META
|
Protótipo de competição construído em 1969, em São Paulo, sob o apoio da indústria fabricante de autopeças Metal Leve. Concebido pelo grande piloto Chico Landi e pelo mecânico Francisco Picciuto (que também participou da construção do Snob’s e do Fitti-Porsche, dos irmãos Fittipaldi), foi exposto no VII Salão do Automóvel com o nome Meta 20, referência ao 20º aniversário da empresa patrocinadora.
O carro era impulsionado por um motor Chevrolet Opala de 2.507 cm3 montado entre eixos, com taxa de compressão elevada para 14:1 e equipado com compressor, válvulas de sódio, cárter seco e radiador de óleo, atingindo a potência de 205 cv. Tinha chassi tubular com suspensão independente na frente e atrás (molas helicoidais, amortecedores reguláveis e barras estabilizadoras), freios a disco nas quatro rodas com duplo circuito, diferencial autoblocante e caixa de cinco marchas. A carroceria, moldada em plástico reforçado com fibra de vidro, tinha dois lugares e portas tipo “asa de gaivota”. Apesar do cuidado na seleção dos componentes, o Meta 20 não se destacou nas corridas. Fabricado em exemplar único, hoje compõe o acervo do Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS).
- Meta 20, criação de 1969 de Chico Landi.
- Meta 20 (fonte: site obvio).
- Em Interlagos, com portas convencionais (foto: Rogério P. D. Luz).
- Meta 20, exposto no Museu do Automobilismo Brasileiro (foto: Classic Show).