MDO
|
Pequena empresa fabricante de carrocerias fundada em 2002 pelo uruguaio Alberto Montes de Oca – as iniciais de seu sobrenome originando a sigla MDO. Inicialmente programada para instalar-se em Tupandi (RS), de cujo município obteve oferta de galpão industrial, somente em 2004 iniciou a produção, porém em Caxias do Sul.
A MDO operaria por menos de cinco anos, por várias vezes mudando de local, sempre em terras gaúchas. Embora suas carrocerias tenham tido a qualidade reconhecida, por todo o tempo as fabricou em instalações provisórias e precárias e em pequena quantidade. Produziu somente um modelo – o micro Quattro, nas versões urbana, executiva e turismo luxo -, na maior parte exportadas para o Chile.
Foi instável e confusa a trajetória da MDO: entre 2004 e 2006 construiu cerca de dez unidades (quatro exportadas para o Chile e duas para o Oriente Médio); em 2007 houve tentativa de operação conjunta com a empresa Amalcaburio, não concretizada; entre 2007 e 2008, seu período de maior produção, associou-se a outros empresários gaúchos, passando a produzir em instalações alugadas em Nova Petrópolis e Feliz; em 2008 a sociedade foi desfeita e os ex-sócios criaram sua própria empresa – a Ibrava (o primeiro modelo Ibrava foi denominado MDO300); em 2009, nova tentativa de associação, fabricando poucas unidades de seu micro em São Marcos; poucos meses depois, também desta vez os sócios se afastaram e criaram empresa própria – Ellobus. A última experiência lograda acabou por pôr fim à aventura industrial de Montes de Oca,
[LEXICAR agradece a colaboração de Alvaro González Rodríguez, sem cujas informações teria sido impossível preparar esta página.]
- Micro MDO Quattro na versão urbana.
- MDO Quattro.
- Exportado para o Chile, o operador local (da capital Santiago) manteve a pintura decorativa original; como na quase totalidade dos casos, o chassi é VW 9.150 (foto: Daniel Soto Hernández / atodobuschile).
- MDO Quattro na versão executiva de duas portas em visita de demonstração ao Chile, em 2007 (foto: Rodrigo Dunstan / chilebuses).
- O mesmo carro em vista lateral.
- MDO Quattro executivo.
- MDO Quattro Executivo.
- Quattro Executivo com pintura decorativa para divulgação.
- O mesmo micro em viagem de demonstração.
- Adquirido pelo operador chileno Buses Yaluis, o ônibus manteve a pintura promocional original, inclusive a marca MDO estampada em letras gigantes na dianteira; a empresa atendia à ligação rodoviária Valdivia-Panguipulli, entre a costa e os Andes (foto: Juan Bautista Torres Godoy).
- O mesmo ônibus da Yaluis em vista traseira (foto: Juan Bautista Torres Godoy).
- MDO Quattro na versão Turismo Luxo, com vidros colados e ar-condicionado.
- O bagageiro externo do Quattro era acessado por três portas, nas laterais e na traseira.
- Quattro Turismo Luxo.
- Quattro Turismo Luxo com duas portas servindo à região de Santiago, Chile (foto: Sebastián Maluenda / atodobuschile).
- Quattro Turismo Luxo em mais um caso de utilização da pintura decorativa original da MDO por operadora chilena (foto: Fernando Perez / avnbuses).