Tracker no mercado brasileiro, sem sucesso. Pela primeira vez apresentado ao país em fevereiro de 2001, era então simplesmente um Suzuki Grand Vitara dotado de logotipo Chevrolet, trazido da Argentina. Em 2013 passaram a chegar do México versões mais atualizadas, estas concebidas como produtos GM. Durante todo estes anos, contudo, o modelo ocupou franjas do mercado, por vezes com vendas quase simbólicas.
Agora chega um carro completamente novo, projetado para a plataforma Global Emerging Markets – a mesma utilizada pelo Onix e Onix Plus. Desenvolvido na China, o novo modelo é 5 cm mais baixo e levemente mais longo do que o anterior (ainda importado do México): 2,57 m de distância entre eixos e 4,27 m de comprimento (respectivamente 1,2 e 1,5 cm a mais do que o anterior). Seu bagageiro comporta 393 litros.
São duas as opções de motorização, ambas turbo de três cilindros e 12 válvulas com duplo comando e variação de fase na admissão e escapamento: 1.0 de 116 cv e o novo 1.2 de 132/133 cv. Suas demais características técnicas são: tração dianteira (não há opção 4×4), suspensão dianteira independente McPherson, suspensão traseira por eixo de torção com molas helicoidais, freios a disco ventilados na frente e a tambor atrás e direção com assistência elétrica.
São quatro as versões de acabamento, começando pela básica, sem denominação especial (simplesmente Turbo 1.0 ou 1.2, dependendo do deslocamento do motor), seguida pela LT, LTZ e Premier; há uma versão específica para o público com deficiência física. Turbo 1.0, LT e PCD recebem o motor de um litro, com câmbio manual de seis marchas no primeiro caso (o único com esta opção) e automático de seis marchas nos outros. Turbo 1.2, LT, LTZ e Premier são equipados com o novo motor 1.2 acoplado à caixa automática.
Novo Chevrolet Tracker Premier.
Como já é usual nos produtos Chevrolet, a carro capricha em itens de conectividade, incluindo tela de 8″, acesso à internet de alta velocidade e duas conexões USB para o banco traseiro. De série, desde a versão de entrada, seis airbags (dois frontais, dois laterais e de cortina), ar-condicionado, computador de bordo, controle de estabilidade e tração, limitador de velocidade, assistente de partida em rampa, luzes diurnas de leds, coluna de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem em altura, banco traseiro bipartido, sensor de ré, luz de neblina, maçanetas das portas e rack do teto em preto, limpador e lavador do vidro traseiro, retrovisores externos elétricos, spoiler traseiro e rodas de liga de 16″.
A versão LT traz, adicionalmente, grade dianteira parcialmente cromada, maçanetas externas na cor do veículo, colunas adesivadas em preto, rack do teto em cor prata, retrovisores externos na cor do veículo, chave presencial para acesso e partida, sistema start/stop, chave presencial para abertura das portas e partida e câmera de ré.
LTZ adiciona rodas de liga de 17″, volante esportivo, alerta de ponto cego, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis.
A versão superior Premier, por fim, vem ainda com friso cromado no entorno inferior das janelas laterais, maçanetas externas na cor do veículo com detalhes cromados, retrovisores externos com luz de direção, para-choques com detalhes em prata, faróis e lanternas de leds, ar-condicionado digital, carregador de celular por indução, assistente de estacionamento automático Easy Park, indicador de distância do veículo à frente, alerta de colisão frontal com frenagem automática de emergência, monitoramento de pressão dos pneus e teto solar.