MANTA
|
Protótipo de competição construído em Curitiba (PR), entre 1971 e 73, por Márcio Leitão e Enzo Scarletti. Projetado para disputar o primeiro Campeonato Brasileiro de Viaturas Esporte Nacional, categoria criada em 1971 para abrigar protótipos brasileiros, o carro tinha carenagem de alumínio desenhada por Ary Schneider – também projetista de planadores – e três versões de chassi tubular reforçado por chapas também de alumínio. Os chassis eram selecionados em função da motorização escolhida (e, conseqüentemente, da Classe da Divisão 4 na qual o carro seria enquadrado). Assim, o chassi I, equipado com motor Volkswagen, Chevrolet ou Ford de quatro cilindros era destinado à Classe A; o chassi II, com FNM 2000 e 2150 e Dodge 1800, à Classe B; e o III, com Chevrolet seis cilindros e Chrysler e Ford V8, à C. Ágil e leve, com 170 cv e 570 kg na versão com motor FNM, os carros conseguiram bons resultados nas temporadas de 1971 e 72, em especial na Classe A. Consta que oito protótipos e um Super Vê teriam sido construídos, no total. O único sobrevivente conhecido hoje compõe o acervo do Museu do Automóvel de Curitiba.
- Manta com motor Volkswagem 1600 do piloto paranaense Luís Moura Brito (foto: Rogério P. D. Luz).
- Manta com motor Chrysler V8, vice-campeão brasileiro de construtores de 1975, no circuito de Tarumã pilotado por Valdir Favarin (fonte: site mestrejoca).
- O mesmo protótipo, também pilotado por Valdir Favarim, em prova diferente e com outros patrocinadores (fonte: site rodrigomattardotcom).
- Manta Super-Vê, pilotado por Luís Moura Brito em 1974 (fonte: site mestrejoca).