MAJOR
|
Sediada no Rio de Janeiro (RJ), em meados da década de 50, a Fábrica de Carrosserias Major S.A. se propunha (“pela primeira vez no Brasil“) renovar automóveis usados, para eles construindo carrocerias metálicas tipo station-wagon totalmente novas e recondicionando os órgãos mecânicos, quando necessário. A empresa prometia “acabamento irrepreensível” e fornecimento de estofamento “nas cores da moda“.
Eram oferecidas versões de duas e quatro portas e modelos fechados, tipo furgão e ambulância, ao estilo da época – “modêlo 56“, como veiculava em seus anúncios. Se desconhece a quantidade de carrocerias fornecida. A única imagem disponível de seus carros, publicada abaixo, se refere a um exemplar montado sobre chassi norte-americano não identificado de 1937, exposto em 1956 numa das agências do jornal Correio da Manhã.
[LEXICAR agradece a Jorge A. Ferreira Jr., cuja contribuição viabilizou a preparação desta página.]
- Propaganda da Fábrica de Carrosserias Major, publicada em 1956 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Chassi de automóvel 1937 renovado com carroceria Major; exposto no Rio de Janeiro em 1956, foi anunciado como o "primeiro carro inteiramente reconstruído no Brasil" (fonte: Revista Automóvel Clube).