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MECPLAN | galeria

Instalada em Teresópolis (RJ), a Mecplan Metalúrgica Ltda. utilizada a técnica da combinação de estruturas metálicas ao plástico reforçado com fibra de vidro para fabricar reservatórios de água, piscinas e peças de mobiliário urbano. Em 1988 lançou seu primeiro veículo, um interessante projeto de utilitário derivado de modelos Volkswagen.

Para sua construção eram utilizadas plataformas Kombi (a gasolina ou diesel), Fusca, Brasília ou Variant, muito encurtadas, sobre as quais era montada a carroceria de fibra de vidro (fornecida sob a forma de kit) com visual de jipe e todas as características recomendada para operações fora de estrada (à exceção, evidentemente, da tração 4×4): grandes ângulos de ataque e de saída, elevado vão livre do solo, chapa de proteção da suspensão dianteira, barra anticapotamento, guincho, grade de proteção dos faróis e até um machado embutido na lateral traseira para alguma emergência.

Em 1990 a empresa adaptou o kit para diversas outras mecânicas 4×4 (Willys e Toyota) e 4×2 (picapes Ford e Chevrolet), em todos os casos aproveitando o chassi original, devidamente encurtado. A Mecplan também aceitava utilizar como base para transformação automóveis Opala que, por terem estrutura monobloco, recebiam chassi tubular complementar de projeto e construção próprios. A empresa também chegou a construir gaiolas tubulares e um modelo de buggy, de estilo convencional mas com bem cuidado acabamento, do qual poucas unidades forma concluídas.

Pouco tempo depois os veículos deixariam de ser fabricados. Anos mais tarde a empresa foi transferida para o Rio de Janeiro (RJ), passando prioritariamente a se dedicar à construção de veleiros e lanchas e à fabricação de reboques e carretas. Então adotando o nome MutoProtec, no século seguinte retomaria a produção por encomenda do jipe, adaptando-o a diversas marcas de chassis usados, nacionais e importados.

<mutoprotec.com.br>





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