NEOBUS
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Marca comercial da San Marino Ônibus e Implementos Ltda., empresa fabricante de semi-reboques e componentes para a indústria automotiva fundada em 1991, em Caxias do Sul (RS), que em 1999 se concentrou na produção de carrocerias de ônibus ao assumir os negócios da paulista Neobus. Esta, por sua vez, foi constituída em 1996, tendo como controladores os donos da falida Thamco, conhecida no mercado por seus negócios obscuros e muitas vezes pouco éticos. A participação dos controladores na criação da Neobus se deu através da cessão de parte da antiga fábrica Thamco de Guarulhos (SP), viabilizando um local onde a nova empresa pudesse instalar sua linha de montagem. (A propriedade, no entanto, estava hipotecada ao BNDES, com quem a Thamco estava inadimplente, situação que mais adiante viria a obrigar a empresa nascente a uma radical mudança de rumos.)
Apesar desta origem um tanto nebulosa, a Neobus logrou projetar e construir uma carroceria urbana de excelente qualidade, chamada Mega, que rapidamente se firmou no mercado, terminando o ano já com a produção de cerca de 60 unidades por mês. A receita deste sucesso estava no sócio minoritário da empresa – Jaime Pasini, ex-diretor da Marcopolo que, com apenas 1% do capital, foi o “mentor intelectual” do novo produto, articulando as equipes técnicas que projetaram a carroceria e colocaram-na em produção. Inspirado na “grande escola chamada Marcopolo”, em suas próprias palavras, produziu um veículo de personalidade própria que logo se impôs no mercado.
Os dois lançamentos seguintes, ambos concebidos pelo designer Carlos Castilho, em 1977, mostraram ao que veio a nova encarroçadora. Inicialmente, um belíssimo micro – o primeiro da marca -, com ousado desenho dianteiro, que não chegou a ganhar um nome e, infelizmente, teve poucas unidades produzidas. O segundo, de agosto, foi o imponente Mega Evolution: destinado a chassis urbanos pesados, inclusive trólebus e articulados, trazia enormes para-brisas dianteiros integrados à caixa do itinerário, três portas largas, estrutura galvanizada com tratamento interno e externo dos perfis e teto de fibra de vidro. Se o Mega ainda tinha alguma parecença com o Marcopolo Torino, o Evolution marcou a independência técnico-estilística da Neobus com relação à concorrente. Como sinal inequívoco da confiança conquistada junto ao mercado, ainda em 1997 a empresa forneceu 37 trólebus com a nova carroceria para operação na cidade de São Paulo.
A incômoda associação do nome da Neobus à história conturbada e à má qualidade da Thamco, ainda que indiretamente, não poderia ser prolongada por mais tempo e, já em 1999, a sociedade foi desfeita. A encarroçadora deixou então Guarulhos, ressurgindo em Caxias do Sul como produto da San Marino, Pasini associando-se à nova empresa, assumindo a Diretoria Comercial. Naquele ano foi lançado o primeiro microônibus da marca, o Thunder, nas versões Escolar, Lotação (para o transporte público de Porto Alegre), Turismo e Executivo.
Mega Evolution sobre Mercedes-Benz OH operando no transporte integrado de Jundiaí (SP) (foto: Fábio Ramos).
2000 seria um ano de muitas novidades. A carroceria urbana passou por sua primeira atualização, assumindo o estilo do Evolution e o nome Mega 2000; a grade dos dois modelos foi levemente alterada, ganhando linhas curvas – o “sorriso” que viria a caracterizar os produtos da Neobus nos anos seguintes. Foi lançado o mini Thunder Boy em concorrência ao Volare, porém com opção de diversos chassis (Iveco Scudatto, Mercedes-Benz 610, Volkswagen e Agrale). Também o micro Thunder foi redesenhado, recebendo as linhas mais modernas do seu irmão menor.
No ano seguinte foi a vez do Thunder+, segundo a empresa “o automóvel da Neobus”. Seu grande para-brisa inteiriço, a frente muito inclinada, a enorme área envidraçada e as lanternas traseiras trazidas do Chevrolet Corsa faziam-no um dos mais bonitos micro-ônibus do país. Além disto, era o maior micro do mercado, com capacidade para 36 passageiros. Preparado para os tradicionais chassis com motor dianteiro Mercedes-Benz 914, VW e Agrale, também podia ser montado sobre chassis Indabra com motor traseiro, o que ampliava sua capacidade para até 40 pessoas (este seria o primeiro micro com motor traseiro do país). A Neobus também seria pioneira na fabricação de micros com porta de entrada à frente do eixo dianteiro.
Com produtos tão inspirados e de tão boa qualidade, os resultados favoráveis não se fizeram esperar: em 2002 a Neobus ultrapassou a marca das 1.650 unidades anuais, tornando-se responsável por 10% do mercado interno de ônibus urbanos e assumindo o posto de segunda maior produtora brasileira de minis e micros, somente atrás da gigante Marcopolo. Outra cartada pioneira da Neobus foi lançada em 2002: o Spectrum, primeiro ônibus médio do Brasil, nas versões urbana e rodoviária. Seu estilo arredondado e luminoso semelhante ao dos micros fez escola, tornando-se paradigma para o setor. Podia ser fabricado sobre chassis de motor dianteiro ou traseiro da Mercedes-Benz (1417, 1420 ou 1721), Indabra (com suspensão pneumática) e VW (17.210 e 17.240); com comprimento entre 9,50 e 11,30 m, tinha capacidade para até 44 passageiros.
