MOTOCAR |
Empresa fabricante de triciclos comerciais criada em Manaus (AM), em 2009. De razão social Motocargo Indústria e Comércio de Triciclos Ltda., seus primeiros veículos foram lançados dois anos depois, no Salão Duas Rodas de 2011 – um modelo para passageiros e dois para carga.
Montados em um galpão da empresa de logística Di Gregorio (principal acionista da Motocar), em 2014 já alcançavam a produção de 300 unidades por mês, com índice de nacionalização, segundo o fabricante, “em torno de 70%” – embora tivessem seus principais órgãos mecânicos importados da China, Coréia e América Latina. Cerca de 1.500 veículos teriam sido fabricados até o início de 2014, quando o triciclo foi enfim homologado pelo Denatran.
Os três modelos disponíveis são os seguintes: picape MCA-200 e furgão isotérmico MCF-200, com 350 kg de capacidade de carga (2,25 m3 no furgão), motor monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a ar de 200 cm3, câmbio de cinco marchas mais ré, transmissão por eixo cardã, partida com pedal e direção por guidão; e MTX-150, para dois passageiros e 25 kg de bagagens, com motor de 150 cm3, tração por correntes na roda traseira esquerda, freio a disco na frente e a tambor atrás e cobertura de lona (não há marcha a ré). Todos eles possuem para-brisa de vidro laminado (limpador nos modelos de carga), freio de mão, pisca-alerta e extintor de incêndio; o triciclo de passageiros vem com cintos de segurança.
Cerca de 80% da demanda vem sendo pelos modelos de carga. A empresa planeja investir R$ 50 milhões na construção de instalações próprias (ainda em Manaus) com capacidade para 40 mil unidades/ano.
<triciclosmotocar.com.br>