MAX GOLDEN CAR
|
Oficina paulistana de nome Max Golden Car Blindagens e Desenvolvimento Ltda. ME, de propriedade de Ludjero Ventura e Marcos Gianello, especializada na transformação de automóveis de série em limusines.
Ativa durante a segunda metade da década de 80, preparava em média oito carros por ano, em geral a partir de modelos Chevrolet Opala, Ford Del Rey e Landau e Vokswagen Santana. Os veículos eram alongados em até um metro, sendo a carroceria complementada com componentes originais (colunas, portas e partes de teto, assoalho e laterais), comprados junto à rede autorizada ou oriundos de veículos usados da mesma marca e modelo. A mecânica permanecia a mesma, porém a suspensão era reforçada.
Sua criação mais célebre foi o automóvel encomendado pela cantora e empresária paulista de casas noturnas Lilian Gonçalves – uma limusine Landau cor pérola com 6,4 m de comprimento, utilizando as carrocerias de dois carros para construí-la.
No II Salão do Veículo Fora-de-Série, em março de 1987, a empresa apresentou um Landau alongado e com teto alto, transformado em station, equipado com todos os itens de conforto então disponíveis no mercado: aparelho de TV, ar condicionado, vídeo-cassete, toucador, interfone, geladeira, bar e diversas luzes de cortesia. Caso solicitado, a Max Golden Car podia aplicar vidros blindados nos veículos.
- A limusine de 6,4 m de Lílian Gonçalves - "A Rainha da Noite" de São Paulo - é comparada com o pequeno Dacon 828, com apenas 2,65 m de comprimento, em reportagem de 1985 do jornalista Fernando Calmon (foto: Vic Parisi / Manchete).
- Uma limusine Landau ainda mais longa construída pela Max Golden (fonte: portal bestcars).
- Caminhonete-limusine sobre Ford Landau, projeto de 1986 da Max Golden Car (foto: Oficina Mecânica).
- O mesmo carro foi exposto no ano seguinte no II Salão do Veículo Fora-de-Série (fonte: portal bestcars).