Em 2003 a Neobus apresentou na Feria Internacional del Transporte, no Chile, o Mega low-entry sobre chassi Mercedes-Benz com 13,0 m de comprimento e três portas largas. Também foi firmado um acordo com Iveco, segundo o qual a Neobus se encarregaria de fornecer as carrocerias para o City Class, primeiro microônibus da empresa mineira. Em reconhecimento a esta trajetória de extremo sucesso (em apenas quatro anos o número de trabalhadores decuplicou e a produção foi multiplicada por sete) a Neobus recebeu o Prêmio AutoData 2003 como “Encarroçadora de Ônibus do Ano”.
Em 2004, a família de micros ganhou mais um membro, o Thunder Way, situado em posição intermediária entre o Thunder Boy e o Thunder. Assumiu o estilo do Spectrum, atualizado na disposição dos faróis, formato da grade e lanternas traseiras, circulares e em disposição vertical. Com ele foi iniciada a reestilização de toda a linha Mega. Para facilitar o acesso de cadeiras de rodas, a empresa desenvolveu um sistema de rampa com acionamento hidráulico acoplado à porta traseira de seus ônibus e microônibus, que passou a ser oferecido como opcional: este foi mais um pioneirismo da empresa.
No final do ano seguinte a Neobus ingressou no segmento rodoviário de curtas e médias distâncias com o Spectrum Road (futuramente 330). Dotado de todos apetrechos internos dignos de um ônibus da categoria, inclusive toalete, ar condicionado e material de revestimento de melhor qualidade, o modelo foi projetado para equipar chassis com motor dianteiro ou traseiro, permitindo construir unidades de 11,2 a 13,2 m de comprimento. (Em 2007 nova versão urbana seria lançada com o nome Stectrum City.)
O ano de 2006 assistiu à Neobus alcançar 2.586 ônibus produzidos – 20% a mais do que no ano anterior. Era o quinto maior fabricante do país (pouco mais de 10% do total), com uma unidade fabril no México e montagem na Argélia e Marrocos, para onde suas carrocerias eram exportadas CKD. Aproveitando o momento favorável, no início de 2007 dois sócios da empresa negociaram a transferência de suas ações para a Marcopolo, que assim assumiu 39,59% do capital da Neobus; a independência da empresa, no entanto, ficaria assegurada.
<neobus.com.br>
O que houve de novo a partir de 2008:
- lançamento do Spectrum Road 370, primeiro rodoviário para longas distâncias da Neobus (05/08)
- associação com a norte-americana Navistar para fabricar no México ônibus com a marca International (09/08)
- lançamento do Spectrum Road 350, para operações de fretamento (11/08)
- 3.397 carrocerias fabricadas em 2008, crescimento de 18,2% sobre o ano anterior (contra 11,6% do mercado) (12/08)
- Destaque na categoria Encarroçador, Prêmio AutoData 2008 (01/09)
- lançamento do Spectrum Class 320, para fretamento, diferenciando-se do antigo Spectrum Road 330, elevado a rodoviário “de entrada” (10/09)
- produção 15,9% menor do que em 2008 (contra menos 21,0% do setor), ainda assim elevando a Neobus ao 4º posto no país, com 11,5% do total (12/09)
- fabrica, por encomenda, oito Spectrum 370 panorâmicos sobre chassi Scania K-310 para operação na cidade do Rio de Janeiro (RJ) (04/10)
- entrega do seu primeiro biarticulado Mega BRT sobre chassi Volvo para o sistema integrado de Curitiba (PR) (04/11)
- projeto do Mega BRT recebe Prêmio IDEA/Brasil de design nas categorias Prata/Transporte (10/11)
- anúncio da construção de nova fábrica em Três Rios (RJ) para montagem de micro-ônibus CityClass Iveco (03/12)
- associação com a Navistar para a fabricação de ônibus completos, com a marca NeoStar, para o mercado sul-americano e exportação para os EUA (03/12)
- carroceria para médias e longas distâncias New Road N10 (10/12)
- a Neobus foi escolhida pela Viação Cometa para a fabricação de série especial de quatro ônibus para comemorar seus 65 anos; utilizarando chassi Mercedes-Benz de três eixos e carroceria New Road N10 e pintados com as cores históricas da Cometa, os veículos foram batizados Flecha de Ouro LXV (12/13)
- inaugurada a nova planta de Três Rios (03/14)
- venda de 40 Mega BRT sobre chassi Volvo para serem aplicados no Corredor Anhanguera, em Goiânia (GO) (08/14)
- na FetransRio 2014, apresentação do rodoviário para fretamento e curtas e médias distâncias N10 340 (11/14)
- reestilização do modelo Thunder+ (10/15)
- parcial revisão de estilo dos modelos Mega BRT; foi renovada toda a dianteira, abaixo do para-brisa, e o para-choque e as lanternas traseiras (12/15)
- pouco mais de dois anos após inaugurada, é encerrada a produção na fábrica de Três Rios (05/16)
- Marcopolo assume o controle total da Neobus, da qual então já detinha 45% das ações (08/16)
- rodoviário New Road N10 atinge 1.000 unidades fabricadas (11/16)
- lançamento do novo urbano New Mega – revisão estética do anterior Mega Plus; são novos os faróis, lanternas, para-brisas, vigia traseira, tomadas de ar no teto, sistema de ventilação e retrovisores externos; o posto do condutor foi redesenhado, melhorando a ergonomia e a ventilação e aumentando o espaço para movimentação; com comprimentos entre 9,7 e 13,3 m, o modelo pode comportar até 54 passageiros sentados (06/18)
- remanejamento industrial permite grande crescimento da produção no primeiro semestre – de 324 para 826 unidades, correspondendo a quase 155% de aumento (07/18)
- Neobus assina contrato de exportação de 70 urbanos New Mega para Moçambique; os chassis são Volkswagen 17.210 (07/18)
