METRO
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Criada na década de 40, no Rio de Janeiro (RJ), como fabricante de carrocerias de caminhão, a Metro tornou-se, na década seguinte, o segundo maior fornecedor de cabines para os caminhões FNM (a Brasinca foi o primeiro). Progressista, foi o único fabricante de cabines presente à I Mostra da Indústria Nacional de Auto-Peças, na Capital Federal, em janeiro de 1953. Operou até o início da década de 60.
Ainda que o estilo adotado pela Metro seguisse as linhas padrão da FNM, desde o modelo inicial seu produto apresentou muito mais imponência, impressão reforçada pela forte inclinação dos para-brisas, conferindo-lhe (falsa) impressão aerodinâmica. Ao contrário das cabines de todos os demais fabricantes, que chegavam a uma dezena, o modelo da Metro tinha portas que abriam no sentido “normal”, de trás para a frente, a escada de acesso ao interior se localizando na parte posterior das rodas – configuração que, na prática, permitiu adotar o perfil da dianteira, pois caso contrário as colunas inclinadas obstruiriam a entrada.
No final dos anos 50 a cabine ganhou para-brisas panorâmicos e superfícies curvas, acentuando ainda mais seu aspecto altivo e elegante. Com o aumento da capacidade de produção própria da FNM, a demanda por cabines de terceiros caiu e a Metro abandonou o negócio.
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- Inicialmente fabricante de carrocerias para caminhão, a Metro tornou-se importante fornecedor de cabines metálicas para a FNM; o anúncio é de maio de 1947.
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- Caminhão com cabine Metro, ilustrando anúncio da FNM em junho de 1953.
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- As primeiras cabines Metro, sobre FNM D-9500 de 1954, então operando no oeste de Santa Catarina (fonte: site alfafnm).
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- Mais uma vez, em 1955, a cabine Metro ilustrando uma propaganda da FNM.
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- FNM/Metro 1955 em imagem da década de 60 (fonte: Werner Keifer).
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- "Papa-filas" Cermava tracionado por FNM com cabine Metro.
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- FNM/Metro "romeu-e-julieta", transportando combustíveis no Rio de Janeiro (RJ) nos anos 60 (fonte: site veiculosemgeral).
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- FNM/Metro de José Terezio Camargo (na foto), no qual, nos anos de 1955 e 1956, transportava madeira bruta de Campo Mourão (PR) para São Paulo e retornava com medeira beneficiada (fonte: portal alfafnm).
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- Os para-brisas curvos acentuaram a imponência das cabines Metro (foto: José Carlos Reinert).
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- FNM com terceiro-eixo e a bela cabine Metro (foto: Werner Keifer).
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- FNM/Metro 1958 de Avelino Angelo Meneghini, de Coqueiro Baixo (RS) (fonte: portal alfafnm).
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- Um velho FNM com cabine Metro da catarinense Transportes Wolfram ainda operacional em pleno século XXI (fonte: portal alfafnm).
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- A última cabine Metro em propaganda FNM de 1960.
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- Rara imagem de uma cabine Metro com quatro faróis – último modelo produzido pela fábrica carioca -, numa cena de rua no Rio de Janeiro em 1964 ou 65 (fonte: site rioquepassou).
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- Conjunto cuidadosamente restaurado: FNM 1958 com chassi curto e cabine Metro (foto: Werner Keifer).