LINSHALM
|
Oito anos depois de chegar ao Brasil, em 1929, o imigrante austríaco Johannn Linshalm se fixou em Timbó (SC), onde abriu uma marcenaria para a construção de carroças e carretas de tração animal, sua especialidade. Como natural desdobramento desta atividade, Johann foi induzido a atender a outras demandas da comunidade local, esporadicamente fornecendo carrocerias de madeira para veículos de carga e passageiros. Este serviço acabou por se constituir em sua ocupação principal, levando-o a fundar a Carrocerias Linshalm Ltda., que ainda hoje opera, administrada pela terceira geração da família, fabricando furgões e semi-reboques.
Suas primeiras carrocerias inteiramente metálicas para caminhões foram executadas em 1970. Antes disto, porém, por mais de uma década, entre o final dos anos 40 e o início dos 60, a empresa reformou ônibus e fabricou caminhonetes e cabines-duplas de quatro portas sobre chassis-cabines, picapes e caminhões leves, tangenciando todo o período de gestação e nascimento da indústria automobilística brasileira.
Sempre de construção artesanal, seus veículos foram se aprimorando à medida que se desenvolvia a indústria nacional e recursos materiais se tornavam disponíveis. Esta transição pode ser constatada nas fotografias da galeria abaixo: partindo de chassis importados, com estrutura e revestimento de madeira e acabamento espartano, os carros ganharam carrocerias metálicas e melhor apresentação, até chegarem ao requinte do bem acabado três-volumes, desenvolvido sobre a picape Chevrolet nacional de 1959, com vidro panorâmico traseiro (do Ford F-100), cromados e pintura em duas cores.
<linshalm.com.br>
- Rústica carroceria de madeira com teto revestido de linóleo, sem janelas, sobre Dodge 1949.
- Transformado em meados da década de 50, este Ford 1947 recebeu carroceria metálica.
- Dodge 1951/2, com carroceria do início da década de 60; note os para-lamas traseiros, cedidos pela picape Chevrolet nacional.
- Caminhonete Chevrolet Brasil construída pela Linshalm, com linhas mais agradáveis do que o próprio original GM; veja o cuidado na personalização dos para-lamas traseiros.
- Projeto mais criativo da Linshalm, este três-volumes sobre picape Chevrolet encarnava os sonhos futuristas da época dos rabos-de-peixe e da inauguração de Brasília.