- na feira Transpúblico 2018, lançamento da carroceria Spectrum 325, para fretamento, transporte intermunicipal e rodoviário de curta e média distâncias, oferecida em dois comprimentos (12,8 e 13,2 m), para 48 ou 52 passageiros (08/18)
- Neobus e VWC vencem concorrência para o fornecimento de 500 micro-ônibus para o Ministério do Desenvolvimento Social; os veículos terão chassis VW 8.160 ODR e carroceria Thunder Way equipada com cadeira elevatória para deficientes com capacidade para 25 passageiros (11/18)
- exportação de 52 ônibus com chassi VWC 17.260 OD e carroceria New Mega de três portas para Cuenca, Equador (02/19)
- produção suspensa por três semanas por falta de semicondutores e outros componentes; os trabalhadores permaneceram em férias coletivas no período (08/21)
- Volkswagen Caminhões vende 2.500 chassis 15.190 ODR com suspensão elevada para o programa Caminho da Escola; todos receberão carrocerias Neobus Thunder-Midi, para até 59 estudantes sentados (11/21)
- reposicionamento da marca no mercado, resultando em excelentes resultados em produção e vendas internas em 2022: com 2.954 unidades licenciadas (142,7% a mais do que em 2021), a Neobus salta de 8,72 para 14,57% em participação, concluindo o ano em quarto lugar no segmento de micros e segundo em urbanos (neste caso, quase que decuplicando a produção do ano anterior); por outro lado, foi abandonada a produção de carrocerias rodoviárias (12/22)
- frustrante desempenho da Neobus em 2023, despencando 61,37% em vendas internas e 59,53% na participação, que caiu de 14,57 para 5,90% no ano; o crescimento de 12,56% nas vendas de microônibus não impediu que descesse do quarto para quinto lugar no segmento; a queda brutal de 74,24% em carrocerias urbanas, levando-a a cair do segundo a quinto posto no ranking, pode ser explicado pela política da Marcopolo, sua controladora, que mais que dobrou o licenciamento de urbanos no período; apesar de tudo, a Neobus encerrou 2023 em quinto lugar no total matriculado – apenas um ponto a menos do que no ano anterior (12/23)
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- Mega - o primeiro modelo Neobus - em chassi Mercedes-Benz OH, operando no transporte urbano de Santiago, Chile; a foto é de 1998 (fonte: portal busesurbanoschile).
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- Neobus Mega sobre chassi Mercedes-Benz OF, ainda operando em 2008 na frota da empresa São José, de Guaratinguetá (SP) (foto: Marcelo Leite ).
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- Mega em chassi Mercedes-Benz OF-1318 operado pela empresa Transporte Coletivo Rio Madeira, de Porto Velho (RO) (foto: Marcos Cabral Filho / onibusbrasil).
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- Neobus Mega de três portas, desmobilizado em 2010 pela Coletivo Rodovel, de Blumenau (SC) (fonte: portal valebus).
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- Mega-OF da extinta empresa Italian Tur, de Ascurra (SC); a grade foi levemente alterada e a janela do motorista aumentada (foto: Egon Rohde).
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- Da Sudeste Transportes Coletivos, de Santo Antônio da Patrulha (RS), era este Mega sobre chassi VW 16.120; note as diferentes grades nestas três primeiras imagens (foto: Daniel Dorneles / busologosdosul).
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- Neobus Mega sobre chassi VW 16.210 CO da catarinense Canasvieiras Transportes, operadora de Florianópolis (foto: Leonardo da Silva / onibusbrasil).
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- Também em chassi VW, este Mega pertenceu à Ribeironense Transportes Coletivos, igualmente de Florianópolis (fonte: Alessandro Alves da Costa / egonbus).
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- Primeiro micro-ônibus Neobus, de 1997: apesar do belo design, foi produzido por menos de dois anos (fonte: Carlos A. Castilho).
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- Pouco conhecido e de vida curta, o primeiro micro Neobus não chegou a recebeu um nome próprio (fonte: Carlos A. Castilho).
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- Desenho artístico da proposta inicial do micro, que previa vidros colados, solução não adotada na linha de fabricação (desenho: Carlos A. Castilho).
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- Micro Neobus 1997 em chassi Volkswagen (foto: Diego Lip).
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- Mega Evolution/Scania da empresa Rodam Transportes, de Bagé (RS) (foto: Rodrigo Ribeiro).
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- Articulado Mega Evolution sobre chassi Volvo no sistema integrado de Porto Alegre (RS) (foto: Fabiano Zimmer).
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- Mega Evolution sobre Mercedes-Benz OH também operando em Porto Alegre (foto: Rodrigo Buratto).
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- Trólebus Mercedes-Benz/Gevisa com carroceria Mega 2000 no transporte público paulistano (foto: Sérgio Aparecido Lopes / portaldoonibus).
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- O mesmo carro visto pela face oposta (foto: Allen Morrison / tramz).
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- Outro trólebus Neobus da CMTC, com portas à esquerda e nova pintura (foto: Jorge Françozo de Moraes / sptrans).
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- Trólebus Neobus-Gevisa operado em São Paulo (SP), em 2023, pela Viação Eletrosul (foto: Juverci de Melo das Neves / Portal do Ônibus).
