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MILETO | galeria

Uma das muitas empresas surgidas no país em anos recentes no rastro da busca mundial pelo carro elétrico, a Mileto Tech Motors foi fundada em 2022 pelos irmãos Felipe e Alexandre de Oliveira, respectivamente oriundos dos setores automobilístico e financeiro.

Tendo como objetivo para o final de 2023 desenvolver um carro elétrico para fabricação em impressora 3D, simultaneamente a dupla se voltou para a produção imediata de alguns modelos menos ousados. Em tempo recorde, um galpão industrial foi alugado em Porto Real (RJ) e definida a linha de produtos, a serem montados utilizando componentes importados da China – quatro deles já homologados junto ao Senatran (ex Denatran), com produção iniciada e planos de entrega das primeiras unidades ainda em outubro de 2022. Além destes, dois outros modelos foram testados e aguardam homologação.

Dos seis veículos selecionados para lançamento, três são motocicletas (Raiden, Minato e Rivia), um utilitário (Fortis) e dois automóveis (Primis e Duo) – todos eles aptos a serem carregados em tomadas residenciais. Fortis é um mini caminhão basculante com capacidade para 800 kg, motor elétrico de 5,0 kW e autonomia de 150 km (os demais dados técnicos e dimensionais não foram informados).

Ainda em fase de homologação (posição em setembro de 2022), os automóveis não tiveram imagens divulgadas, mas sim suas demais características. Trazendo carroceria de cinco portas, baterias de lítio, tração dianteira e suspensão McPherson à frente, ambos diferem em todos os demais itens. Primis, anunciado como “o carro elétrico mais barato do Brasil“, teria 3,77 m de comprimento, 2,45 m de entre-eixos, motor de 60 kW, transmissão automática, suspensão traseira por “amortecimento integral” (eixo rígido e amortecedores) e freios a disco na frente e a tambor atrás. Dentre os diversos itens de série estariam dois airbags, ar-condicionado com saída para o banco traseiro, sistema de som, rodas de liga, sensores de estacionamento traseiros com câmera, vidros e retrovisores elétricos, entrada sem chave e vidro traseiro com limpador.

Mileto Duo (“eletrizante em todos os detalhes“) seria um SUV com 4,16 m de comprimento, 2,65 m de entre-eixos, motor de 50 kW (estranhamente menos potente do que no Primis), transmissão com uma marcha, suspensão traseira por feixe de torção e freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente). 40% mais caro do que Primis, seria bastante mais equipado, agregando airbags laterais na frente, computador de bordo com GPS, partida sem chave, assento do motorista com regulagem em altura, apoia-braço central entre os bancos dianteiros, rebatimento do encosto traseiro, volante multifuncional com revestimento em couro, bancos de couro, monitoramento de pressão dos pneus, faróis de leds e claraboia” (teto-solar?).

Em todos os casos haveria opção de recarga lenta (entre 7 a 8 horas) ou rápida (30 a 40 minutos). A capacidade de produção seria de 40 carros e 400 motos por mês.

<mileto.one>





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