MASCARELLO
|
Empresa resultante da cisão da Comil, firma de controle familiar fabricante de carrocerias de ônibus e vice-líder brasileira no segmento de silos agrícolas. No contrato de divisão dos negócios, firmado no ano 2000 pelos controladores da empresa, as famílias Mascarello e Corradi, ficou acordado que à primeira caberia a Comil Silos e Secadores, e aos Corradi o negócio das carrocerias (que também levava a marca Comil). Em 2002, mantendo a atuação no setor agrícola, a família Mascarello decidiu retornar ao ramo de veículos, criando a Mascarello Carrocerias e Ônibus Ltda.. A fábrica de carrocerias foi construída em Cascavel (PR), ao lado da unidade de equipamentos agrícolas. Inaugurada em maio de 2003, foi a primeira indústria paranaense do setor.
Seus dois primeiros lançamentos foram veículos de pequeno porte, os microônibus GranMini e GranMicro, respectivamente para turismo e transporte coletivo e escolar, dos quais, ainda naquele ano, foram vendidas cerca de 300 unidades. No início de 2004 foi apresentado seu primeiro urbano, o GranVia, para chassis convencionais de 11,0 e 12,0 m com motor dianteiro ou traseiro, e em maio o GranMidi, para os recém lançados chassis urbanos médios. Apresentado nas versões urbana e fretamento, o GranMidi trazia design limpo e moderno, com nova grade, grandes para-brisas curvos e caixa de itinerários interna. Foi extremamente rápido o crescimento da Mascarello, permitindo-lhe produziu mais de mil carrocerias nos seus dois primeiros anos de existência, 15% das quais exportadas para sete países da América Latina.
No final de 2005, coincidindo com a produção do carro nº 1.500, foi a vez do lançamento do GranFlex, seu primeiro rodoviário. Concebido para operar em curtas e médias distâncias, era dotado de bagageiro, janelas coladas e ar condicionado sobre o teto (os dois últimos como opcionais). Próprio para chassis com motor dianteiro ou traseiro, estava disponível em quatro versões de comprimento, entre 9,0 e 12,8 m. A diversificação de modelos continuou em 2006: o GranMicro recebeu nova grade e foi reposicionado no catálogo da Mascarello, passando a situar-se entre o mini-ônibus GranMini e o GranMidi; este, por sua vez, ganhou uma versão maior e mais convencional, com para-brisas menores, caixa de itinerários externa e opção de 12,0 m comprimento, rebatizada GranVia Midi.
Naquela altura, o urbano GranVia já estava preparado para receber quaisquer chassis disponíveis no mercado, inclusive articulados, de piso baixo e entrada baixa. Finalmente, em 2007 a empresa completou a linha de produtos com seu primeiro rodoviário para longas distâncias, chamado Roma 350, com 3,5 m de altura e capaz de receber qualquer chassi de dois ou três eixos, com motor central ou traseiro e até 15,0 m de comprimento. Além dos itens tradicionalmente encontrados na concorrência, tais como vidros colados, ar condicionado e bagageiros passantes, o modelo da Mascarello trazia algumas características únicas: altura interna de 1,98 m, poltronas com revestimento anti-chamas, degraus de acesso iluminados e mais largos, estepe montado na vertical, abrindo espaço para bagagens, iluminação interna com leds e, opcionalmente, faróis com lâmpadas de xenon.
Apesar de seu rápido crescimento, a Mascarello encerrou 2007 ainda como a segunda menor encarroçadora do país, apenas antes da Irizar, com 1.150 unidades fabricadas. Respondendo por 4,1% da produção nacional do ano, seus produtos já eram encontrados em mais de 20 países das Américas e da África.