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- Mega 2000: atualização do Mega, já sob administração da San Marino.
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- Mega 2000 sobre Mercedes-Benz OF da Empresa de Transportes Viamão, de Viamão (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Mega 2000 do Expresso Rio Guaíba, de Guaíba (RS), também trazendo a pintura padrão da Metroplan, órgão metropolitano de Porto Alegre (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Ônibus semelhante, porém com portas mais largas, pertencente à Viação Barbarense, de Santa Bárbara d'Oeste (SP) (foto: Diego Leão / onibusbrasil).
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- Mega 2000 em chassi VW da empresa Ozelame, de Caxias do Sul (RS) (fonte: Diogo Amorim).
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- Mega 2000 sobre OF da Circular São João, operadore urbana de Camaquã (RS) (foto: Gabriel Morosoli / busologosdosul).
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- Também sobre OF, este Mega 2000 pertenceu ao Expresso Rio de Janeiro, de Niterói (RJ) (foto: Rodrigo Gomes / ciadeonibus).
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- Mega 2000 em chassi Scania F 94 HR na frota da Rodoviária Santa Terezinha, de São José (SC) (fonte: Lineu Prestes de Souza Jr. / egonbus).
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- Exatamente o mesmo carro 454 da Santa Terezinha, apresentado em nova pintura - exemplo precioso de como o uso do preto e a distribuição de cores pode alterar visualmente uma carroceria (foto: Renato de Aguiar / onibusbrasil).
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- Mega 2000 em chassi VW 17.210 OD a seviço da Aeronática Brasileira (foto: Marco Antônio Silva de Góes / onibusbrasil).
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- Chassi Scania F94HB neste Mega 2000 da empresa Rodam, de Bagé (RS) (foto: Jonathan Silva / busologosdosul).
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- Carroceria Mega 2000 para chassis com motor traseiro.
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- Mega 2000 em chassi Mercedes-Benz OH no transporte público de Santiago, Chile (fonte: portal buch).
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- Mega 2000 sobre chassi Mercedes-Benz de motor traseiro a serviço do sistema integrado de Porto Alegre (RS); note a grade, inexistente na carroceria padrão da imagem anterior.
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- Thunder, o primeiro micro-ônibus da Neobus.
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- Micro Thunder em chassi Mercedes-Benz LO-814 do Expresso Sinimbu, de Santa Cruz do Sul (RS) (foto: Fernando S. Sbroglio / busologosdosul).
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- Primeira versão do mini-ônibus Thunder Boy, de 2000, sobre chassi Agrale.
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- Thunder Boy 2002 sobre chassi Volkswagen.
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- Thunder Boy 2002, com mecânica Iveco (por sua demanda, foi adotado diferente estilo na dianteira).
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- Micro Thunder, reestilizado no ano 2000, na versão urbana para serviço de lotação em Porto Alegre (RS).
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- Thunder+, então o maior micro-ônibus do país, sobre chassi Agrale.
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- Publicidade de fevereiro de 2000 para o lançamento do micro Thunder+.
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- Também em chassi Agrale, Thunder+ de propriedade da Pirantur, de São Bernardino (SC) (foto: Rodrigo Augusto Vignaga / egonbus).
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- Ainda sobre chassi Agrale, Thunder+ operando no sistema integrado urbano de Guaíba (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz da carioca Transurb, sevindo à linha entre o Centro do Rio de Janeiro (RJ) e o bairro de Santa Teresa (foto: Luiz Eduardo / ciadeonibus).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz operando no transporte urbano de Mardonado, Uruguai (foto: Carlos Rodriguez / croom).
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- Thunder+ sobre Mercedes-Benz LO-914 da operadora carioca Transportes Barra (foto: Diego Almeida).
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- Thunder+ com chassi Indabra, o primeiro micro-ônibus brasileiro com motor traseiro, aqui na frota da empresa Demais Turismo, de Ribeirão Preto (SP) (foto: Guilherme Rafael).
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- Thunder+ 2003 sobre chassi VW da empresa Bela Vista, de Bayeux (PB): a Neobus também foi o primeiro fabricante brasileiro a disponibilizar carrocerias de micro-ônibus com entrada adiante do eixo dianteiro (foto: Thiago Martins de Souza).
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- Novo Thunder+ em chassi VW 9.160 OD da Debus Turismo, de Guaíra (PR) (foto: Victor Hugo M. N. / onibusbrasil).
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- Thunder+ com mecânica Agrale MA 9.2 operado pela Viação Cidade das Águas, de Dias d'Ávila (BA) (foto: Tiago Cleber / onibusbrasil).
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- O mesmo Agrale anterior em vista ¾ traseira (foto: Rodrigo Vieira / onibusbrasil).
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- Neobus Spectrum, de 2001: foi o primeiro midibus do Brasil.
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- Spectrum em chassi VW da extinta empresa Auto Omnibus Circullare, de Poços de Caldas (MG); à esquerda, um Marcopolo Andare Class em chassi OF (foto: Adamo Bazani / diariodotransporte).
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- Spectrum sobre Mercedes-Benz OF-1418 da Rodoviária A. Matias, operadora urbana do Rio de Janeiro (RJ); a imagem foi tomada em dezembro de 2006 (foto: Pedro Lobo).
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- Outro Spectrum fluminense com mecânica Mercedes-Benz, desta vez em chassi OF-1722, pertencente ao Rápido Macaense, de Macaé (RJ) (foto: Leonardo Branco da Silveira / onibusbrasil).
