MONARCA |
Oficina de mecânica e lanternagem criada em 1954 no bairro do Bexiga, em São Paulo (SP), pelo italiano Oliviero Monarca, imigrado um ano antes de sua cidade natal Assisi. No estabelecimento, de nome Carrocerias Monarca Ltda., Oliviero e seu irmão Mario passaram a construir carrocerias de automóveis sob encomenda, todas diferentes entre si, com estilo, características técnicas e detalhes de acabamento exclusivos. Ao gosto do cliente, as criações da dupla oscilavam entre linhas puras, emulando carros esportivos europeus, e carrocerias carregadas de cromados e formas futuristas, beirando o mau gosto.
Dois carros podem caracterizar a primeira categoria: o spider construído sobre chassi francês Simca para o piloto Celso Lara Barberis, que então iniciava sua carreira de sucesso, e o Porsche, também de dois lugares, com o qual Oliviero ganhou o prêmio de originalidade na Exposição do IV Centenário de São Paulo. Apesar destes, e de mais um ou dois mini-carros sem portas e com motor estacionário, a produção da oficina se concentrou nos modelos mais extravagantes, geralmente tomando grandes automóveis norte-americanos como base.
A construção era artesanal, as formas da carroceria obtidas em arame e cada chapa moldada a martelo. Foi na Monarca, onde foi trabalhar em 1954, que Toni Bianco, aos 23 anos de idade, aprendeu a construir automóveis. Acredita-se que a oficina tenha produzido mais de duas dezenas de carros exclusivos.