MINELLI |
Construtor paulista de carros de competição, a primeira criação de José Minelli foi um protótipo concluído em 1971 para provas da divisão 4, categoria até 2 litros, conhecido como Milli-VW. Parcialmente equipado com mecânica Volkswagen (suspensão dianteira e motor com cilindrada aumentada para 1.900 cm3), tinha câmbio Hewland de quatro marchas, suspensão traseira independente e freios a disco nas quatro rodas. Montado sobre chassi tubular, curiosamente tinha partes da carroceria (de fibra de vidro) feitas com madeira compensada, moldada segundo a técnica utilizada em embarcações. Estreou nas 12 Horas de Interlagos de 1971 porém abandonou por quebra. Não mostrou bons resultados nas pistas.
Atuação muito mais bem sucedida teve com a construção de carros para provas de Fórmula Vê a partir de 1976, ano em que a categoria renasceu ao ser oficialmente apoiada pela Volkswagen como fórmula de entrada, para iniciantes. Utilizando mecânica VW 1300 pouco alterada, como mandava o regulamento, seus monopostos venceram por duas vezes o campeonato nacional (1977 e 78), tendo o piloto Élcio Pellegrini ao volante.
Proprietário da Minelli Racing Car, criada em 1990, José Minelli está até hoje ativo, atuando como consultor e eventualmente construtor. Dentre suas criações há chassis para Fórmula Ford e até gaiolas para provas de velocidade em pistas de terra. Em 2005 construiu para dois pilotos brasilienses um spyder para provas de resistência, com chassi tubular de liga de molibdênio, suspensão independente (molas helicoidais e amortecedores dianteiros em posição horizontal), freios a disco nas quatro rodas, câmbio Hewland e motor Alfa Romeo V6, preparado para 280 cv. Mais recentemente, ao lado de Antônio Ferreirinha (Heve), apoiou como consultor o desenvolvimento do monoposto Fórmula Vee Brasil, tentativa de criação de uma categoria de baixo custo que reflita o sucesso da Fórmula Vê de décadas passadas.
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