MARCOPLAN
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Marca das empilhadeiras fabricadas pela Marcon, Portolan & Cia. Ltda., de Caxias do Sul (RS), fundada em 1967 por José Marcon e Ary Paulo Portolan, dois ex-sócios da Madal, da qual se afastaram no ano anterior. Embora inicialmente tenha se anunciado como “oficina mecânica especializada em conserto de tratores“, a empresa já iniciou sua trajetória construindo máquinas pesadas. Dois anos depois redefiniria seu âmbito de atividades como “fábrica de implementos hidráulicos, agrícolas e rodoviários“.
Os primeiros equipamentos pesados produzidos pela Marcoplan foram as empilhadeiras MP-E3-00 e MP-E7-00, para 3,0 e 7,0 t e elevação até 5,0 m. Fabricadas segundo projeto próprio, a primeira era equipada com motor Willys de 57 cv a gasolina e, a segunda, com opção de motor Chevrolet a gasolina (142 cv), Mercedes-Benz (94 cv) ou Perkins (110 cv). Estas foram das primeiras empilhadeiras brasileiras a diesel (até então as máquinas utilizavam somente gasolina como combustível). Ambas traziam direção hidráulica e caixa de câmbio Chevrolet de quatro marchas (a máquina de 3,5 t com reversão). Em 1968 os equipamentos ganharam nova nomenclatura: MPE 3-00-00 e MPE 7-00-00. No ano seguinte foi introduzida a versão MPE 8-00-00, para 8,0 t.
Como resultado da fraca estrutura fabril e do alegado estoque insuficiente de componentes, a produção inicial foi muito reduzida (13 unidades em 1969, 37 em 1970 – cerca de 10% do que fornecia cada uma das grandes Clark, Hyster e Yale). Ainda assim, a empresa não deixou de investir no desenvolvimento de novos equipamentos e, em 1971, além de lançar um modelo de três toneladas a diesel (MWM de 52 cv) e de projetar outro, com 2,5 t a gasolina, buscou na Alemanha tecnologia para a introdução de transmissão automática nas suas máquinas.
Em 1971 a Marcoplan construiu o primeiro guindaste florestal gaúcho, projetado a partir de um modelo finlandês Valmet. No início do ano seguinte iniciou a fabricação em série do modelo guindaste MP-31806, montado em tratores ou caminhões, com giro de 360o, capacidade para 3,3 t e alcance horizontal de 6,0 m e vertical de 4,0 m. O equipamento podia receber grande variedade de acessórios, entre os quais garfos para paletes, garras para toras e caçambas. No mesmo ano a empresa passou a oferecer lâminas frontais e centrais para tratores agrícolas; de acionamento hidráulico, eram montadas em chassi próprio adaptável a diversas marcas de tratores. A seguir lançou mais dois guindastes embarcados, para 1,3 e 4,0 t, e duas novas empilhadeiras, para 4,0 e 5,0 t (MP-4 e 5), com motor MWM de 52 cv e 56 cv.
Em 1972 a Marcoplan se transformou em Sociedade Anônima e dois anos depois deu início à construção de nova fábrica. No final do ano seguinte a empresa alcançaria a marca de 150 empilhadeiras e 400 guindastes produzidos. Entre 1972 e 1973 a empresa chegou a projetar e construir o protótipo de um rebocador de aviões, equipamento que quatro anos depois seria concluído pela Madal.
Em 1975 introduziu em linha três novas empilhadeiras – duas versões mais leves, com capacidade para 1,0 e 1,5 t (Marcoplan Júnior, com motor diesel Agrale refrigerado a ar de 16 cv ou VW 1300 a gasolina ou GLP), e uma para 10,0 t (MP-10, a mais pesada do país), com elevação de até 6,0 m e quatro opções de motor – três a diesel (Mercedes-Benz de 110 cv, Perkins e MWM de 114 cv) e um a gasolina, sob encomenda (Chevrolet de 152 cv). Também passou a equipar parte de suas máquinas com transmissão hidrostática – mais um de seus pioneirismos. Além dos gastos com o desenvolvimento de produtos, a Marcoplan teve que realizar grande esforço financeiro para estruturar a planta e aumentar a capacidade de produção.
Os investimentos realizados se refletiram positivamente nas vendas (que cresceram de 48 unidades, em 1974, para 89 no ano seguinte e 154, em 1976), porém endividaram em excesso a empresa, situação agravada pela crise geral do setor, iniciada em meados de 1975. Em abril de 1977 85% do controle foi repassado para a Madal, que a partir daí passou a produzir as empilhadeiras e os guindastes com a sua marca.
Ao ser vendida, a Marcoplan tinha prontos seus dois primeiros guindastes autopropelidos, com capacidade para 7,0 e 9,0 t e motor Perkins de 114 cv, imediatamente lançados pela Madal em maio de 1977.
[LEXICAR agradece a Eloi Jacob Marcon pelas preciosas informações históricas incluídas na atualização desta página.]
- Trator Fiat italiano equipado com lâmina Marcoplan fabricada em 1967 (fonte: Eloi Jacob Marcon).
- Publicidade de dezembro de 1967, certamente das primeiras da Marcoplan (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Empilhadeiras Marcoplan em propaganda de dezembro de 1968 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Empilhadeira Marcoplan MP-E3-00, para 3,0 t (fonte: Transporte Moderno).
- Marcoplan MP-E7-00, para 7,0 t (fonte: Transporte Moderno).
- A empilhadeira Marcoplan de sete toneladas em fotografia de 1969 (fonte: Eloi Jacob Marcon / O Cruzeiro).
- Note-se, neste anúncio de 1969, que já eram três as versões produzidas pela Marcoplan (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- O primeiro guindas florestal gaúcho (aqui em fase final de testes) foi construído em 1971 pela Marcoplan (fonte: Eloi Jacob Marcon).
- Guindaste MP-31806, novidade de 1972; o trator é um Allis-Chalmers HD-8.
- Lâmina hidráulica central para tratores agrícolas, aqui equipando um CBT (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Emilhadeira Marcoplan - "única nacional com motor diesel", estampava este anúncio de maio de 1972.
- Com diversas opções de motores, eram quatro os modelos de empilhadeiras Marcoplan em 1974.
- Três novas empilhadeiras foram lançadas em 1975: à esquerda, MP-10 - a maior do país na época, para 10,0 t, e a pequena MP-1.5, para 1,5 t.
- Publicidade de novembro de 1975, divulgando o lançamento das primeiras empilhadeiras nacionais com transmissão hidrostática.
- Empilhadeira Marcoplan para 5 t, com capacidade de elevação de até 4,0 m; o motor era MWM de quatro cilindros (fonte: site retromecanica).
- Marcoplan M-75 (para 7,5 t), de 1971, com motor Mercedes-Benz - então a única fabricada no Brasil com motor diesel (fonte: site sp.quebarato).
- Marcoplan M-120, para 12 t; equipada com motor Perkins, se encontrava à venda pele internet em 2010 (fonte: sp.quebarato).