<mascarello.com.br>
O que houve de novo a partir de 2008
- reestilização traseira do urbano GranVia, com novas lanternas e superfícies mais lisas (08/08)
- 5.000a unidade fabricada (10/08)
- apresentado na Fetransrio o rodoviário Roma MD, para chassis com motor dianteiro (12/08)
- produção anual de 1.523 ônibus, com crescimento de mais de 32% sobre 2007, quase o triplo da média do setor (01/09)
- vence concorrência para fornecimento de 640 ônibus escolares para o governo do Paraná (02/09)
- lançamento da versão reestilizada e simplificada do GranFlex, para fretamento, com o nome GranFlex 330 (que logo seria alterado para Roma 330) (10/09)
- produção anual de 2.084 carrocerias, com crescimento de 36% sobre 2008, contra redução de todo o restante do setor (01/09)
- reestilização do modelo GranMidi (10/10)
- lançamento do rodoviário Roma 370 e, logo a seguir, do modelo para fretamento Roma 310 (08/11)
- revisão da carroceria GranMicro, com novos conjuntos óticos, lanternas traseiras com leds, aumento da tampa dianteira e melhoria do acesso aos bagageiros e ao porta-malas traseiro (04/12)
- na 9a FetransRio, lançamento do GranMetro, para chassis articulados e biarticulados (10/12)
- versão da carroceria urbana GranVia para chassis com motor traseiro; frente e traseira vieram remodeladas com relação ao modelo convencional (04/13)
- atualização da carroceria do GranMicro urbano, acompanhando o estilo da versão rodoviária (04/13)
- renovação da carroceria urbana GranVia (11/14)
- alteração da nomenclatura dos modelos rodoviários: R4, R6 e R8 (longa distância) e M2 e M4 (intermunicipais); o GranMicro passa a ser apresentado nas versões S2 e S3 (06/15)
- acordo com Iveco para fornecimento de carrocerias para seu novo chassi de ônibus 150S21 (05/16)
- lançamento do GranMicro S4, com padrão de conforto e acabamento adequados para deslocamentos rodoviários (03/17)
- lançamento do GranMicro S3 (08/18)
- lançamento do Ello, novo rodoviário para curtas e médias distâncias dotado de plataforma elevatória para passageiros com dificuldade de locomoção (04/19)
- renovação do rodoviário Roma R6, com nova estrutura mais leve, bagageiro com 1,2 m de altura e elevador para cadeirantes (11/19)
- Mascarello encarroça chassi elétrico BYD para testes operacionais no transporte público de Cascavel (PR) (03/20)
- Mascarello conquista o Prêmio Lótus 2000 – Campeão de Vendas, patrocinado pela revista Frota & Cia, na categoria Marca de Carroceria de Microônibus (01/22)
- Mascarello licencia 2.596 ônibus no país em 2022, 23,56% a mais do que no ano anterior; o índice de participação no mercado, contudo, foi reduzido de 15,05 para 12,80%; a marca foi a segunda em micros, quarta em urbanos e sexta em rodoviários; a participação nos segmentos foi, respectivamente, de 22,32% (aumento de 23,39% sobre 2021), 6,78% (queda de 44,30%) e 1,32% (queda de 79,42%, com somente 42 unidades vendidas) (12/22)
- lançamento do urbano GranVia 2024 – atualização do modelo anterior em duas versões: Standard e Full (04/23)
- Mascarello vence licitação para o fornecimento de 7.100 carrocerias em chassi Iveco para o programa Caminho da Escola – 3.600 do tipo rural ORE 2 e 3.500 do tipo ORE 3 (11/23)
- com 2.540 unidades fabricadas e 13,12% de participação – e a despeito destes números serem praticamente os mesmos do ano anterior -, Mascarello retoma o terceiro lugar no ranking nacional de produção de carrocerias em 2023; foi a segunda maior em microônibus, a terceira em urbanos e quarta em rodoviários (12/23)
- Mascarello se inscreve e é habilitada no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação (06/24)
- na Lat.Bus 2024, lançamento dos modelos R4 e M4 1050, para médias e curtas distâncias (respectivamente para chassis com motor traseiro e dianteiro), complementando a Família Roma, iniciada pelo modelo R6, em 2019; 263 ônibus foram vendidos durante a feira (203 urbanos, 41 rodoviários e 41 micros) (08/24)
- por meio do programa federal Caminho da Escola, venda de 82 ônibus escolares para o Estado da Bahia; todos são da categoria ORE 2 (ônibus rural escolar médio), com carroceria Mascarello e chassi Iveco 10-190 (10/24)
-
- GranMini, um dos dois primeiros ônibus produzidos pela paranaense Mascarello.
-
- Dois Mascarello GranMicro exportados para o Chile em 2006 (foto: Fernando Yuasta).
-
- Um dos micro-ônibus Mascarello da cooperativa Translauf, de Lauro de Freitas (BA), que a partir de abril de 2018 passaram a atender a linhas de integração com o Metrô de Salvador; note a nova configuração dos faróis (fonte: portal lfnews).
