Em sua vigorosa campanha de crescimento e de conquista de reconhecimento, meio ano depois de assumir o controle da Chery e lançar o SUV Tiggo2 a CAOA apresentou, de uma só vez, três novidades no 30o Salão do Automóvel: os utilitários esportivos Tiggo 5X e Tiggo 7 e o sedã Arrizo 5, os primeiros com produção prevista para Anápolis (GO) e o último com fabricação já iniciada em Jacareí (SP).
O sedã Arrizo 5 foi o primeiro modelo a ser levado às concessionárias, em novembro. Com 4,53 m de comprimento e 2,65 de distância entre eixos, o carro comporta 430 l de volume no porta-malas. Equipado com motor turbo flex de 1.496 cm3 e 147/150 cv acoplado a câmbio automático CVT, traz tração nas rodas da frente, suspensão dianteira McPherson e traseira multilink, freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica.
São duas as versões disponíveis: RX e RXT. Ambas vem com ar condicionado automático, partida sem chave, controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, controlador de velocidade, computador de bordo, central multimídia com tela de 7″, comandos de áudio no volante, faróis com luzes de led, sensores traseiros de estacionamento, câmera de ré e rodas de liga de 16″. Adicionalmente, a versão superior RXT ganha airbags laterais, teto solar elétrico, revestimento interno em couro sintético e rodas de 17″.
Chery Arrizo 5 (foto: LEXICAR).
Comercializado a partir de dezembro, o SUV Tiggo 5X traz o mesmo motor 1.5 turbo flex do Arrizo, porém associado a câmbio automático de dupla embreagem e seis marchas; a tração é dianteira. Também com a combinação McPherson e multilink na suspensão, direção elétrica e freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente), apresenta distância entre eixos semelhante à do sedã (2,63 m) porém comprimento sensivelmente menor (4,34 m). O porta-malas é reduzido – somente 340 l, podendo ser ampliado para 1.100 l com o rebatimento do encosto do banco traseiro.
Também neste caso são duas as versões oferecidas (T e TXS), ambas dotadas de série com ar condicionado automático com saída para o banco traseiro, “trio elétrico”, ignição por botão no console central, rebatimento dos retrovisores, sensores crepuscular e de chuva, controles de estabilidade e tração, sensor de pressão dos pneus, assistente de partida em rampa, volante com controles de áudio e de velocidade de cruzeiro, central multimídia com tela de 9″ sensível ao toque, sensores de estacionamento, câmeras de ré, 360o de monitoramento, freio de estacionamento eletromecânico, faróis e lanternas com leds e rodas de liga de 17″. A versão TXS vem, ainda, com airbags laterais e de cortina, teto solar panorâmico, bancos de couro sintético com ajuste elétrico para o motorista, rodas de 18″ e faróis de neblina.
O terceiro modelo, o utilitário esportivo Tiggo 7, tem lançamento oficial previsto ainda para janeiro. Embora repetindo todas as características mecânicas do irmão menor Tiggo 5X (motor, câmbio, tração, suspensão, freios, direção), será mais pesado, 16 cm mais longo e com maior volume de porta-malas (414 l). Provavelmente também será disponibilizado nas versões T e TXS e com o mesmo conteúdo destas.
Nesta fase inicial os três carros terão as carroceria monobloco montadas com componentes estampados importados da China, de onde também virão os motores totalmente montados.
Chery Tiggo 5X (foto: LEXICAR).