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MANFRO | galeria

Empresa de Caxias do Sul (RS), a Hidráulicos Manfro iniciou a fabricação de trailers para lazer e uso comercial em 1963. Foi uma das pioneiras no país na construção de carros-casas, ao lançar o modelo Super Manfro Motorhome, em 1975. O veículo, com detalhes estilísticos bem originais (linhas quadradas, janelas panorâmicas tomando parte do teto, faróis sêxtuplos) era montado sobre chassi Mercedes-Benz 1113. Sua carroceria de fibra de vidro, com dez metros de comprimento e capacidade para alojar seis passageiros, dispunha de compartimento traseiro com acesso externo, dimensionado para transportar motocicletas, barcos e até um micro-trator.

O interior era bem equipado e recebia acabamento esmerado: ar condicionado, sistema de som de 400 W, televisor, quatro tetos solares, estofados revestidos de veludo, móveis com revestimento externo e interno de fórmica, piso de vulcapiso e rede de água quente e fria, com reservatório de 2.000 litros; o banheiro era importado dos EUA e as três geladeiras, da Argentina. Para suprir de energia todos esses itens de conforto, o carro possuía gerador e oito baterias.

Além deste, a Manfro dispunha de modelos menos sofisticados, rebocados ou montados sobre chassis leves ou rebocados. Dentre os rebocados, produzia desde carretas-barraca a trailers maiores, com até dois eixos. Havia dois modelos de carretas, ambas com carroceria moldada em plástico reforçado com fibra de vidro: Cri-Cri, com acesso traseiro, trazendo uma barraca de lona dobrável para quatro pessoas; e Machão, com a mesma capacidade, cozinha completa, pneu de reserva montado na traseira e acesso pela lateral direita. Os trailers, de nome Cobra e também em fibra, possuíam linhas elegantemente aerodinâmicas e interior luminoso, racional e bem acabado. Aparentemente a produção de veículos para campismo, pela Manfro, durou toda a década de 70.

Mais tarde a empresa passou a se dedicar à fabricação de capotas para picapes Ford (F-100 e Pampa) e Volkswagen Saveiro. Eram modelos de desenho e acabamento bem cuidados, porém restritos ao fechamento da caçamba, sem acesso direto à cabine.

 





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