-
- O urbano GranVia foi lançado em 2004.
-
- GranVia sobre Mercedes-Benz OF da Viação Santa Clara, de Mafra (SC) (foto: John Stumpf Berata / egonbus).
-
- GranVia na frota da empresa Nossa Senhora de Aparecida, de Juiz de Fora (MG) (foto: Flávio Oliveira).
-
- GranVia sobre chassi Volkswagen 15.180 EOD operado pela Viação Piauiense, de Teresina (PI) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi VW 17.210 da Empresa Dois Irmãos, de Timon (MA) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
-
- GranVia sobre Mercedes-Benz OF-1418 de três portas com elevador operando no sistema integrado de Belo Horizonte (MG) (foto: Krayon Klein /onebusbr).
-
- GranVia em chassi Mercedes-Benz OF-1418 da Empresa de Ônibus e Turismo Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: José Augusto de Souza Oliveira / onibusbrasil).
-
- Mais um GranVia-VW, este sobre chassi 15.190, pertencente à operadora Trans-Oeste, de Trindade (GO) (foto: Weder Souza / onibusbrasil).
-
- GranVia para chassis de motor traseiro (foto: Priscila Sarturi).
-
- GranVia sobre chassi Mercedes-Benz de motor traseiro alocado ao transporte urbano de Santiago (fonte: portal busesurbanos chile).
-
- GranMidi, terceiro lançamento da Mascarello, na cor laranja padrão das linhas alimentadoras do sistema integrado de Curitiba.
-
- GranMidi 2005 em chassi VW 15.180 EOD na frota da operadora Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: Cláudio Paz / onibusbrasil).
-
- Mascarello GranMidi.
-
- GranMidi sobre chassi curto no transporte urbano de Paranavaí (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- Urbano GranMidi sobre Mercedes-Benz OF da empresa Aliança, de Fortaleza (CE) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- GranMidi em imagem que evidencia o elevado ângulo de saída da carroceria, típica dos urbanos Mascarello (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- GranMidi sobre Mercedes-Benz OF-1418 da carioca Viação Penha Rio (foto: John Berata / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi Volkswagen na frota da empresa Gato Branco, de Foz do Iguaçu (PR) (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- GranVia sobre VW 17.230 EOD, operado pela Transcol Transportes Coletivos, de Teresina (PI) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi VW 17.230 EOD pertencente à Viação Torres, de Belo Horizonte (MG) (foto: Moisés Magno / onibusbrasil).
-
- GranMidi sobre VW 15.190 EOD da operadora carioca Transportes Santa Maria (foto: José Ricardo Reis / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi VW 15.190 EOD da Viação Rubanil, do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Marcelo Almirante).
-
- GranVia sobre OF-1722 operando em Belo Horizonte (MG) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
-
- Mercedes-Benz OF-1418 com carroceria GranMidi da Viação Madureira Candelária, operadora urbana do Rio de Janeiro (RJ) (fonte: Marcelo Lucas / onibusbrasil).
-
- Um GranVia em chassi VW 17.230 EOD, ainda não emplacado, em 2008 entregue à operadora carioca Transportes Santa Maria (foto: Roberto Marinho / ciadeonibus).
-
- GranVia em chassi Volvo B58 da cooperativa uruguaia COECT, servindo ao transporte urbano de Montevidéu em março de 2022; ao lado, um Marcopolo Torino-OH (foto: LEXICAR).
-
- Também operando em Montevidéu em 2022, no caso pela cooperativa COMESA, este GranVia é equipado com chassi Mercedes-Benz O500 M (foto: LEXICAR).
-
- Outro carro semelhante da COMESA em vista oposta.
-
- GranVia em versão intermunicipal operado pela Teftur, de Itajaí (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
-
- GranMidi intermunicipal operado pela empresa Trans Oeste, de Paraubebas (PA); o chassi é Volkswagen 15.190 EOD (foto: Rogério Ferreira de Jesus / onibusbrasil).
-
- GranMidi sobre chassi Agrale operado em Aracaju (SE) pela Viação São Pedro (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusalagoas).
-
- Também sobre chassi Agrale, agora com motor traseiro MT 12.0 SB, este GranMidi da Araucária Transportes Coletivos, de Araucária (PR), operava no sietema metropolitano integrado de Curitiba (foto: Gabriel Marciniuk /onibusbrasil).
