MIRAGE (ii)
|
Automóvel conversível 2+2 fabricado em pequena quantidade no Rio de Janeiro (RJ), a partir de 1982, pelo especialista em mecânica aeronáutica Jorge Ferreira da Silva. Ainda que tenha-se inspirado, em linhas gerais, no Mercedes-Benz 280 SL, seu criador não pretendia copiá-lo, o que fica evidenciado pelo estilo pessoal da dianteira e traseira, onde utilizou faróis do Fiat 147 e lanternas do Ford Corcel II. Para o protótipo – apresentado como cupê – foi aproveitada a mecânica Chevrolet Opala, com quatro cilindros e tração traseira, mas a versão definitiva saiu com tração dianteira, motor transversal e caixa de quatro ou cinco marchas do Monza; também ganhou opção de teto rígido removível. De forma a garantir o bem cuidado acabamento e a exclusividade do carro, era intenção do fabricante construir somente quatro carros por ano.
- Mirage cupê, construído em 1979: com tração traseira e mecânica Opala, foi o antecessor do conversível; a raridade pertence a Israel L. Rosa, de Caxias do Sul (RS), autor da fotografia.
- Conversível Mirage, construído no Rio de Janeiro em 1982 (fonte: Motor3).
- Conversível Mirage (fonte: Motor3).