MOTOR TRAILER
|
Um dos mais antigos fabricantes brasileiros de trailers e motor-homes, a Motor Trailer do Brasil Ltda., de Pirassununga (SP), é sucessora da Brasbrit Indústria e Comércio de Trailer Ltda., fundada em 1972, da qual herdou a tecnologia inglesa Rosin Caravan, até hoje utilizada na fabricação de seus veículos. Quando assumiu a nova razão social em 1980, a empresa já dispunha de grande variedade de modelos para lazer e uso comercial (lanchonete, escritório e atendimento médico-odontológico, por exemplo). As motor-casas eram usualmente construídas a partir de ônibus e micro-ônibus. Estes tinham as carrocerias adaptadas ao novo uso (sem entretanto sofrerem alterações estéticas de monta), desde o início podendo ser equipadas com o que de mais moderno existia em conforto doméstico: ar condicionado, aquecimento central, sistema de som, TV a cores, micro-ondas, fogão com exaustor, geladeira e freezer, máquinas de lavar roupa e louças, banheiro com box e sanitário importado.
Em 2007 a Motor Trailer desenvolveu uma linha de carrocerias tipo camper para picapes médias e pesadas (fixadas à caçamba do veículo, podiam ser facilmente removidas quando fora de uso). Além destes, sua linha de fabricação compreendia trailers de uso turístico, comercial e para a prestação de serviços e motor-homes das Classes A (em ônibus), B (microônibus e furgões) e C (sobre chassi-cabine, linha MTB S nos modelos 690 S, 770 S, 780 S e 850 S), com arranjos internos e seleção de equipamentos personalizados (novas versões foram agregadas à gama S nos anos seguintes: 650 S, 810 S e 880 S). A empresa também fornecia veículos especiais para trabalho ou lazer.
Em 2015 foi lançada a linha Bruta, montada sobre veículos pesados 4×4, própria para expedições e viagens de exploração e longa duração. Como base foi escolhido o caminhão Mercedes-Benz Atego 1726, que deu nome ao motor-home: MTB 1726 4×4 (MTB de Motor Trailer Bruta). Com capacidade para seis pessoas, o veículo conta com dois aparelhos de ar condicionado, três TVs de led, som ambiente, painel solar, moto-gerador de 12 kVA e três reservatórios (para 390 l de água limpa, 120 l de água servida e 120 l de detritos), além dos usuais itens de conforto encontrados nos demais modelos.
No ano seguinte chegou a linha MTBX, unidades menores sobre chassi-cabine (classe C) para apenas duas pessoas, com comunicação entre cabine e salão. Apresentada em quatro versões de menor custo (580X, 620X, 720X e 725X – correspondendo ao comprimento total, em decímetros), possuía menor quantidade de equipamentos de série do que os modelos maiores. Em 2018 o modelo 620X foi substituído pelo 650X, com as mesmas dimensões externas, porém com novo lay-out, mais conforto e maior espaço interno.
As carrocerias Motor Trailer têm estrutura e revestimento externo e interno de alumínio, chapas do teto sem emendas, isolamento termo-acústico em poliuretano injetado e banheiro monobloco. Os trailers têm chassi zincado a fogo com freios inerciais a disco em todas as rodas. Todos os veículos são fabricados sob encomenda. A produção média anual da empresa gira em torno de 80 unidades (90% são trailers para uso comercial), contra mais de 300 nos anos 80, auge da prática do campismo no Brasil.
A Motor Trailer é também revendedora de quatro marcas de motor-homes importadas dos EUA.
<motortrailer.com.br>
- Motor-homes da Motor Trailer fabricado em 1984, utilizando como base um micro-ônibus Marcopolo Junior.
- Motor Trailer 1984 construído a partir de um monobloco Mercedes-Benz.
- Beija-flor, o menor dos muitos trailers fabricados pela Motor Trailer na década de 80.
- Albatroz, o maior modelo rebocado da linha Motor Trailer.
- Furgão Invel transformado em motor-home pela Motor Trailer (fonte: portal macamp).
- Motor-home de 1997 utilizando carroceria Marcopolo Viaggio.
- Modelo Classe C, sobre chassi-cabine Mercedes-Benz Sprinter 1998, com garagem para motocicleta.
- Motor-home classe C sobre Iveco Daily 2000.
- Motor-home MTB 1070, de 2006, com slide-out (lateral extensível) em carroceria Marcopolo Paradiso.
- Motor-home de 2007 sobre chassi-cabine Sprinter.
- Camper sobre picape Chevrolet S-10.
- Camper sobre S-10 cabine dupla.
- Uma encomenda especial recentemente atendidas pela Motor Trailer: laboratório móvel montado em micro-ônibus Marcopolo Senior para a empresa de autopeças Magnetti Marelli.
- Motor-home sobre um antigo protótipo 6x6 da Engesa.
- Caminhão semipesado Mercedes-Benz com tração 4x4 recentemente transformado em motor-home pela Motor Trailer.
- Ford Transit com tração integral da Território 4x4, transformado pela Motor Trailer em motor-home para servir à equipe esportiva da própria Território.
- Motor-casa MTB 690S - Classe C sobre chassi-cabine Iveco Daily.
- A família de motor-homes Classe B (na década de 2010 simplesmente denominada "Furgões Motor Home") pode equipar veículos de quatro fabricantes: Iveco Daily (na foto), Renault Master, Ford Transit e Mercedes-Benz Sprinter.
- Furgão Motor Home Iveco Daily.
- Furgão Motor Home Renault Master.
- Furgão Motor Home Ford Transit.
- Motor-home MTB 1726 4x4, lançamento de 2015.
- Ônibus Marcopolo Viaggio 1050 sobre chassi Mercedes-Benz O 500, em 2016 totalmente equipado como motorhome: além de suíte, quatro beliches, banheiro e cozinha no interior, parte de seus amplos bagageiros acolheram outra cozinha completa, com acesso externo, além de lavadora-secadora de roupas.
- Motor-home 580X, da nova família MTBX, para dois passageiros, lançada em agosto de 2016.
- Motor Trailer 720X.
- Motor Trailer MTB 550S, construído sobre chassi-cabine Iveco Daily, modelo de 2017.
- MTB 780S sobre Mercedes-Benz Sprinter.
- Versão de maior capacidade MTB 850S, sobre chassi-cabine Daily.
- Motor Trailer MTB 650X sobre chassi-cabine Iveco Daily, versão lançada no final de 2018.
- Motor-home construído sobre caminhão Scania P250, no início de 2020, por encomenda do casal paulista de engenheiros Públio Rodrigues e Sílvia Maria Botacini.
- MTB 670X e 880S (à direita) - dois motor-homes Motor Trailer expostos em novembro de 2024 na 8a Expo Motorhome, em São José dos Pinhais (PR) (foto: Felipe Rodrigues).