-
- Rodoviário para curtas e médias distâncias GranFlex.
-
- GranFlex sobre chassi Volkswagen da empresa Tarcisotur, de São João Batista (SC) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- GranFlex da Cristalense Transportes e Turismo, de Franca (SP) (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- Em 2006 o GranMicro ganhou nova grade e subiu um degrau na família de modelos da marca.
-
- GranMicro sobre Mercedes-Benz da empresa Rodritur, de Imbituba (SC); ao contrário da versão da imagem anterior, este possui janelas de correr (foto: Egon Rohde).
-
- Publicidade de 2010 para GranVia articulado e low entry (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- Roma 350, o primeiro rodoviário para rotas de longa distância da Mascarello.
-
- Roma 350 em chassi Scania K 310 da Viação Progresso, de Três Rios (RJ) (foto: JC Barboza; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusparaibanos).
-
- Um Roma 350 em chassi Scania exportado para o Uruguai (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / henrytieneblog).
-
- Roma 350 em chassi Volvo B7R operado pela Cacique Transportes, de Camaçari (BA) (foto: Miguel Santtos / onibusbrasil).
-
- Carroceria Roma MD 350, de 2008, própria para chassis com motor dianteiro.
-
- Roma MD 350 em chassi Volvo B270F na frota da Transportes Rizzatti, de Restinga Seca (RS) (foto: Cristiano Lacerda / busologosdosul).
-
- Utilizando o mesmo chassi Volvo, este Roma MD 350 da Amatur - Amazônia Turismo, de Boa Vista (RR), em 2017 atendia à ligação entre Apuí, no Sudeste do Estado do Amazonas, com Porto Velho (RO) (foto: Marcos C. Filho / onibusbrasil).
-
- Outro Roma em chassi Volvo da Amatur: há anos a empresa atende a diversas precaríssimas ligações rodoviárias através da Amazônia, conectando entre si quatro das capitais da região: Boa Vista (RR), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) (foto: Tailisson Fernandes / onibusbrasil).
-
- Mascarello-Volvo da Amatur, em fevereiro de 2021 sendo retirado de atoleiro na BR-319, entre Porto Velho e Manaus (foto: portal viajanteexplorador).
-
- Ônibus GranMini escolar sobre chassi Mercedes-Benz LO 812 para o governo do Estado do Paraná, exibido na feira Transpúblico 2009 (foto: LEXICAR).
-
- GranMini escolar (foto: LEXICAR).
-
- GranMicro com mecânica Agrale a serviço do Ministério da Defesa, em Brasília (DF) (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- GranMicro semelhante, também em chassi Agrale, nas cores do Exército Brasileiro (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- GranMicro em chassi VW 9.150 operado pela Cooperativa União, de Cubatão (SP) (foto: Deivid Antonio / onibusbrasil).
-
- GranMicro da mesma geração, porém com a frente ligeiramente diferente, pertencente à empresa Stadtbus; dotado de chassi Agrale MA9.2, o ônibus operava em Cachoeirinha (RS) (foto: Gianluca L. Sbroglio / busologosdosul).
-
- GranFlex 330 (posteriormente Roma 330), versão simplificada para fretamento, de 2009.
-
- Roma 330 em chassi Volvo B270F pertencente à Viação São Silvestre, de Brumadinho (MG) (foto: Júlio César Eusébio Alves / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi Volvo B270F, em teste no transporte paulistano em 2011 (fonte: portalinterbuss).
-
- GranVia em chassi VW 18.3120 EOT na frota urbana do Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR) (fonte: portal onibusbrasil).
-
- GranVia 2011 de três portas no serviço integrado de Porto Alegre (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- GranVia de três portas com mecânica Mercedes-Benz OF operado pela Emflotur, de Florianópolis (SC) (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- GranVia em chassi OF-1722 operando em linha alimentadora do sistema BRT do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Renan Vieira / ciadeonibus).
-
- GranVia 2011 em chassi Volvo B270F na frota da operadora MS Turismo, de Fortaleza (CE) (foto: Bruno Nunes; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / mobceara).
-
- Carroceria GranVia utilizada pela Agrale, em 2012, para divulgação de seu novo chassi MA 17.0 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- O médio GranMidi na versão atualizada no final de 2010 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- GranMidi 2011 sobre VW 17.230 operado pela MS Turismo, de Fortaleza (CE) (foto: Wescley Costa; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusbrasil).
