MAXXUM
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Criada em 1977, em Novo Hamburgo (RS), a Campingcar Maxxum Veículos Especiais é especializada na fabricação de artefatos plásticos reforçados com fibra de vidro. O nome da empresa deriva de seu primeiro produto de sucesso, o reboque Barraca Campingcar, com mais de 1.500 unidades vendidas na década de 80. Em 1985 iniciou a fabricação de capotas para picapes. Hoje instalada em São Leopoldo (RS), apresenta enorme variedade de produtos, alguns produzidos em série e diversos outros fabricados em atenção a encomendas especiais. Dentre os produtos seriados, bem desenhados e com acabamento cuidadoso, estão: bagageiros com tampa para automóveis, reboques para cargas leves e campismo, carenagens aerodinâmicas para caminhões e capotas, tampões marítimos e carrocerias tipo furgão para picapes leves e médias.
Neste segmento a empresa dispõe de um engenhoso modelo, a “capota em três partes”, composta de uma moldura fixa de fibra que acompanha as bordas laterais da caçamba e a parte posterior da cabine e tanto pode receber um tampão (com vigia de vidro) como uma capota convencional. Na segunda metade da década de 2000 lançou kits de transformação da picape Chevrolet Montana em carro funerário, seguidos de capotas com janelas e tipo furgão para a mesma Montana e para Volkswagen Saveiro. Moldadas em plástico reforçado, as capotas possuem estrutura metálica e portas traseiras com amortecedor a gás – inteiriça com abertura para cima na Saveiro ou de duas folhas na Montana.
A Maxxum também constrói carrocerias sob encomenda, moldadas em plástico com fibra de vidro ou tecido de fibra de carbono. Neste material, em 2005 fabricou para Nelson Piquet uma carroceria completa de VW Fusca, posteriormente personalizada e preparada pelo piloto.
<maxxum.com.br>
- Reboque Barraca Campingcar, grande sucesso da Maxxum nos anos 80 (fonte: site portal.macamp).
- O reboque Campingcar comportava uma barraca de camping completamente equipada (fonte: site funny-pictures.picphotos).
- Fotografada em 2018, esta ambulância Campingcar sobre Mercedes-Benz L-709 foi fornecida para a Predeitura de São Leopoldo (RS) (foto: LEXICAR).
- Três trabalhos em fibra de vidro da Campingcar Maxxum: carrocerias para carros de competição da Veloce Cup, preparados pela Metalmoro; moldagem de carrocerias de reposição para jipes; e sistema de "capota em três partes" para picapes (a foto mostra a moldura da caçamba sobre a qual é montada a capota ou o tampão marítimo).
- Carroceria de Fusca em fibra de carbono encomendada por Nelson Piquet, em fase de finalização (fonte: Revista do Plástico Reforçado).
- Carro fúnebre sobre picape Montana 2010.
- Furgão Montana Sport Cargo, com 2.200 litros de capacidade e porta traseira de duas folhas e abertura horizontal.
- Montana Jumbo, com volume interno de 3.800 l e porta traseira de duas folhas com abertura vertical.
- Picape Saveiro com capota Maxxum de uso misto.