NETA |
Marca de automóveis elétricos da chinesa Hozon New Energy Automobile Co. Ltd., fundada em outubro de 2014, quatro anos depois lançando seu primeiro modelo Neta. Além de duas fábricas e três centros de P&D na China, a empresa possui um centro de pesquisas em direção autônoma na Califórnia (EUA) e prepara a instalação de um centro de engenharia e tecnologia na Alemanha e um de design na Itália. Em 2024 sua linha era composta por sete modelos: GT, S, U, X, L, Aya e V.
Praticamente desconhecida no Hemisfério Ocidental e ignorada no Brasil, nos últimos dias de maio de 2024 dois executivos da empresa apresentoaram à imprensa seus planos para o país: importação de três modelos elétricos ao longo do segundo semestre; nomeação de 30 a 40 revendedores até o final de 2024; compra de instalações desativados (como exemplo foi citada a fábrica Toyota de Indaiatuba) ou, como segunda hipótese, construção de nova planta para montagem de veículos; início de produção em 2025 ou 26. Não foram informados locais da planta e concessionárias, montante de investimentos nem dados técnicos dos veículos.
Demonstrando seu limitado conhecimento da realidade brasileira, a empresa revela que deseja instalações capazes de “receber operações em CKD ou SKD, pois se trata de operações de veículos desmontados que serão montados aqui, não necessariamente [com a] estrutura como as das montadoras estabelecidas no País, que fazem desde a estamparia até o produto final“; “pode-se montar linha de produção até em uma fábrica de ônibus ou em uma encarroçadora“. Ao final, concedeu que “com o estabelecimento da produção local nós nacionalizaremos muitas peças“.