NANICO |
Minicarro urbano criado em 2012 por Caio Strumiello, desde a década de 90 proprietário da Caio STR Customs, oficina de lanternagem, pintura, restauração e tuning em São Paulo (SP).
De construção totalmente artesanal, o primeiro Nanico utilizou como base o chassi de um quadriciclo usado, sobre o qual foi sendo montada a carroceria de dois lugares, composta de painéis planos (porém flexíveis) de plástico reforçado com fibra de vidro, unidos um a um, conformando as laterais, teto, dianteira e traseira. Após concluído o corpo, as laterais foram recortadas para receber as portas, foram instalados para-brisas, faróis e lanternas e concluído o espartano acabamento interno; as janelas laterais não receberam qualquer fechamento. As rodas originais foram substituídas por outras de 13″. O trabalho resultou num carrinho com o exíguo comprimento de 1,80 m.
A partir desta primeira experiência Caio decidiu continuar reproduzindo o Nanico, sempre de forma artesanal, porém já então utilizando chassis tubulares próprios e conjuntos motor-caixa oriundos de motonetas Honda ou Suzuki (125 cm3, 12 cv e câmbio sequencial sem marcha a ré).
Embora a maior parte dos novos carrinhos acompanhasse o estilo do Nanico original, três outros modelos foram desenvolvidos: um conversível; outro ainda mais curto, em 2014, com somente 1,30 m de comprimento; e um terceiro, já em 2015, com janelas laterais menores e menos devassadas.
No final de 2014, quando cerca de 15 carros já haviam sido concluídos, o projeto despertou o interesse de um investidor que, associando-se a Caio, propunha a ampliação da oferta de versões e sua produção em série em fábrica própria. Além do Nanico a gasolina, seriam disponibilizados um modelo a GNV e um elétrico, equipado com baterias e motor de 7,5 kW importados da China. Dotado de painel solar no teto, teria autonomia de 80 km.
Em julho de 2015, a despeito das muitas indefinições que ainda cercavam o empreendimento – inclusive com relação ao licenciamento do veículo -, anunciou-se à imprensa a instalação de planta industrial em São Gonçalo do Amarante (CE), com capacidade para 500 carros/mês e início de produção estimado para o primeiro semestre de 2016. O investimento totalizaria R$ 8 milhões.
<caiostrcustoms.blogspot.com.br> <nanicocar.com.br>