JQ RACING |
Oficina criada na década de 80 por Joel Queiroz (ex-mecânico da equipe Coopersucar, dos irmãos Fittipaldi), para a preparação e construção de monopostos de competição. Instalada em São Paulo (SP), junto ao autódromo de Interlagos, sua primeira criação foi um Fórmula Fiat inspirado no Reynard inglês, cujo chassi importou para servir de base para o seu projeto (todos seus carros seriam batizados JQ Reynard). Construído em 1984, pesava apenas 420 kg e, apesar de equipado com um pequeno motor Fiat de 1.300 cm3, que com a preparação não chegava a 120 cv, alcançava velocidades de até 230 km/h. O chassi, tubular revestido de alumínio, tinha quase todos os componentes fabricados na própria oficina. Spoiler dianteiro e aerofólio traseiro compunham a carenagem de plástico reforçado com fibra de vidro. Freios e barras estabilizadoras podiam ser reguladas durante a corrida, com o veículo em movimento. Graças à excelente estabilidade e à ótima relação peso-potência, o carro logo ultrapassou nas pistas o grande campeão da época Heve.
No ano seguinte Joel montou seu primeiro Fórmula Ford, também um JQ Reynard, só que agora com motor Ford 1.6 e câmbio de cinco marchas do Del Rey. Se a arquitetura e as características gerais do carro eram semelhantes (450 kg, 118 cv e velocidade máxima de 210 km/h), sua performance e comportamento dinâmico se mostraram ainda melhores. Foi um sucesso de vendas (muitas dezenas fabricadas) e, nas pistas, um campeão: venceu oito vezes o campeonato nacional – inclusive seis temporadas seguidas, entre 1986 e 1992 – e diversos estaduais, conquistando por onze vezes o campeonato gaúcho.