MAXXUM |
Criada em 1977, em Novo Hamburgo (RS), a Campingcar Maxxum Veículos Especiais é especializada na fabricação de artefatos plásticos reforçados com fibra de vidro. O nome da empresa deriva de seu primeiro produto de sucesso, o reboque Barraca Campingcar, com mais de 1.500 unidades vendidas na década de 80. Em 1985 iniciou a fabricação de capotas para picapes. Hoje instalada em São Leopoldo (RS), apresenta enorme variedade de produtos, alguns produzidos em série e diversos outros fabricados em atenção a encomendas especiais. Dentre os produtos seriados, bem desenhados e com acabamento cuidadoso, estão: bagageiros com tampa para automóveis, reboques para cargas leves e campismo, carenagens aerodinâmicas para caminhões e capotas, tampões marítimos e carrocerias tipo furgão para picapes leves e médias.
Neste segmento a empresa dispõe de um engenhoso modelo, a “capota em três partes”, composta de uma moldura fixa de fibra que acompanha as bordas laterais da caçamba e a parte posterior da cabine e tanto pode receber um tampão (com vigia de vidro) como uma capota convencional. Na segunda metade da década de 2000 lançou kits de transformação da picape Chevrolet Montana em carro funerário, seguidos de capotas com janelas e tipo furgão para a mesma Montana e para Volkswagen Saveiro. Moldadas em plástico reforçado, as capotas possuem estrutura metálica e portas traseiras com amortecedor a gás – inteiriça com abertura para cima na Saveiro ou de duas folhas na Montana.
A Maxxum também constrói carrocerias sob encomenda, moldadas em plástico com fibra de vidro ou tecido de fibra de carbono. Neste material, em 2005 fabricou para Nelson Piquet uma carroceria completa de VW Fusca, posteriormente personalizada e preparada pelo piloto.
<maxxum.com.br>