MODÊLO
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Fabricante de carrocerias de Marília (SP), de nome Carrocerias Modêlo Ltda.. Atuante nas décadas de 40 e 50, percorreu o mesmo caminho de todas as principais indústrias do setor, iniciando artesanalmente a construção de carrocerias abertas, ainda nos anos 30, e evoluindo em meados dos 50 para estruturas metálicas e veículos do tipo coach, com motor integrado ao salão. Firma de alcance regional, abrangendo o centro-sul de São Paulo e com importante presença no norte do Paraná, de sua produção pouco se sabia até recentemente, quando Silvino Bittencourt postou na internet grande número de fotografias dos veículos por ela construídos, coleção hoje de posse da Comissão de Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília. Divulgadas em julho de 2014, além da insuspeita variedade de modelos, as imagens mostram um nível de produção inesperadamente grande para uma marca tão pouco conhecida.
Criada na década de 30 por Alfredo Gonçalves, a Modêlo tinha como objetivo inicial a fabricação de máquinas para catação de café, principal produto agrícola de São Paulo na época, logo passando a produzir carrocerias de caminhão e, por extensão, também carrocerias de madeira para ônibus. Teriam sido de sua criação as primeiras jardineiras a circularem na região. A empresa operou até o início da década de 60.
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- Fábrica da Carrosserias Modêlo em Marília (SP).
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- Ford 1936 com carroceria de madeira tipo "jardineira" fazendo a ligação Graça-Cafelândia, no meio-oeste do estado de São Paulo; Alfredo Gonçalves, fundador da Modêlo, teria construído a carroceria dos primeiros veículos a operarem na região.
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- Chevrolet 1939 com carroceria Modêlo operando a ligação rodoviária entre Marília e Lins (SP).
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- Carroceria para transporte rodoviário de longa distância sobre Ford 1938-39; esta foto, como a maioria a seguir, foi tomada diante do prédio da fábrica.
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- Carroceria Modêlo sobre chassi Ford COE 1938-39 praticando a ligação Quintana-Pompéia (SP).
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- Ford 1940-41 operando a linha Marília-Bastos, via Oriente, Pompéia, Quintana, Santana e Tupã (SP).
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- Com carroceria levemente diferente este Ford do mesmo ano ligava Marília a Canaã (SP).
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- Mesmo modelo e chassi semelhante operando ligações rodoviárias no norte do Paraná.
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- Chevrolet 1941-46 com carroceria Modêlo operando a linha Birigui-Chácara Jangada, via Bilac, no Oeste do Estado de São Paulo (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- O mesmo modelo Chevrolet, este da empresa Cambará, operando a linha entre Cambará (PR) e Ourinhos (SP).
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- O mesmo ônibus sob outro ângulo; note que nenhuma das carrocerias da época contava com janelas de vidro, e sim com toldos de lona, como nos bondes.
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- Chassi longo com carroceria rodoviária Modêlo servindo à região de Piracicaba (SP).
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- Na primeira metade da década de 40 a Modêlo alterou as linhas frontais de suas carrocerias, substituindo as vigias laterais aos para-brisas por janelas defletoras, a um só tempo melhorando a ventilação interna e tornando menos abrupto o alargamento da carroceria; o ônibus da foto, um Ford 1939, operava entre Tupã e Regente Feijó (SP).
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- Ford 1941 na ligação rodoviária entre Marília (SP) e Londrina (PR).
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- International 1941-42 e Ford 1938-39 atuando na região de Presidente Prudente, no oeste de São Paulo.
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- Chevrolet 1942 operando a linha Tupã-Oswaldo Cruz (SP); esta foi a primeira carroceria Modêlo a contar com estofamento de couro.
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- Extemporânea carroceria tipo "jardineira" montada sobre caminhão Dodge 1948; o veículo fazia o trajeto Lucélia-Adamantina (SP).
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- Studebaker 1941-48 chassi-curto com carroceria rodoviária; operava a linha Ourinhos-Assis (SP).
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- Ford 1942-47 diante da fábrica Modêlo, já agora exclusivamente dedicada à fabricação de carrocerias e com chamativo letreiro na fachada; o veículo foi fabricado para a empresa Vergilio & Hase, de Assaí (PR).
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- Dodge 1947, alocado à ligação entre São José do Rio Preto e a atual Votuporanga (SP).
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- O mesmo ônibus, visto de ré.
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- Ford 1948 da empresa Santa Terezinha, de Rio Bom (PR).
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- Lotação Chevrolet 1948 preparado para operar a linha rodoviária Sertanópolis-Florestópolis, no norte do Paraná.