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- O midi Spectrum na configuração para transporte urbano e chassis de motor traseiro; o ônibus da foto fazia parte de uma série exportada para o Chile.
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- Spectrum em chassi Mercedes-Benz OH, em 2006 no transporte público de Santiago, Chile (foto: Daniel Larenas / chilebuses).
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- Mega com piso baixo, sobre chassi Volvo de motor traseiro, projetado para o sistema integrado de transporte de Santiago, Chile.
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- Mega articulado com mecânica Volvo utilizado no sistema integrado Metrobús, na Cidade do México (foto: Omar J. Ramírez / onibusbrasil).
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- Micro-ônibus Thunder Way VW de 2004.
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- Peça publicitária da Neobus anunciando a rampa de acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, aqui instalada na carroceria Thunder Way.
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- Propaganda para o urbano Mega 2004 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Mega 2004 de primeira geração em chassi Mercedes-Benz OF-1722, operado em Curitiba (PR) pela Auto Viação Redentor (foto: Gustavo Pereira de Souza / onibusbrasil).
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- Já em 2005 o Mega 2004 teve o estilo atualizado; aqui, um exemplar típico do transporte urbano do Rio de Janeiro, com motor dianteiro Mercedes-Benz OF e duas portas estreitas.
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- Da mesma época é este Mercedes-Benz com três portas largas da Viação Santa Clara, de Mafra (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Urbano Mega com três portas e chassi OF-1722 da operadora Metropolitana Transportes e Serviços, de Vila Velha (ES) (foto: Franz Hecher / onibuscapixabas).
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- Urbano Mega do Expresso Rio Guaíba, de Guaíba (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Mega 2008 em chassi OF, adquirido da carioca Nossa Senhora de Lourdes, em 2013, por operadora metropolitana de Campina Grande (PB) (foto: Fábio Gonçalves / onibusparaibanos).
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- Mega-OF da Erig Transportes, atendendo a linhas suburbanas no Rio de Janeiro (RJ) em 2008 (fonte: Marcelo Prazs / ciadeonibus).
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- Mega em chassi OF-1722 operado pela Viação Teresópolis Cavalhada, de Porto Alegre (RS) (foto: Douglas Storgatto / onibusbrasil).
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- Mega sobre OF-1722 com terceiro-eixo operado pelo Expresso Rio Guaíba, de Guaíba (RS) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Mercedes-Benz OF-1722 com carroceria Mega alocado a linhas alimentadoras do sistema integrado de Curitiba (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Outro Mega-OF da mesma série curitibana (foto: Marcos Laska Velozo / datamarcos).
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- Mega 2006 sobre Mercedes-Benz OF-1418 na frota da carioca Transportes Barra (foto: Roberto Marinho de Souza).
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- O mesmo carro em vista posterior (foto: Roberto Marinho de Souza).
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- Mega em chassi Mercedes-Benz OF-1418 da empresa M&R Transportes, de Dias d'Ávila (BA) (foto: Itamar dos Santos / onibusbrasil).
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- Mega 2006 em chassi Volvo B270F na frota da Viação Verdes Mares, de São Francisco do Sul (SC) (foto: Gustavo Campos / sfs-onibus).
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- Mega de 2005 em chassi Mercedes-Benz de piso baixo alocado ao sistema integrado de Porto Alegre (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Neobus Mega 2006 sobre Volvo B290R da operadora Citral, de Taquara (RS) (foto: Pietro Arancibia / onibusbrasil).
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- O mesmo carro da Citral, na ocasião servindo à cidade de Canela (foto: Alexsandro Mercy / onibusbrasil).
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- Mega sobre chassi Agrale, também com piso baixo, atuando em linhas circulares de Porto Alegre (foto: Luciano Roncolato / portalinterbuss).
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- Spectrum Road, de 2005, o primeiro rodoviário da Neobus, aqui sobre chassi Scania de motor traseiro.
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- Rodoviário Spectrum Road 370, com piso semi-elevado, lançado em 2008, aqui sobre chassi Mercedes-Benz.
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- Spectrum Road 370 sobre chassi Volkswagen de três eixos da empresa Montana Turismo, d Curitba (PR) (foto: Egon Rohde / imponibus).
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- Road 370 em chassi Scania K 310 IB como ônibus turístico panorâmico, projetado para o Rio de Janeiro em 2010.
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- O mesmo ônibus, agora operado pela Expressul, prestando serviços turísticos em Balneário Camboriú (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Mega BRS sobre chassi Volvo, com portas à esquerda, para o sistema integrado de Curitiba (PR).Mega BRT sobre chassi Volvo, com portas à esquerda, para o sistema integrado de Curitiba (PR) (fonte: portal inbustransportonibus).
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- O mesmo ônibus em vista lateral traseira.
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- Mega BRS curitibano da mesma série visto pela face oposta (foto: Netto Brandelik / onibusbrasil).
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- Mega BRS sobre chassi Volkswagen na frota da empresa Joaçabense, de Luzerna (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Mega BRS sobre Scania nas cores da Transportes Blanco, de Queimados (RJ); trata-se de pintura virtual, pois a empresa jamais aplicou ônibus pesados no transporte urbano (foto: Roberto Marinho de Souza; montagem: Renato Passos / montagenssobrerodas).
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- Mega BRS operado pelo Expresso Garopaba, de Garopaba (SC) (foto: Alexandre Magno de Oliveira / egonbus).
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- Veículo igual, porém com ar-condicionado e janelas fixas, da operadora Sogal, de Canoas (RS) (foto: Rafael Coelho Pavan / imponibus).
