> > NISHIMURA

NISHIMURA | galeria

Engenheiro e futuro professor da FEI, o paulista Oscar Nishimura produziu durante algum tempo em Piracicaba (SP), carros infantis replicando os célebres esportivos franceses dos anos 20 Bugatti. Denominado Monte Carlo, o primeiro exemplar do carrinho foi mostrado no XIV Salão do Automóvel, em 1986. Apresentava requintada concepção técnica: acionado por motor Yanmar a gasolina de 137 cm3, possuía tração traseira com diferencial autoblocante, caixa de marchas com três velocidades à frente e ré, embreagem automática, suspensão independente nas quatro rodas com molas helicoidais e amortecedores, freios hidráulicos na traseira, partida elétrica e pneu estepe; a carroceria era de construção monobloco em fibra de vidro. Apesar de se declarar “um Bugatti”, o protótipo não trazia a grade “em capela” do famoso biposto. O modelo colocado em produção, além de corrigir esta “incorreção”, teve o projeto ainda mais sofisticado: ganhou motor Vespa de dois tempos e 200 cm3, câmbio de quatro marchas e freios a disco nas rodas da frente.

Anos mais tarde, em 1994, com o auxílio de seus alunos da FEI construiu um GT de dois lugares com carroceria em fibra aramida kevlar e chassi de alumínio, exposto no XVIII Salão do Automóvel, no stand da Escola. O automóvel, ao qual deu o nome Mariella, foi concebido com o objetivo de tornar-se o mais leve possível, daí a opção pelo kevlar e pelo alumínio. O chassi era composto por dois tubos longitudinais (dois laterais e um central, alojando o cardã) e ligações transversais fundidas; a suspensão era totalmente independente, com molas helicoidais inclinadas, braços triangulares duplos na dianteira e tensores na traseira; os freios eram a disco e ventilados nas quatro rodas. Equipado com motor dianteiro do Fiat Tempra 2.0 turbo de 165 cv e caixa de câmbio do Volkswagen Santana montada entre as rodas traseiras, o automóvel apresentou o reduzido peso total de 650 kg, produzindo, como era intenção de Nishimura, excelente relação peso/potência – 3,94 kg/cv, ao nível dos melhores desportivos do mundo.





GmailFacebookTwitter