LOPES SAES
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Empresa artesanal de Marília (SP), ativa entre as décadas de 40 e 70, a Indústria de Carrocerias Hispano-Brasileira Lopes Saes & Cia. foi fundada em 1933 pelo imigrante espanhol Manoel Lopes Saes, que até então fabricava carroças e carros de boi em Barra Bonita, também no interior do Estado de São Paulo. Como era usual, por muitos anos trabalhou apenas com chassis importados, em geral de caminhão, raramente novos, utilizando madeira como matéria prima para a construção da estrutura dos veículos. Em torno de mil unidades foram produzidas ao longo dos seus mais de 40 anos de atividade como fabricante.
Embora tivesse âmbito de atuação fundamentalmente local, raramente extravasando os limites do estado, em 1953 ganhou alguma notoriedade ao vencer concorrência para o fornecimento de ônibus para a CMTC, operadora municipal paulistana. A Saes, que chegou a contar com mais de cem empregados, deixou de construir carrocerias em 1974, a partir de então se limitando a proceder a serviços de manutenção e reforma. A empresa cerrou as portas em 1999.
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- Chassi Ford COE 1939, exemplo da produção inicial da Lopes Saes (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Ônibus urbano Lopes Saes com estilo inspirado no GM Coach, em anúncio de jornal de 1953; o modelo da imagem, sobre chassi com motor traseiro, foi construído para a cidade de Bauru (SP) (fonte: site toffobus).
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- Três carrocerias Lopes Saes de meados dos anos 50, sobre chassis de caminhão Ford F-8 e Mercedes-Benz LP-312 (no centro), fabricadas para a empresa Silva & Cia., de Marília (SP).
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- Da empresa Ouro Branco, de Londrina (PR), era este Lopes Saes construído sobre chassi não identificado (fonte: Carlos Alberto Vitorio).
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- Um Lopes Saes da Empresa Auto Ônibus Macacari, de Jaú (SP) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- O mesmo modelo sobre um chassi pesado, possivelmente FNM, de Barão de Antonina (SP).
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- Visivelmente inspirado no Nielson Diplomata, este rodoviário com teto em dois níveis sobre chassi Mercedes-Benz LP-321 pertenceu ao Expresso Maringá, da cidade paranaense de mesmo nome (fonte: Silvino Bittencourt / onibusnostalgia).
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- Outra imagem do mesmo carro número 100 do Expresso Maringá (fonte: Régulo Franquine Ferrari / onibusnostalgia).
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- Provavelmente montado sobre chassi Mercedes-Benz LP-312, este Lopes Saes do final da década de 50 operou na frota da Viação São Matheus, de Rinópolois (SP) (foto: João Filho Guimarães).
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- Lopes Saes sobre chassi Mercedes-Benz LP-321 fornecido no final da década de 60 para a Empresa Auto Ônibus Paulicéia, de Piracicaba (SP) (fonte: site toffobus).
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- Cinco Mercedes-Benz LP-321 com carroceria rodoviária Saes da Viação Brasília, de Fátima do Sul (MS) (foto: Masuo Yasunaka; fonte: Régulo Franquine Ferrari).
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- Lopes Saes sobre chassi Mercedes-Benz LP-321, da mesma época, utilizando elementos de carrocerias monobloco Mercedes, construído para a Viação Santa Isabel, de Unaí (MG).
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- De execução complexa, claramente inspirada no moderníssimo Carbrasa Flamingo, esta teria sido uma das derradeiras carrocerias fabricadas pela Lopes Saes (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- A mesma carroceria sobre Mercedes-Benz LP (foto: João Filho Guimaraes / onibusbrasil).