NORMA |
Triciclo com motor Volkswagen 1300 projetado em 1974 por Paulo Renha para ser produzido pela Norma Escapamentos, extinto fabricante de silenciosos e tubos de escape do Rio de Janeiro (RJ). Veículo precursor no país, tinha chassi tubular, carenagem de fibra de vidro com apenas um lugar, câmbio e suspensão traseira Fusca, suspensão dianteira por mola e contra-mola, freios a tambor (somente nas rodas traseiras), mudança de marchas por alavanca posicionada à esquerda do assento, e não no guidão, como nas motocicletas, e empreagem acionada por pedal.
No final daquele ano, com alguns aperfeiçoamentos o veículo foi exposto no IX Salão do Automóvel, já então trazendo dois lugares, motor 1500, suspensão traseira por triângulos superpostos e molas helicoidais e acionamento do câmbio na manopla esquerda. Opcionalmente podia receber motor 1600 e bagageiro traseiro. Pretendia-se fabricar duas unidades por semana e, em meados de 1975 lançar uma versão “mini-trator”, para apoio à agricultura.
O ineditismo do veículo, não previsto pela legislação de trânsito de então, trouxe dificuldades para sua legalização. Três anos depois, superadas as restrições ao emplacamento, o próprio Renha passou a fabricá-lo.
Um pouco mais tarde, inspirados no monoposto de Fórmula I Tyrrel P34, de 1976, Renha e o piloto carioca Marcus Motta projetaram um kart de seis rodas – as quatro dianteiras esterçantes – e motor Yamaha RD135, veículo exposto no stand da Norma no X Salão do Automóvel, em novembro de 1976. Construído em exemplar único, o carro chegou a disputar algumas provas do campeonato carioca.