-
- GranVia Midi em chassi curto Agrale MA 15.0 a serviço da cooperativa de transportes Coobrataete, de Brasília (DF) (foto: Marcelo Henrique / onibusbrasil).
-
- Propaganda de outubro de 2013 comemorando o décimo aniversário de criação da empresa.
-
- Publicidade mostrando a linha de minis, micros, midis e urbanos Mascarello em 2012 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
-
- O modelo GranMicro teve o estilo atualizado em 2012; aqui, a versão rodoviária.
-
- Articulado GranMetro, lançado na 9a FetransRio, no final de 2012 (foto: Roberto Marinho de Souza).
-
- Mascarello GranMetro (foto: Josenilton Cavalcante da Cruz).
-
- GranMetro articulado com vidros colados e portas à esquerda em chassi Mercedes-Benz O-500UA atuando no transporte urbano de Brasília (DF) (foto: Mateus Vasconcelos / onibusbrasil).
-
- O mesmo conjunto na versão com portas à direita.
-
- O mesmo modelo, aqui sobre chassi Volvo e com portas à direita, operando no sistema integrado de Porto Alegre (RS) (foto: Lucas Rosa / onibusbrasil).
-
- Articulado Mercedes-Benz com carroceria GranMetro da operadora Biguaçu, de Florianópolis (SC) (foto: Isaac Matos Preizner / imponibus).
-
- GranMetro articulado com mecânica Volvo B340M operando no sistema integrado de Belo Horizonte (MG) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
-
- GranMetro em chassi articulado Volvo na frota da empresa Transportes Santa Maria, uma das operadoras do sistema BRT do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Marcelo Almirante).
-
- Publicidade de setembro de 2011 para o novo rodoviário Roma 370.
-
- Roma 310 em chassi OF-1721 na frota da empresa Haverroth Transportes Coletivos, de Ituporanga (SC) (foto: Robson Eduardo Pessoa / egonbus).
-
- Um Mascarello Roma 310 circulando em Porto Velho (RO) em fevereiro de 2023 (foto: Marcos C. Filho / roadbus).
-
- Em 2013 foi apresentada a versão da carroceria urbana GranMetro para chassis não articulados; o ônibus da imagem, com mecânica VW, pertenceu ao Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR).
-
- Veículo semelhante, da mesma empresa, em vista 3/4 posterior (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- GranMetro de três portas operado em Porto Alegre pela concessionária municipal Carris (RS) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- Ônibus da Carris de mesma carroceria, com chassi Volvo B290R (fonte: portal busologosdosul).
-
- Carroceria GranMetro sobre chassi Volvo de piso baixo BR290R, a serviço da Infraero, operando no aeroporto de Florianópolis (SC) (foto: Juliano Damásio / onibusbrasil).
-
- Outro ônibus da mesma série em vista traseira (foto: Krayon Klein / onebusbr).
-
- GranVia BRS em chassi VW 16.230 OT na frota da empresa uruguaia Micro (foto: Maty Bardesio / Transporte Uruguayo).
-
- O mesmo ônibus da imagem anterior, operando na cidade de Rivera, fronteiriça a Santana do Livramento, no extremo Sul do Brasil (foto: Maty Bardesio / Transporte Uruguayo).
-
- Outro carro da mesma série uruguaia, ainda na fábrica da Mascarello, pronto para entrega (foto: Felipe Dn / onibusbrasil).
-
- Urbano GranVia sobre chassi de motor traseiro VW 18.320, exposto na feira FetransRio 2014 (foto: LEXICAR).
-
- O desenho do GranVia foi revisto em 2014; na imagem a versão urbana convencional, para chassis com motor dianteiro.
-
- GranVia Midi 2014 nas inusitadas cores da empresa Nilopolitana, de Nilópolis (RJ) (foto: Roberto Marinho de Souza).
-
- GranVia 2014 em chassi Volvo B270F da Emtracol, operadora urbana de Teresina (PI) (foto: Wellington Fernandes / onibusbrasil).
-
- GranVia extralongo, com três portas, terceiro eixo e motor dianteiro Volvo B270F, operado pela Gidion Transporte e Turismo, de Joinville (SC) (foto: Diego Lip / onibusbrasil).
