> MUFFATÃO

MUFFATÃO | galeria

Carro de competição construído no início da década de 80 pelo piloto paranaense Pedro Muffato, assíduo participante de provas sul-americanas de Fórmula 2. Insatisfeito com a indisponibilidades de carros para a F2 brasileira, que ainda utilizava monopostos da antiga Fórmula VW 1600 (sucessora da Super Vê) com alguma preparação adicional, Pedro decidiu criar seu próprio modelo.

Inspirado no chassi Berta Mk2 e com apoio da Berta argentina, para onde enviou seus mecânicos para um estágio de 45 dias, em seis meses concluiu o monoposto M1, que acabaria conhecido como Muffatão.

Construído em Cascavel (PR), o carro estreou em 1981 em prova na própria cidade, largando em quinto lugar e imediatamente assumindo a liderança, que manteve até o final da corrida. Apesar do abandono a uma volta da final, causado por um problema técnico banal, chamou atenção pelo desempenho e, no mesmo dia, teve diversos exemplares encomendados.

O primeiro deles, adquirido pelo piloto gaúcho Francisco Feoli, venceu no final do ano a última prova do campeonato brasileiro, disputada no Autódromo Internacional de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Já em 1982, tendo Ronaldo Ely aovolante, outro Muffatão foi campeão brasileiro de F2. O carro foi o modelo dominante na F2 brasileira até 1986, quando a categoria foi extinta. Também foi marcante sua participação nos Campeonatos Sul-Americanos.

Em quatro anos, 34 monopostos forma construídos.

.

[LEXICAR agradece a Daniel Vieceli pelas informações iniciais para a construção desta página.]





GmailFacebookTwitter