MONARCA
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Oficina de mecânica e lanternagem criada em 1954 no bairro do Bexiga, em São Paulo (SP), pelo italiano Oliviero Monarca, imigrado um ano antes de sua cidade natal Assisi. No estabelecimento, de nome Carrocerias Monarca Ltda., Oliviero e seu irmão Mario passaram a construir carrocerias de automóveis sob encomenda, todas diferentes entre si, com estilo, características técnicas e detalhes de acabamento exclusivos. Ao gosto do cliente, as criações da dupla oscilavam entre linhas puras, emulando carros esportivos europeus, e carrocerias carregadas de cromados e formas futuristas, beirando o mau gosto.
Dois carros podem caracterizar a primeira categoria: o spider construído sobre chassi francês Simca para o piloto Celso Lara Barberis, que então iniciava sua carreira de sucesso, e o Porsche, também de dois lugares, com o qual Oliviero ganhou o prêmio de originalidade na Exposição do IV Centenário de São Paulo. Apesar destes, e de mais um ou dois mini-carros sem portas e com motor estacionário, a produção da oficina se concentrou nos modelos mais extravagantes, geralmente tomando grandes automóveis norte-americanos como base.
A construção era artesanal, as formas da carroceria obtidas em arame e cada chapa moldada a martelo. Foi na Monarca, onde foi trabalhar em 1954, que Toni Bianco, aos 23 anos de idade, aprendeu a construir automóveis. Acredita-se que a oficina tenha produzido mais de duas dezenas de carros exclusivos.
- Minicarro com carroceria de alumínio e motor estacionário, de 1954, uma das primeiras criações da oficina Monarca.
- Mais um minicarro Monarca, aqui sendo testado pelo presidente Juscelino Kubitschek.
- Simca Sport, construído em 1954 para o piloto Celso Lara Barberis; nele teve participação Toni Bianco (fonte: Revista de Automóveis).
- Celso Lara Barberis ao volante de seu Monarca (fonte: portal bandeiraquadriculada).
- Porsche Spider Monarca: ganhou prêmio de originalidade na Exposição do IV Centenário de SP (fonte: Revista de Automóveis).
- O elegante Porsche Spider Monarca.
- Mais de meio século depois, bastante descaracterizado, o "Porsche Monarca" foi resgatado e restaurado; a imagem mostra sua reestreia pública na mostra Clássicos do Brasil, em janeiro de 2015, em São Paulo (fonte: site autorealidade).
- A maioria das carrocerias de Oliviero Monarca vinha carregada de cromados, como este Ford cupê 1955 (fonte: Revista de Automóveis).
- Conversível Monarca em chassi Fiat (fonte: Jason Vogel).
- Lancia em duas cores e com acabamento de luxo, também de 1955; ao fundo, um Fiat conversível (fonte: Revista de Automóveis).
- Grande sedã Cadillac sendo transformado em 1955 na oficina Monarca (fonte: Revista de Automóveis).
- As criações de Oliviero tinham origem em esboços futuristas como este, para um Jaguar XK, chamado El Puma (fonte: Revista de Automóveis).