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- Mega BRS com vidros colados da empresa Expresso de Prata, de Bauru (SP) (foto: Marcos Viegas / onibusbrasil).
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- Mega BRS com mecânica Mercedes-Benz no sistema integrado urbano de São Paulo (SP) (foto: Rodrigo Corrêa Graça / onibusbrasil).
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- Mega BRS sobre Scania K 230 IB, em 2016 a serviço do sistema integrado urbano de Porto Velho (RO) (foto: César Castro / onibusbrasil).
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- Um dos Mega BRS com mecânica Scania que compunha a frota em 2012 alocada ao corretor expresso TransCarioca, no Rio de Janeiro (RJ) (foto: Wesley Araujo).
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- Um dos 70 articulados Neobus-Volvo agregados à frota urbana de Manaus (AM) a partir de 2011 (fonte: site fortalbus).
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- Articulado Mega BRT em chassi Volvo da empresa Global Green, também de Manaus; a pintura especial do ônibus divulga o Outubro Rosa e Novembro Azul de 2017, campanhas de pela prevenção de cânceres na mama e de próstata (foto: Higor Luis / onibusbrasil).
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- Dois dos 40 Mega BRT sobre chassi Volvo agregados ao corredor Anhanguera, de Goiânia (GO), em 2014 (fonte: Revista Abrati).
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- Biarticulado Mega BRT, fabricado em 2011 para o sistema integrado de Curitiba (foto: Adamo Bazani).
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- 22 biarticulados Mega BRT no pátio da Neobus, em junho de 2013, prontos para serem enviados para o sistema integrado de Curitiba (PR) (fonte: Revista Abrati).
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- Um dos 22 biarticulados Neobus em chassi Volvo B340M de Curitiba (foto: Sidney Fernando de Caires / onibusbrasil).
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- O veículo da imagem anterior em vista traseira (foto: Reinaldo Penhalves Junior / onibusbrasil).
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- A linha Mega foi grande sucesso de vendas, fato explorado por esta publicidade de 2011 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Apesar de ser o nome escolhido para seus primeiros rodoviários, a Neobus também lançou carrocerias urbanas e intermunicipais identificadas como Spectrum; esta publicidade é de 2007 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Spectrum em chassi Volkswagen 17.230 pertencente à Favi Auto Viação, de Nova Odessa (SP) (foto: Sidnei Machado Strujak / onibusbrasil).
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- Um ônibus com carroceria Spectrum City ilustra esta publicidade de 2008 para o chassi Agrale MA 15 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Spectrum City com mecânica Mercedes-Benz OF-1722 da Viação Barra do Piraí, da cidade fluminense do mesmo nome (fonte: portal onibusalagoas).
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- Spectrum City 2012 sobre Mercedes-Benz OF na absurda configuração de duas portas estreitas junto ao eixo dianteiro, permitida pelas autoridades do transporte urbano do Rio de Janeiro (RJ) em plena segunda década do século XXI (foto: Thiago Sione).
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- Um dos Spectrum City em chassi Mercedes-Benz OF-1418 da frota da Viação Redentor, operadora urbana do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Valter Silva / onibusbrasil).
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- Spectrum City em chassi OF na frota da carioca Viação Saens Peña (fonte: Marcelo Prazs / ciadeonibus).
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- Urbano Spectrum City 2012 sobre Mercedes-Benz OF operando em Niterói (RJ) (foto: Alex de Souza Cornélio).
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- Spectrum City em chassi OF-1418 da Empresa Santa Terezinha, de São João de Meriti (RJ) (foto: Wallace Velloso / onibusbrasil).
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- Spectrum City sobre Mercedes-Benz OF-1418, na versão fretamento, servindo à Pontual Transportes, de Campina Grande (PB) (foto: Diego Rhamon Reis da Silva / onibusbrasil).
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- Spectrum City em chassi curto VW operando no transporte urbano paulistano (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Micro-ônibus Thunder+ da empresa Estrelatur de Joaçaba (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Publicidade da Agrale para seu chassi MA 10.0, aqui apresentado com carroceria Neobus Thunder+ (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Thunder+ em chassi Volkswagen no sistema integrado urbano de São Paulo (SP) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz operado no transporte coletivo urbano pela Viação Nossa Senhora da Penha, de Mesquita (RJ) (foto: Matheus Souza / onibusbrasil).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz da Transportes Futuro, ligando o Centro do Rio de Janeiro (RJ) ao bairro da Barra da Tijuca (foto: Rodrigo dos Santos / onibusbrasil).
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- Carro idêntico, também com porta larga na traseira, pertencente à empresa Transtur Vila Emil, de Nova Iguaçu (RJ) (foto: Cláudio Paz / onibusbrasil).
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- Após a associação com a Navistar, em 2012, alguns micros Neobus Thunder+ passaram a ser comercializados no Brasil com a marca Neostar; na imagem, um veículo operando em Belo Horizonte (MG) (foto: Lucas Leite).
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- Micro Neostar, operado pela empresa Joaçabense, de Luzerna (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Com o New Road N10 380, de 2012, a Neobus buscava ampliar sua fatia do mercado rodoviário; com mecânica Volvo de dois eixos, este carro foi fornecido para a Odi-Tur Transportes, operadora de Serafina Corrêa (RS) (foto: Leonardo Ribeiro / busologosdosul).
