MASAL
|
Empresa altamente verticalizada, fabricando a maior parte dos componentes utilizados em seus equipamentos, a Masal – Máquinas Agrícolas Santo Antônio da Patrulha S.A. foi fundada em 1953, por Leonel Barcellos, com o objetivo de produzir implementos agrícolas rebocados, tais como colhedoras, adubadeiras, carretas e carros-tanque. Na década de 70 chegou a produzir colheitadeiras automotrizes, seu primeiro (e até hoje único) equipamento autopropelido.
No final dos anos 80 passou a fabricar guindastes e implementos florestais embarcados em Santo Antônio da Patrulha e Caxias do Sul (RS) e em 2001 adquiriu o controle da Metalúrgica Jacuí, de Cachoeira do Sul (RS), fundição e fabricante de equipamentos agrícolas. Em 2013 informou planejar a construção de nova fábrica em Farropupilha (RS), destinada à produção de guindastes de médio e grande porte, com os quais veio a conquistar importante participação no mercado.
<masal.com.br>
- Colheitadeira Masal rebocada por trator tcheco Zetor em imagem da década de 50 (fonte: Paulo Roberto Steindoff / tratoresantigos).
- Colheitadeira tracionada Madal (fonte: Paulo Roberto Steindoff / tratoresantigos).
- Colheitadeira autopropelida Madal (fonte: Paulo Roberto Steindoff / tratoresantigos).
- Leonel Barcellos, fundador da Madal (à direita) com sua colheitadeira autopropelida, aqui equipada com esteiras e grande tolde de proteção - para o operador e a carga (fonte: Paulo Roberto Steindoff / tratoresantigos).
- Garra florestal CF 5570 montada em trator Valtra, um dos muitos equipamentos embarcados hoje produzidos pela Madal.