MAXION STRUCTURAL |
Líder mundial na produção de rodas e importante fornecedor de componentes estruturais para a indústria automobilística, hoje (2024) contando com 33 fábricas em 14 países, a origem da Iochpe-Maxion remonta a 1918, no setor madeireiro gaúcho.
A Maxion já teve atuação direta na produção de motores e tratores no Brasil, por quase duas décadas detendo o controle da Massey Ferguson e da Perkins, ambas até 1983 de propriedade canadense. (Renomeado Maxion, o negócio de máquinas agrícolas e de construção Massey Ferguson seria repassado em 1996 para o grupo norte-americano AGCO; cinco anos depois seria a vez da indústria de motores Perkins, adquirida pela também norte-americana Navistar).
São duas as divisões automotivas do grupo: Maxion Wheels (rodas de aço e de alumínio para veículos leves, pesados e máquinas agrícolas) e Maxion Structural Components (longarinas, travessas e chassis completos para caminhões e ônibus e conjuntos estruturais para veículos leves). Em abril de 2023 a divisão de estruturas firmou acordo de cooperação com a empresa francesa Forsee Power, único fabricante de baterias para veículos elétricos fora da China.
No ano seguinte, na feira Lat.Bus, a Maxion apresentou o primeiro resultado do trabalho conjunto com a Forsee – um quadro de chassi para caminhões e ônibus elétricos, totalmente customizável, capaz de receber diversos tipos e quantidade variável de baterias, diferentes formatos de montagem, de sistemas de carregamento e níveis de eletrificação (100% elétrico, híbrido ou célula de combustível).
<maxionsc.com>