NETUNO
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Cópia do Chevrolet Corvette Stingray fabricada entre 1983 e 1988 pela Beep Indústria e Comércio de Peças Ltda., de São Paulo (SP), empresa do ramo de moldagem de peças e restauração de carrocerias em plástico reforçado com fibra de vidro. Montado sobre plataformas Volkswagen sem cortes, com motor 1600 refrigerados a ar e freios a disco nas quatro rodas, o carro era uma versão reduzida do famoso carro norte-americano, embora mantendo bastante fidelidade às linhas do original. Conversível de dois lugares e 4,4 m de comprimento, do porte do Puma, tinha carroceria de fibra de vidro e capota de tecido emborrachado. Foram produzidas menos de dez unidades do automóvel, batizado Netuno C, todas levemente diferentes entre si, pois cada réplica era personalizada, além de agregar parte das alterações periodicamente introduzidas pela própria Chevrolet nos modelos norte-americanos.
O veículo foi projetado por Cláudio Labate, autodidata cujas atividades no ramo começaram em 1977, quando construiu o Bugster, um dos primeiros baja bugs do Brasil. Dois anos depois montou seu primeiro esportivo, um esbelto cupê com mecânica VW ao qual deu o nome Netuno.
A partir de 1991, encerrada a fase de produção do Netuno C, Labate deu início à construção de “calhambeques”, interpretação totalmente livre de modelos reais das primeiras décadas do século XX, com estilo e detalhes construtivos e de acabamento decididos empiricamente. Os carros levavam o seu nome, acompanhado do ano de fabricação do modelo que teoricamente o teria inspirado. Meia dúzia de exemplares foi produzida, dentre eles Labate 1903 (com mecânica VW e motor traseiro), 1922 (motor Chevrolet Opala de quatro cilindros), 1929 e 1934 Limousine e “carruagem” (motor Ford V8). Há planos para a construção de outras unidades, sempre diferentes uma da outra.
Labate hoje aluga seus “antigos” para casamentos e recepções.
- Este foi o primeiro carro da Beep com o nome Netuno: seu kit chegou a ser anunciado no início da década de 80.
- Netuno C – a cópia do Corvette fabricada pela Beep. (foto: Motor3).
- Netuno C (fonte: Jason Vogel / O Globo).
- Segunda versão do Netuno (nos primeiros exemplares a traseira era plana com lanternas vindas do VW Gol) (foto: Fusca&Cia).
- Netuno C (foto: Fusca&Cia).
- Labate 1903, com mecânica VW, foi o primeiro "calhambeque" construído por Cláudio Labate (fonte: Fusca&Cia).
- Labate 1903 (foto: Fusca &Cia).
- Labate 1922, com elementos mecânicos Opala, montado em 2005 sobre um chassi Ford modelo A de 1929; a carroceria original foi alterada e complementada com elementos de fibra de vidro (fonte: Opala&Cia).
- Labate 1929.
- Labate 1934 (fonte: Paulo Roberto Steinhoff/ carro.mercadolivre).
- Labate 1934 (fonte: Paulo Roberto Steinhoff / carro.mercadolivre).
- Ultrapassando todos os limites do kitch, esta "carruagem" Labate (também denominada 1934) possui assento traseiro de veludo grená apiado em estrutura metálica totalmente decorada com flores douradas (fonte: Paulo Roberto Steinhoff / carro.mercadolivre).
- Cláudio Labate consegue sempre se superar em suas delirantes criações: este "carro de Papai Noel" foi construído sobre plataforma Fusca para o Natal de 2010 (fonte: Paulo Roberto Steinhoff / estadao).