KADRON
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Empresa paulistana do ramo de amortecedores, silenciosos, acessórios e equipamentos esportivos para automóveis, foi uma das pioneiras do país na fabricação de buggies. Registrada como Kadron Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., seus primeiros veículos foram produzidos no final de 1969, com carrocerias de fibra de vidro moldadas na fábrica Puma, também em São Paulo. Batizado com o nome Tropi, seu buggy foi o primeiro de projeto nacional. Sob o ponto de vista mecânico seguia a “cartilha” mundial: mecânica Volkswagen com motor traseiro refrigerado a ar e plataforma original encurtada (no caso em 35 cm) e venda sob a forma de kits ou montados, eventualmente com preparação do motor. Esteticamente, no entanto, o novo carro fugia a tudo que até então se fabricara na área.
Criado por Anísio Campos, o Tropi trazia inédito santantônio encoberto com fibra de vidro, conformando um arco tipo targa, e uma dianteira com estilo extremamente bem resolvido, onde os faróis ficavam lindamente encaixados sob discretas “pestanas” formadas pelo capô. Os primeiros exemplares fabricados não tinham tampa de visita do motor. Recebiam uma barra de borracha na dianteira, à guisa de para-choque (no ano seguinte substituídos por para-choques tubulares cromados) e lanternas traseiras do Fusca montadas em posição central, ao lado da placa de matrícula.
Explorando os estertores do clima “psicodélico” e “tropicalista” da década hippie que terminava, o carro vinha decorado com faixas, figuras geométricas e flores, tudo adesivado e em cores vivas. Como opcionais, eram oferecidos bancos esportivos, capota de vinil e rodas largas. Embora admitisse a utilização de chassis usados, a empresa exigia que os mesmos fossem encurtados em suas oficinas (para maior resistência, o corte da plataforma era em forma de V). Seus buggies foram os primeiros do país a saírem de fábrica com plaqueta de identificação e número de série.
No final de 1971, já produzidos em instalações próprias e simplesmente chamados Kadron, os buggies receberam suas únicas modificações de maior monta: faroletes dianteiros sobre os para-lamas (e não abaixo, como antes), lanternas traseiras da Variant, deslocadas para os lados, e grande abertura com tampa para acessar o motor. Também foram oferecidos, como opção, teto rígido removível na cor preta (imitando vinil) e portas com janelas de correr de acrílico, ambos em fibra de vidro. Embora em 1974 já estivesse fora de linha, com cerca de 600 unidades fabricadas, o buggy Kadron foi tão inovador que acabou por se tornar um ícone. O modelo vem sendo reproduzido, com maior ou menor fidelidade, por vários pequenos fabricantes, entre eles Caetano, German Racing, Mufacar e Swell. Em 1995 a Kadron foi vendida para a Cofap.
- Os primeiros buggies Tropi tinham apenas um borrachão como para-choque; a tampa da mala, ainda abrindo para trás, era fixada por fechos externos; os para-lamas também eram menores e tiveram que receber abas adicionais para evitar borrifos durante as chuvas (foto: Jornal do Brasil).
- Tropi de novembro de 1969 - certamente um dos primeiros produzidos (foto: Jornal do Brasil).
- Note a traseira da primeira versão do Tropi, com lanternas de Fusca e sem tampa de acesso ao motor (foto: Jornal do Brasil).
- O criativo Kadron Tropi foi o segundo buggy fabricado no país e primeiro com desenho brasileiro.
- Kadron 1970 (fonte: O Cruzeiro / Jorge A. Ferreira Jr.).
- Kadron Tropi de primeira geração (fonte: Autoesporte).
- Kadron 1971, fotografado dois anos depois em Camboriú (SC) (fonte: site autosclassicos).
- Linha de fabricação do Tropi, em 1970, na fábrica Puma (fonte: site obvio).
- Kadron Tropi 1972, posto à venda no Rio Grande do Sul em 2021 (fonte: portal ateliedocarro).
- Buggy Kadron 1972, com novas lanternas traseiras, tampa de visita do motor e opção de teto rígido (foto: Autoesporte).
- Tropi 1973, carro de coleção em 2021 (fonte: Paulo Roberto Steindoff; foto: Renato Bellote / autoentusiastas).
- Outra vista do mesmo extremamente bem conservado Tropi 1973 (fonte: Paulo Roberto Steindoff; foto: Renato Bellote / autoentusiastas).