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LARTURIST | galeria

Empresa paulistana, de nome Larturist Veículos de Recreação Ltda., no início dos anos 70 iniciou a fabricação de campers – carrocerias-casas montadas sobre picapes ou chassis-cabines, sem que estes passassem por qualquer alteração estética ou mecânica, e que com facilidade podiam ser removidas para o uso do veículo no dia-a-dia. Na década seguinte a empresa também passou a construir  motor-homes, em diversas configurações em função do chassi utilizado: Noa-Noa, Bora-Bora e Tahiti.

Os campers eram montados sobre qualquer modelo de picape média, enquanto que as motor-casas podiam ser instaladas em ônibus, com ou sem alterações estéticas na dianteira, e em chassis Mercedes-Benz 608 e Ford F-4000. As carrocerias tinham estrutura de aço revestida com chapas de alumínio pré-pintadas e recebiam isolamento termo-acústico. No XIII Salão do Automóvel, em 1984, a empresa lançou dois bem equipados modelos intermediários, Tahiti T 400 e T 700, para chassis F-2000 e F-4000. Com capacidade para cinco e sete pessoas, respectivamente, traziam o visual típico dos campers – larga carroceria avançando sobre a cabine – porém eram típicos motor-homes, com o posto de direção integrado ao compartimento traseiro. Sua cabine, de plástico reforçado com fibra de vidro, foi construída com componentes das vans Furglaine.

A Larturist se manteve em operação até o final da década de 90.





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