LITTLE CROC |
Veículo anfíbio para cinco passageiros projetado e construído no Rio de Janeiro (RJ), a partir de 2014, por iniciativa de Lucas Machado e Paulo Valladares e sob a responsabilidade técnica do engenheiro naval João Henrique Lemos. Oficialmente apresentado no Rio Boat Show 2016, quando três unidades já haviam sido completadas, o veículo é produzido apenas por encomenda e, a princípio, somente para utilização em operações turísticas.
Partindo-se de um conceito básico inspirado nos antigos anfíbios militares DUKW (veja Biselli Camanf), os detalhes do projeto foram sendo alterados e aperfeiçoados ao longo do processo de construção. Como base mecânica foi escolhido o jipe Suzuki Jimny (motor a gasolina de quatro cilindros, 1.328 cm3 e 85 cv, câmbio de quatro marchas, tração 4×4 com caixa de transferência e reduzida, sistema de direção, eixos rígidos, rodas e suspensão por molas helicoidais). Dele também foram aproveitados o painel de instrumentos, volante e bancos.
Os órgãos mecânicos são montados num casco monobloco de fibra de vidro, recebendo a devida vedação. A embarcação é por fim equipada com os elementos de segurança específicos exigidos pelas autoridades marítimas, tais como rádio VHF, âncora, bomba d’água de porão, cabos para amarração, luzes de navegação e buzina, além de boias e coletes salva-vidas.
As rodas dianteiras exercem a função de leme. O deslocamento na água se dá por meio de um motor de popa elétrico – solução recentemente adotada, já que no primeiro exemplar a hélice era acionada por uma tomada de força acoplada ao motor do jipe, esquema logo substituído por um motor de popa convencional de dois tempos a gasolina com 15 cv e, por fim, pela unidade elétrica de 10 cv.