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- N10 380 sobre Volvo B420R da CMW Transportes, de Bragança Paulista (SP) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Outro New Road montado sobre o mesmo chassi Volvo B420R, este pertencente ao Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR) (foto: José Augusto de Souza Oliveira / onibusbrasil).
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- N10 380 em chassi Mercedes-Benz O500 RS pertencente à operadora Intersul, de Registro (SP) (foto: Rodrigo Coimbra / onibusbrasil).
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- N10 380 sobre chassi Mercedes-Benz OH de três eixos da Auto Viação Cambuí, de Cambuí (MG) (foto: Marcello Mussi).
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- N10 380 em chassi Scania K 360 IB 6x2 operado pela Auto Viação 1001, de Niterói (RJ) (foto: Felipe Alves / onibusbrasil).
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- Do Expresso de Prata, de Bauru (SP), foi este N10 380 em chassi Scania K 400 IB (foto: Diogo Amorim / onibusbrasil).
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- New Road N10 360.
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- N10 360 em chassi Scania K360IB na frota da Viação Santa Cruz, de Mogi Guaçu (SP) (foto: Diogo Amorim).
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- New Road 360 sobre Mercedes-Benz O500 R da Max Tour Fretamento e Turismo, de Atibaia (SP).
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- N10 360 exportado em 2016 para a operadora mexicana Autobuses de Oriente - ADO.
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- New Road N10 340, para curtas e médias distâncias.
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- N10 340 em chassi Volvo da Citral, de Taquara (RS), operando o serviço executivo para o Aeroporto de Porto Alegre (foto: Rafael Coelho Pavan / imponibus).
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- N10 340 em chassi de motor dianteiro OF-1721 da Auto Viação 1001 (foto: Leandro de Souza Barbosa / onibubusbrasil).
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- Ônibus semelhante, de igual modelo e motor OF idêntico, este pertencente à TREL - Transturismo Rei, de Duque de Caxias (RJ) (foto: Wallace Barcellos / onibusbrasil).
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- N10 340 sobre Iveco 170S28 na frota da Viação Vitali, de Campinas (SP) (foto: José Augusto de Souza Oliveira / onibusbrasil).
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- New Road 380 e 340, expostos lado a lado na FetransRio 2014 (foto: LEXICAR).
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- Parte da linha de modelos Neobus em propaganda de 2014 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- N10 380 na frota da Viação Cometa (foto: Diogo Amorim).
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- New Road N10 DD sobre chassi MAN alemão exportado para a África do Sul (foto: William Rufino / onibusbrasil).
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- N10 HD em chassi Scania, provavelmente para exportação; tanto este modelo quanto o DD anterior parece não terem sido fornecidos ao mercado interno (foto: Jovani Cecchin / onibusbrasil).
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- Dois dos ônibus atrás mostrados reaparecem nesta publicidade de dezembro de 2015.
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- Rodoviários N10 vendidos para empresas de 17 cidades brasileiras e de sete diferentes países da América Latina e África foram listados nesta propaganda de junho de 2013.
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- O sucesso dos novos rodoviários da Neobus fica patente nesta propaganda publicada quatro meses depois, agregando 62% mais empresas ao rol de clientes do modelo.
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- Urbano Mega, ainda em catálogo em 2015, aqui sobre chassi VW de motor traseiro, a serviço da empresa BTU de Salvador (BA).
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- Micro Thunder 2015 sobre chassi Agrale.
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- Thunder/Agrale na configuração Turismo, na frota da empresa de locação Mobi.
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- Spectrum Class 320 sobre chassi Volkswagen, para serviços turísticos e transporte intermunicipal e de curta distância.
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- Urbano Mega Plus sobre chassi VW preparado para a empresa Tinguá, de Nova Iguaçu (RJ) (foto: LEXICAR).
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- Também sobre chassi Volkswagen, este Mega Plus opera no sistema integrado urbano de Joinville (SC) (foto: Diego Lip / egonbus).
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- Mega Plus da Auto Viação Imperatriz, de Santo Amaro da Imperatriz (SC) (foto: Windy Silva dos Santos).
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- Mega Plus em chassi OF 1519 da Viação Barra do Piraí, sediada na cidade fluminense de mesmo nome (foto: Luis Fabio Silva / onibusbrasil).
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- Neobus Mega Plus operando no transporte integrado urbano de Campinas (SP) (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Um dos 12 Mega Plus com três portas em chassi Mercedes-Benz OF-1519 adquiridos em 2014 pela São José Transporte Urbano, de Fortaleza (CE) (foto: Amós Mattos / mobceara).
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- Mega Plus de três portas com mecânica Volkswagen da Viação Canarinho, de Jaraguá do Sul (SC) (foto: Andarilho Carioca / egonbus).
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- Mega Plus com três portas sobre chassi Mercedes-Benz OF-1724, aplicado pela Autotrans no sistema integrado urbano de Uberlândia (MG) (foto: Hernane Gonçalves / onibusbrasil).
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- O mesmo Mega Plus de Uberlândia em vista oposta (foto: Valace Mendes de Souza Neto / onibusbrasil).
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- Mega Plus sobre OF-1721, em 2016 agregado à frota da Viação Vaz, de Santo André (SP) (foto: Adamo Bazani / diariodotransporte).
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- Da empresa Cidade Natureza e montado sobre chassi OF-1519, este era um dos Mega Plus atuando no sistema metropolitano de São Paulo (SP) em 2016 (foto: Rafael da Silva Xarão / onibusbrasil).
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- Mega Plus sobre o novo chassi Iveco, exposto na FetransRio 2014 (foto: LEXICAR).