-
- Rodoviário Roma 370, na edição 2015, aqui sobre chassi Volvo de três eixos (o modelo foi a seguir renomeado Roma R8).
-
- Rodoviário Roma R6.
-
- Roma R6 sobre chassi VW de motor traseiro da empresa GVTur, de Gravataí (RS) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
-
- Roma R4 montado sobre chassi Agrale MT 17.0, exportado para a cooperativa U.C.O.T., operadora urbana em Montevidéu, Uruguai (foto: Jovani Cecchin / onibusbrasil).
-
- Roma R3 em chassi Mercedes-Benz O500 R do Expresso Araguari, da cidade mineira de mesmo nome (foto: Arthur Micelli / onibusbrasil).
-
- Roma M4 sobre chassi Volvo da Silva Tur Transportes, de Barra Velha (SC) (foto: Egon Rohde).
-
- Modelo Roma M2, para transporte intermunicipal e de curtas e médias distâncias.
-
- Roma M2 sobre chassi Volkswagen da empresa de fretamento Araucar, de Araucária (PR) (foto: Isaac Matos Preizner).
-
- Roma M2 da Italy Transporte & Turismo, de Jaraguá do Sul (SC) (fonte: site egonbus).
-
- GranMicro S3 na versão urbana.
-
- GranMicro S3 operando no transporte integrado urbano de Joinville (SC) (foto: Alexadre Francisco Gonçalves / egonbus).
-
- Mascarello GranMicro S3.
-
- GranMicro sobre chassi Volkswagen S-150 com três eixos na frota da Empresa Joaçabense, de Luzerna (SC) (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
-
- GranMini "rodoviário" 2015.
-
- GranMini sobre chassi Volkswagen exposto da feira Agrishow 2015, no stand da Comil Silos, como ônibus para transporte rural (foto: LEXICAR).
-
- Recebeu carroceria GranMini o primeiro mini-ônibus a bateria construído em conjunto pela Itaipu e Agrale em 2015.
-
- GranMini em chassi Mercedes-Benz LO-916 fornecido em 2014 para a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro; a imagem foi tomada logo após sua passagem por Curitiba, a caminho do Rio (foto: Guilherme Neudorff / onibusbrasil).
-
- O mesmo carro, já numerado e emplacado, a serviço da Comlurb em 2028 (foto: Leonardo Lopes / onibusbrasil).
-
- Mascarello GranMidi intermunicipal 2015.
-
- Rodoviário GranMidi da empresa Castilho & Cia., de Ponte Serrada (SC) (foto: Djianinih Mileski / egonbus).
-
- GranMidi-OF com vidros colados da Santa Terezinha Viagens, de Fortaleza (CE) (foto: Keneth Deri Evans / mobceara).
-
- GranClass - Modelo Iveco sobre o novo chassi 150S21 equipado com carroceria Mascarello.
-
- Mascarello GranClass, mais uma vez exposto no stand da Comil Silos, agora no Agrishow 2017 (foto: LEXICAR).
-
- Urbano GranVia: o estilo não mudou desde o lançamento três anos antes.
-
- GranMicro S2.
-
- Em 2017, em conjunto com a VWC, a Mascarello venceu concorrência para o fornecimento de 100 micro-ônibus para a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia; os veículos possuem chassi 9.160 OD e carroceria GranMicro S2 (fonte: site mobceara).
-
- GranMicro S2 em chassi VW 8.160 OD a serviço da empresa carioca de limpeza urbana Comlurb (foto: Leandro Machado de Castro / onibusbrasil).
-
- Mais um GranMicro S2 da Comlurb, este em chassi VW 9.180/S, fotografado na Via Dutra com destino ao Rio de Janeiro (foto: Guilherme Gomes / onibusbrasil).
-
- GranMicro S4, modelo com vocação rodoviária lançado em 2017.
-
- GranMicro S4.
-
- Um dos dez GranMicro S4 em chassi VW 11.180 adquiridos em 2024 pelo Expresso Setelagoano, de Sete Lagoas (MG) (foto: Rafael wan der Maas / onibusetransporte).
-
- O micro de Sete Lagoas em vista oposta (foto: Rafael wan der Maas / onibusetransporte).
-
- GranMicro S3, novidade de 2018.
-
- S3 na versão com vidros colados e ar-condicionado.
-
- S3 com duas portas para uso em transporte coletivo.