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- Dodge 1948 da empresa Andorinha, de Presidente Prudente (SP).
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- Chevrolet 1948-50 da Viação Nova Paulista, de Pacaembu (SP).
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- Rodoviário Ford 1940-41 da empresa Princesa do Norte, de Santo Antônio da Platina (PR).
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- Ford 1948-50 da Andorinha; por volta de 1950 a Modêlo alterou mais uma vez a configuração dos para-brisas de seus ônibus, eliminando as colunas que os separavam das vigias laterais, copiando o bem-resolvido estilo então utilizado pela Grassi.
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- A Modêlo teve importante presença na frota norte-paranaense, na passagem entre as décadas de 40 e 50: este Ford 1948-50 pertenceu à Vergilio & Hase, de Assaí.
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- Este Ford Köln alemão da Princesa do Norte foi é raro exemplo de chassi europeu na produção da Modêlo.
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- Ford 1948-50 chassi-curto da empresa Santa Terezinha alocado à linha Jandaia do Sul-Marumbi (PR).
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- Ford 1948-50 com chassi curto da também paranaense Princesa do Norte; note o novo formato das bandeiras sobre as janelas laterais, que logo seriam adotadas em todos os modelos.
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- Ford 1950 na linha Lins-Marília (SP); os para-brisas mudaram mais uma vez, agora definitivamente abandonando as vigias laterais; as bandeiras ainda são as antigas.
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- Mais um Ford 1950; com chassi longo, pertenceu à Vergilio & Hase, de Assaí (PR).
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- Um dos primeiros modelos "coach" da Modêlo: sobre chassi Ford, foi vendido para a empresa Andorinha.
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- Um dos primeiros modelos "coach" da Modêlo: sobre chassi Ford, foi vendido para a empresa Andorinha.
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- Pequeno rodoviário Ford 1951 ou 1952 da empresa Expresso Pássaro Azul, alocado às linhas de longa distância entre o norte do Paraná e Curitiba.
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- O mesmo modelo, pela traseira.
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- Ford 1952 com chassi longo na ligação Lins-Marília (SP).
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- Ônibus com motor integrado ao salão, provavelmente sobre chassi Ford, da extinta empresa Moreno & Gimenes, de Maringá (PR).
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- Ford 1951-52 operando em Marília (SP).
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- Ford 1955 da Empresa Rodoviária S. José Manoel Carreira & Filhos Ltda., de Rolândia (PR).
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- Caso raro de carroceria Modêlo vendida para fora dos estados de São Paulo ou Paraná, este ônibus da primeira metade da década de 50 foi alocado à frota da Viação Sul Fluminense, de Volta redonda (RJ).
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- Ônibus operando a linha São José do Rio Preto-Tupã; o chassi, de marca desconhecida, tinha balanço dianteiro inesperadamente longo.
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- Este chassi pesado Ford, de Ourinhos (SP), recebeu uma das primeiras carrocerias Modêlo com para-brisas panorâmicos e janelas duplas com colunas inclinadas.
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- Também de Ourinhos era este ônibus com comando avançado sobre chassi pesado Ford.
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- "Coach" sobre chassi leve Ford da empresa de Manoel Carreira & Filhos, de Rolândia (PR).
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- O mesmo ônibus, fotografado pela traseira.
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- Da segunda metade da década de 50 foi este modelo de linhas futuristas; sobre chassi Ford, pertencia à mesma operadora de Rolândia.
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- Totalmente revestido com chapas de alumínio frisadas, este ônibus operava na região de Marília (SP).
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- Seguindo o mesmo estilo, porém montado sobre chassi pesado FNM, este ônibus de 1959 compunha a frota da empresa S. José Manoel Carreira & Filhos Ltda., de Rolândia (PR).
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- Ônibus rodoviário sobre chassi FNM da empresa São Bento, de Nova Esperança (PR).
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- Rodoviário sobre chassi Mercedes-Benz LP da empresa Andorinha, de Presidente Prudente (SP).
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- O mesmo rodoviário LP da Andorinha.
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- Provavelmente de 1960 era este rodoviário LP da Auto Viação Brasília.
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- A Modêlo alcançou o melhor de seu estilo em suas últimas criações, já entrando na década de 60, como mostra este LP de Arapongas (PR).
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- Rodoviário sobre chassi pesado Mercedes-Benz LP-331 da antiga Empresa Brasília, que operava ligações para Dourados (hoje MS).
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- Vista traseira do rodoviário 331.
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- Este imponente FNM rodoviário foi um dos últimos produtos da Carrosserias Modêlo.