ABARTH PULSE

Tradicional preparadora italiana de carros de competição, a Abarth & C. foi criada em 1949 por Carlo Abarth, que no imediato pós-guerra se associara a Ferry Porsche (filho de Ferdinand Porsche) na construção de um carro para Fórmula 1 com a firma Cisitalia. Diante do fabricante em crise e prestes a entrar em concordata Carlo iniciou carreira solo, que se revelaria riquíssima, tendo suas criações conquistado mais de uma centena de recordes, diversos deles mundiais. Em 1971 a firma foi adquirida pela Fiat, porém permanecendo como marca independente e com administração autônoma.

Em março de 2022 a Stellantis anunciou a decisão de introduzir a marca no mercado brasileiro, escolhendo como base o Fiat Pulse, seu primeiro utilitário esportivo nacional, lançado em outubro do ano anterior. O exterior do novo Abarth foi revelado ao país no mesmo mês, em rede nacional, na abertura do reality show Big Brother Brasil 2022. Em agosto, ainda ser ter reveladas imagens do interior nem detalhes técnicos, desfilou como carro-madrinha de provas de Fórmula 4 no Autódromo de Interlagos.

Totalmente desenvolvido no Brasil, em novembro foi por fim oficialmente lançado. Anunciado como “o primeiro SUV da marca no mundo“, trouxe a mesma carroceria do Pulse, acompanhada dos adereços típicos utilizados para caracterizar carros esportivos: grade, rodas e para-choques especiais, ausência completa de cromados, faixas decorativas e muitos detalhes em preto e vermelho, escapamento duplo. Assumindo-se como marca independente, dispensou o nome Fiat, aparecendo o logotipo do escorpião na grade e nas laterais e a palavra Abarth, em caixa alta, na tampa traseira.

Para cumprir o apelo esportivo, o carro veio com novo motor turbo flex de quatro cilindros em linha, 1.332 cm3, 16 válvulas, injeção eletrônica e 180/185 cv acoplado a câmbio automático de seis marchas. Elementos mecânicos foram recalibrados, porém nada mudaram na arquitetura, permanecendo a suspensão McPherson na frente e por eixo de torção atrás (embora mais firme e com outra geometria na dianteira), os freios a discos ventilados na dianteira e a tambor na traseira (redimensionados) e a direção com assistência elétrica (mais direta). Três foram os modos de condução disponibilizados: Normal (automático), Manual e Poison (esportivo).

Todo negro, o interior chegou com detalhes em vermelho e o símbolo do escorpião presente em 13 diferentes pontos. Equipado com bancos e volante de couro “ecológico”, será comercializado em uma só versão, completa e sem opcionais. Dentre os itens de série estão: quatro airbags (frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiro), painel de instrumentos digital de 7″, central multimídia de 10,1″ com plataforma de serviços com mais de 30 funções, ar-condicionado automático digital, partida por botão, faróis e lanternas de leds, faróis de neblina, comutação automática dos faróis, sensor de estacionamento, câmera de ré, alerta de mudança de faixa, frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, borboletas para troca de marchas no volante, carregador de celular por indução, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, antena tipo barbatana de tubarão e rodas de liga de 17″.

Para valorizar a nova marca a Stellantis decidiu preparar 60 concessionárias Fiat para representá-la e prestar assistência técnica, todas identificadas com o característico logotipo do escorpião e com espaço interno próprio (Abarth Corner), 48 deles já estando em operação.

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Abarth Pulse.

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