> MALAVASE

MALAVASE | galeria

Mecânico residente em Jarinu (SP), José Antonio Malavase sempre foi apaixonado por automóveis Ford. Desde 1982 proprietário de uma oficina mecânica, em 2003 decidiu construir uma réplica, fiel o possível, do primeiro automóvel projetado por Henry Ford, o Quadricycle de 1896.

Com base em dimensões estimadas e utilizando o método de “tentativa e erro”, preparou em sua própria oficina o chassi metálico, a carroceria de madeira e grande parte dos componentes mecânicos do carro, tais como eixos, transmissão e freios. Adotou rodas de bicicleta com cubos reforçados e um fabricante de charretes forneceu os feixes de molas. Para a propulsão, utilizou um motor estacionário de 7,5 cv com transmissão por correias e correntes. Em abril de 2011, oito anos depois de iniciado, deu por concluído o seu automóvel.

Satisfeito com o resultado, imediatamente começou a planejas a construção de sua segunda réplica, agora do Ford A 1903. Do mesmo modo como procedeu antes, Malavase produziu o carro “em casa”, utilizando algumas peças e componentes mecânicos modernos (entre eles, coroa e pinhão de transmissão de moto e outro motor estacionário de 7,5 cv, dessa vez com partida elétrica). Construiu ele mesmo o chassi e a carroceria de madeira, com para-lamas e outros detalhes em metal. As rodas com raios de madeira vieram de charretes. À falta de radiador, desnecessário para o motor utilizado, mas existente no original, representou-o por meio de uma placa de madeira pintada.

Reconhecendo a iniciativa do criador das réplicas, a Ford norte-americana o presenteou com a reprodução das plaquetas de identificação utilizadas pelo fabricante em seus primeiros carros.





GmailFacebookTwitter