MX
|
Buggy fabricado entre meados dos anos 80 e o início da década seguinte, em Fortaleza (CE), por Manuel Xavier, empresário do ramo de revenda de automóveis (daí o nome MX).
Sua primeira versão, inspirada no buggy carioca Baby, tinha suaves superfícies curvas, acentuadas na dianteira pelo leve recuo da extremidade dos para-lamas. Em 1990 foi criado o modelo MX Super, com dianteira de linhas bem vincadas, seguindo o estilo do Fyber, porém com as dimensões do best-seller nordestino Selvagem. Faróis retangulares, largas lanternas traseiras, santantônio duplo e toldo de fibra de vidro permaneceram os mesmos. Também o estilo da traseira se manteve, sendo apenas ampliadas as dimensões da tampa do motor, recuada a virola no alto dos para-lamas e adicionada pequena saia com borda inferior curva.
Apesar de cearense, o MX teve em Pernambuco um de seus maiores mercados. Foi o primeiro e único buggy do Ceará a ter patenteado o projeto do chassi tubular.
[LEXICAR agradece a fundamental contribuição de Nill Araújo, esclarecendo pontos importantes sobre a história da MX.]
- MX 1988, de Aracaju (SE), à venda pela rede, em 2010 (fonte: site carro24).
- Buggy MX em sua primeira versão (fonte: Nill Araújo).
- MX Super - um exemplar de Salvador (BA) à venda pela internet em 2009.
- Buggy MX Super de Balsas (MA); a gaiola de proteção do motor não era originalmente cromada (fonte: site planetabuggy).
- MX Super (fonte: Nill Araújo).
- MX Super (fonte: Nill Araújo).
- Chassi tubular do buggy MX, conforme desenho patenteado junto ao INPI em novembro de 1985 (fonte: Nill Araújo).