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KADRON | galeria

Empresa paulistana do ramo de amortecedores, silenciosos, acessórios e equipamentos esportivos para automóveis, foi uma das pioneiras do país na fabricação de buggies. Registrada como Kadron Engenharia, Indústria e Comércio Ltda., seus primeiros veículos foram produzidos no final de 1969, com carrocerias de fibra de vidro moldadas na fábrica Puma, também em São Paulo. Batizado com o nome Tropi, seu buggy foi o primeiro de projeto nacional. Sob o ponto de vista mecânico seguia a “cartilha” mundial: mecânica Volkswagen com motor traseiro refrigerado a ar e plataforma original encurtada (no caso em 35 cm) e venda sob a forma de kits ou montados, eventualmente com preparação do motor. Esteticamente, no entanto, o novo carro fugia a tudo que até então se fabricara na área.

Criado por Anísio Campos, o Tropi trazia inédito santantônio encoberto com fibra de vidro, conformando um arco tipo targa, e uma dianteira com estilo extremamente bem resolvido, onde os faróis ficavam lindamente encaixados sob discretas “pestanas” formadas pelo capô. Os primeiros exemplares fabricados não tinham tampa de visita do motor.  Recebiam uma barra de borracha na dianteira, à guisa de para-choque (no ano seguinte substituídos por para-choques tubulares cromados) e lanternas traseiras do Fusca montadas em posição central, ao lado da placa de matrícula.

Explorando os estertores do clima “psicodélico” e “tropicalista” da década hippie que terminava, o carro vinha decorado com faixas, figuras geométricas e flores, tudo adesivado e em cores vivas. Como opcionais, eram oferecidos bancos esportivos, capota de vinil e rodas largas. Embora admitisse a utilização de chassis usados, a empresa exigia que os mesmos fossem encurtados em suas oficinas (para maior resistência, o corte da plataforma era em forma de V). Seus buggies foram os primeiros do país a saírem de fábrica com plaqueta de identificação e número de série.

No final de 1971, já produzidos em instalações próprias e simplesmente chamados Kadron, os buggies receberam suas únicas modificações de maior monta: faroletes dianteiros sobre os para-lamas (e não abaixo, como antes), lanternas traseiras da Variant, deslocadas para os lados, e grande abertura com tampa para acessar o motor. Também foram oferecidos, como opção, teto rígido removível na cor preta (imitando vinil) e portas com janelas de correr de acrílico, ambos em fibra de vidro. Embora em 1974 já estivesse fora de linha, com cerca de 600 unidades fabricadas, o buggy Kadron foi tão inovador que acabou por se tornar um ícone. O modelo vem sendo reproduzido, com maior ou menor fidelidade, por vários pequenos fabricantes, entre eles Caetano, German Racing, Mufacar e Swell. Em 1995 a Kadron foi vendida para a Cofap.





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