-
- GranMicro S3 em chassi VW 9.160 OD do Corpo de Bombeiros de Rondônia (foto: Marcos Cabral Filho).
-
- Mascarello GranMicro S3.
-
- GranMicro S3 sobre chassi Iveco 4x4, preparado para o programa federal Caminho da Escola na configuração ORE 1 - Ônibus Rural Escolar Pequeno.
-
- Um dos quatro GranMetro low entry com chassi Volkswagen 18.280 OT LE adquiridos em 2017 pela operadora TCB, de Brasília (DF).
-
- Outro carro da mesma série visto pela lateral esquerda (foto: José Antônio Gama / onibusbrasil).
-
- Ello, novo rodoviário para curtas e médias distâncias de 2019.
-
- Mascarello Ello sobre chassi VW.
-
- Uma das 30 carrocerias Ello com mecânica Iveco 17-280 fornecidas em 2024 para o Expresso Nordeste, de Campo Mourão (PR), para serviços de fretamento.
-
- Mascarello GranMetro sobre chassi VW 17.280 OT com transmissão automática - uma das 15 unidades exportadas para Aruba em 2019.
-
- Em maio de 2019 a Mascarello realizou sua primeira exportação para o Haiti - um rodoviário Roma M2 em chassi VW 17.230 EOD.
-
- Em agosto do mesmo ano dois articulados GranMetro sobre Mercedes-Benz O 500 UA foram vendidos para Santa Cruz de la Sierra, Bolívia.
-
- Mais quatro rodoviários Roma, agora no modelo M4, foram enviados para o Haiti em setembro; utilizavam chassi Mercedes-Benz OF 1730.
-
- Novo Roma R6, lançado em 2019.
-
- Novo Roma R6.
-
- Mascarello GranVia, em 2020 montado sobre chassi elétrico BYD.
-
- GranVia em chassi BYD.
-
- Em outubro de 2021 a Mercedes-Benz venceu licitação para fornecimento de 2.600 para o programa Caminhos da Escola; a Mascarello encarroçará parte dos chassis LO-916 encomendados.
-
- Segundo política própria de venda de chassis nus e encarroçados, a Iveco escolheu a Mascarello como responsável por seu ônibus escolar sobre o novo chassi 10-190, lançado em setembro de 2021; o modelo GranMicro S3 foi tomado como base.
-
- Iveco Bus 10-190 equipado com elevador para alunos com dificuldades de locomoção.
-
- A carroceria urbana GranVia teve o estilo atualizado em 2023; a imagem foi tomada em abril, na fábrica de Cascavel, por ocasião da apresentação do modelo (no caso equipado com chassi VW 17.260 OD) (foto: Carlos Campos / onibusbrasil).
-
- O mesmo veículo em vista oposta (foto: Derles Borges Pichoff / onibusbrasil).
-
- GranVia em chassi Iveco 17-280 do Rápido Sumaré, de Sumaré (SP): cem unidades foram adquiridas em 2024 pela empresa; o ônibus da foto atua do sistema urbano de Piracicaba (SP) (foto: Rafael Caetano / onibusbrasil).
-
- O mesmo carro visto pela lateral direita.
-
- GranVia sobre Mercedes-Benz OF-1721 operado pela Linave Transportes, de Nova Iguaçu (RJ) (foto: Rodrigo Miguel / onibusbrasil).
-
- Rodoviário Roma R6, no stand da Mascarello na feira Lat.Bus 2024; este, como os demais ônibus expostos pela empresa, traziam chassis Mercedes-Benz (foto: LEXICAR).
-
- Roma R6 em chassi de três eixos.
-
- Roma R4, uma das duas novidades Mascarello na mostra (foto: LEXICAR).
-
- Mascarello Roma R4 (foto: LEXICAR).
-
- Roma M4, para chassis com motor dianteiro, também lançado no evento (foto: LEXICAR).
-
- Mascarello Roma M4 (foto: LEXICAR).
-
- Ao utilizar motor dianteiro, a carroceria M4 abre grande espaço para bagagens na extremidade traseira.
-
- Roma R6 em chassi Mercedes-Benz O500 RS adquirido pela Viação Piracicabana, de Piracicaba (SP) (foto: Almir Alves / onibusbrasil).
-
- O mesmo carro da Piracicabana em vista traseira (foto: Carlos Júnior / onibusbrasil).