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- Mega Plus de três portas sobre Volvo B270F, fornecido em 2014 para a VB Transportes e Turismo, de Campinas (SP) (foto: Luciano Roncolato / ocdholding).
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- O mesmo carro, em vista 3/4 posterior (foto: Luciano Roncolato / ocdholding).
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- Outro Mega Bus em chassi Volvo B270F, este na frota da empresa Barramar, de Salvador (BA) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusalagoas).
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- Mega Plus sobre Mercedes-Benz OH-1621 L do Expresso Garcia, de Niterói (RJ), atendendo à linha intermunicipal para o Centro do Rio de Janeiro (foto: Bruno Mendonça / onibusbrasil).
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- O mesmo ônibus em vista posterior (foto: Yaan Medeiros / onibusbrasil).
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- Um dos quatro Flecha de Prata LXV construídos em 2013 para a Viação Cometa.
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- Flecha de Prata LXV em vista ¾ traseira.
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- Chassi biarticulado Scania de motor dianteiro com carroceria Neobus Mega BRT - conjunto utilizado como veículo de demonstração pelos fabricantes (foto: Rodrigo Sanger / onibusbrasil).
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- Mega BRT sobre chassi biarticulado Scania de motor dianteiro em testes na Cidade do México em 2014 (foto: José Ricardo Gómez González).
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- Biarticulado Neobus-Scania exposto no México, em setembro de 2016, na 7ma Expo Conexión Transporte (foto: Tony Reyes).
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- Mega BRT de entrada baixa com a nova frente introduzida no final de 2015.
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- Mega BRT articulado 2016 destinado ao Rio de Janeiro (RJ).
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- Mega BRT articulado 2016.
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- Um dos articulados Mega BRT com portas à esquerda e chassi Mercedes-Benz vendidos para o México, exposto em 2018 no 10o Congreso Internacional de Transporte, na capital mexicana (fonte: portal autobusesurbanosmx).
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- Novo Thunder+, do final de 2015 (foto: Ricardo Patrick / onibusbrasil).
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- Thunder+.
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- Thunder+ VW na versão Fretamento operado pela empresa Imbuiense, de Imbuia (SC) (foto: Guilherme Alisson / egonbus).
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- Novo Thunder+ em chassi Mercedes-Benz LO-916 na frota da Viação Cascatinha, de Petrópolis (RJ) (foto: Zé Ricardo Reis / onibusbrasil).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz operando no transporte urbano de Temuco, Chile (foto: Sergio Arteaga / tatobuses).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz no transporte público carioca (foto: Andarilho Carioca / imponibus).
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- Thunder+ em chassi Mercedes-Benz LO-916 destinado à empresa Rouxinol, de Contagem (MG), no final da linha de montagem da Neobus (fonte: portal onibusbrasil).
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- Utilizando o mesmo chassi LO-916, este Thunder+ compunha a frota da Empresa de Ônibus e Turismo Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: Alex Bernardes / onibusbrasil).
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- Uma das 64 unidades de micros escolares Thunder Way fornecidos em 2106 para o Estado do Maranhão através do programa federal Caminho da Escola; o chassi é Volkswagen.
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- O mesmo modelo, em chassi mais curto e versão com elevador para usuários com dificuldades de locomoção (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Neobus Mega TR, lançamento 2018 da Polomex - subsidiária mexicana da Marcopolo; a configuração com motor externo é tradicional em muitos países latino-americanos (foto: Omar J. Ramírez / onibusbrasil).
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- Urbano New Mega, lançado em 2018 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Neobus New Mega.
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- No final de 2018 o modelo New Mega chegou ao serviço urbano de São Paulo (SP); com 9,75 m e 25 lugares sentados, o padrão da cidade exigiu três portas, elevador, ar condicionado, vidros colados e poltronas com encosto alto e tomadas USB.
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- No ano seguinte a Neobus agregou o "padrão paulistano" a carrocerias mais longas e passou a oferece-las a outros mercados.
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- Spectrum 325, também lançamento de 2018.
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- Spectrum 325 no stand da Neobus na feira Transpúblico 2018 (foto: Marco Antônio Silva de Góes / onibusbrasil).
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- Spectrum 325 sobre VW 17.230 OD da Cattani Sul Transportes e Turismo, de Pato Branco (PR), em fotografia oficial da Neobus (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Um dos primeiros Thunder Way em chassi VW, de uma encomenda de 500, entregues ao Ministério do Desenvolvimento Social no final de 2018.
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- Em 2019 a Marinha do Brasil adquiriu da Neobus 40 ônibus New Mega de 12,5 metros, equipados com ar-condicionado; todos traziam chassis Iveco 170S28.
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- New Mega em chassi OF-1724 da Viação Santo Ângelo, de Colombo (PR), operando no sistema integrado metropolitano de Curitiba (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- New Mega sobre OF-1519 na frota da empresa Transportes Urbanos São Miguel, de Ilhéus (BA) (foto: Bruno Samuel / onibusbrasil).
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- New Mega em chassi Mercedes-Benz OF-1721 fornecido à empresa Transportes Santo Antônio, de Duque de Caxias (RJ) (foto: William Rufino / onibusbrasil).
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- O mesmo carro em vista posterior, fotografado no Paraná, a caminho de Duque de Caxias (foto: William Rufino / onibusbrasil).
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- Carroceria escolar Thunder-Midi em chassi VW 15.190: 2.500 serão destinados, a partir do final de 2021, ao programa Caminho da Escola.
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- Micro Thunder, um dos dois únicos modelos Neobus ainda em linha em 2023.