METAL NOBRE
|
Oficina mecânica de Pirassununga (SP), criada por Fabrício Batel, dedicada à fabricação artesanal de gaiolas. O primeiro exemplar foi construído em 2006 e desde então “pelo menos 400 gaiolas 0 km” foram vendidas.
É extremamente variada a produção da Metal Nobre, embora não haja nenhum padrão no desenho dos veículos (seus estilos são os mais díspares). Na grande maioria dos casos a oficina neles aplica motores AP 1.6 e suspensões por barra de torção de origem Volkswagen; por vezes são utilizados motores “a ar” ou AP 2.0 e suspensão traseira por molas helicoidais e, excepcionalmente, mecânica de origem diversa. Todos possuem tração 4×2. As gaiolas Metal Nobre são produzidas por encomenda, exigindo cerca de um mês para sua finalização.
A empresa, que também é uma das licenciadas para montagem dos buggies BRM e Sultan, em 2021 projetou um modelo radicalmente novo, com a própria carroceria moldada em plástico reforçado conformando uma gaiola. Trazendo mecânica VW 1.8 AP montada na traseira, teve o protótipo concluído em outubro do mesmo ano. Batizado New Boog, já em janeiro de 2022 foi entregue a segunda unidade, na versão definitiva, com novas lanternas traseiras e motor Toyota de quatro cilindros e 16 válvulas acoplado a caixa de câmbio VW.
<buggymetalnobre>
-
- Gaiola Metal Nobre com mecânica VW "a ar" e dupla carburação.
-
- Gaiola com motor AP 2.0, suspensão dianteira por barras de torção e traseira por molas helicoidais.
-
- Gaiola Metal Nobre equipada com motor Chevrolet 2.5 (originário de um Opala SS) e suspensão dianteira e traseira VW por barras de torção.
-
- A mesma gaiola, evidenciando o motor Chevrolet.
-
- Gaiola com motor AP 1.6 e suspensão por barras de torção.
-
- Além das gaiolas tubulares de desenho tradicional, a Metal Nobre já produziu grande quantidade de veículos de estilo pouco usual, por vezes extravagante; este recebeu motor AP 1.6, caixa redutora de Kombi, suspensão traseira por molas helicoidais e dianteira por barras de torção.
-
- Intermediário entre baja e gaiola, este utilizou toda a mecânica do Fusca original.
-
- Gaiola construída sobre plataforma Fusca com motor AP 1.8.
-
- Especial estranheza causa o para-brisa Fusca aplicado a esta gaiola com motor AP 1.6
-
- Mais um exemplar exótico da Metal Nobre, este com suspensões e motor Fusca refrigerado a ar.
-
- Uma das muitas gaiolas construídas em 2018 pela Metal Nobre (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Gaiola de 2018 sobre plataforma Brasília recondicionada (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Também de 2018, este exemplar foi enviado para São João da Boa Vista (SP) (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Outra gaiola do mesmo ano, esta para São José do Rio Pardo (SP) (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Construído em 2019, este é um dos muitos carros da Metal Nobre a levar motor VW 1.8 AP (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Mais uma gaiola Metal Nobre de 2019 (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Gaiola de 2019, vendida para Juiz de Fora (MG) (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Gaiola Metal Nobre 2019: note que cada exemplar é único, com desenho diferente do anterior (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Outro Metal Nobre 2019 (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- O mesmo carro, visto pela traseira (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- O desenvolvimento desta gaiola original, vendida para Itanhaém (SP), em 2019, contou com a colaboração do experiente criador de buggies nordestinos Nill Araújo (fonte: José Geraldo Fonseca).
-
- Buggy Sultan, montado pela Metal Nobre em 2018.
-
- Outro Sultan montado pela Metal Nobre.
-
- Protótipo do buggy New Boog, ainda com motor VW; o ângulo da foto evidencia a a carroceria de fibra em formato de gaiola.
-
- Primeiro New Boog com motor traseiro Toyota, concluído em janeiro de 2022.
-
- O modelo definitivo teve as lanternas traseiras alteradas, como mostra a imagem.
-
- Exemplar de março de 2022 com a meia-capota de lona instalada.
-
- O mesmo carro em vista traseira.