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MASCARELLO | galeria

Empresa resultante da cisão da Comil, firma de controle familiar fabricante de carrocerias de ônibus e vice-líder brasileira no segmento de silos agrícolas. No contrato de divisão dos negócios, firmado no ano 2000 pelos controladores da empresa, as famílias Mascarello e Corradi, ficou acordado que à primeira caberia a Comil Silos e Secadores, e aos Corradi o negócio das carrocerias (que também levava a marca Comil). Em 2002, mantendo a atuação no setor agrícola, a família Mascarello decidiu retornar ao ramo de veículos, criando a Mascarello Carrocerias e Ônibus Ltda.. A fábrica de carrocerias foi construída em Cascavel (PR), ao lado da unidade de equipamentos agrícolas. Inaugurada em maio de 2003, foi a primeira indústria paranaense do setor.

Seus dois primeiros lançamentos foram veículos de pequeno porte, os microônibus GranMini e GranMicro, respectivamente para turismo e transporte coletivo e escolar, dos quais, ainda naquele ano, foram vendidas cerca de 300 unidades. No início de 2004 foi apresentado seu primeiro urbano, o GranVia, para chassis convencionais de 11,0 e 12,0 m com motor dianteiro ou traseiro, e em maio o GranMidi, para os recém lançados chassis urbanos médios. Apresentado nas versões urbana e fretamento, o GranMidi trazia design limpo e moderno, com nova grade, grandes para-brisas curvos e caixa de itinerários interna. Foi extremamente rápido o crescimento da Mascarello, permitindo-lhe produziu mais de mil carrocerias nos seus dois primeiros anos de existência, 15% das quais exportadas para sete países da América Latina.

No final de 2005, coincidindo com a produção do carro nº 1.500, foi a vez do lançamento do GranFlex, seu primeiro rodoviário. Concebido para operar em curtas e médias distâncias, era dotado de bagageiro, janelas coladas e ar condicionado sobre o teto (os dois últimos como opcionais). Próprio para chassis com motor dianteiro ou traseiro, estava disponível em quatro versões de comprimento, entre 9,0 e 12,8 m. A diversificação de modelos continuou em 2006: o GranMicro recebeu nova grade e foi reposicionado no catálogo da Mascarello, passando a situar-se entre o mini-ônibus GranMini e o GranMidi; este, por sua vez, ganhou uma versão maior e mais convencional, com para-brisas menores, caixa de itinerários externa e opção de 12,0 m comprimento, rebatizada GranVia Midi.

Naquela altura, o urbano GranVia já estava preparado para receber quaisquer chassis disponíveis no mercado, inclusive articulados, de piso baixo e entrada baixa. Finalmente, em 2007 a empresa completou a linha de produtos com seu primeiro rodoviário para longas distâncias, chamado Roma 350, com 3,5 m de altura e capaz de receber qualquer chassi de dois ou três eixos, com motor central ou traseiro e até 15,0 m de comprimento. Além dos itens tradicionalmente encontrados na concorrência, tais como vidros colados, ar condicionado e bagageiros passantes, o modelo da Mascarello trazia algumas características únicas: altura interna de 1,98 m, poltronas com revestimento anti-chamas, degraus de acesso iluminados e mais largos, estepe montado na vertical, abrindo espaço para bagagens, iluminação interna com leds e, opcionalmente, faróis com lâmpadas de xenon.

Apesar de seu rápido crescimento, a Mascarello encerrou 2007 ainda como a segunda menor encarroçadora do país, apenas antes da Irizar, com 1.150 unidades fabricadas. Respondendo por 4,1% da produção nacional do ano, seus produtos já eram encontrados em mais de 20 países das Américas e da África.

<mascarello.com.br>

 

O que houve de novo a partir de 2008





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