JOTAVÊ
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A J. V. Indústria e Comércio de Carrocerias e Ônibus Ltda., de João Vicentin Neto, iniciou suas operações como reformadora de ônibus, em 1979, em Ribeirão Preto (SP). Dez anos depois, em 1989, entrou no ramo de fabricação de carrocerias, decidindo conquistar o mercado pelos modelos mais complexos – os veículos para transporte rodoviário. Em fevereiro de 1991, quando metade da capacidade de suas instalações (quatro unidades mensais) já estava ocupada pela nova atividade, a empresa lançou uma família completa de modelos, Jotave I, II e III (respectivamente 3,20, 3,40 e 3,60 m de altura), com estrutura construída em aço galvanizado e janelas com perfis de alumínio pintados de preto. Cada carro foi apresentado sobre mecânica diferente: Mercedes-Benz O-362 e O-355 e (o modelo III) Scania 110. A empresa não procurou esconder suas fontes de inspiração, tal a identidade das carrocerias com o best-seller Marcopolo Viaggio. Aos três modelos logo veio se agregar uma versão curta para turismo, com 9 m de comprimento, com o nome Baby Bus.
Ainda em 1991, por demanda de uma operadora de ônibus local, a Jotave desenvolveu sua primeira carroceria urbana, para uma plataforma O-362 com motor traseiro. Este modelo, porém, não seria colocado em linha, mas sim outro, para chassis com motor dianteiro, lançado em maio do ano seguinte. Chamado City, suas linhas quadradas e simples eram assumidamente cópia do Marcopolo Torino.
O estilo dos rodoviários e do Baby foi alterado em 1993, dando-lhes um pouco de personalidade própria; dianteira e traseira foram redesenhadas e as versões com motor dianteiro ganharam grade com formato trapezoidal invertido; também o nome foi mudado: Stilus. A grade foi mais uma vez alterada no ano seguinte, aumentando de área e se tornando menos discreta e mais convencional do que a do modelo 93. Ainda em 1993 a empresa apresentou seu primeiro high-deck, o Primus, mais uma vez copiando um modelo Marcopolo. Com 13,20 m de comprimento e 3,80 de altura, montado sobre plataforma Volvo B12 com 3º eixo adaptado, o ônibus tinha cama para o motorista, dois aparelhos de TV, geladeira e cafeteira elétrica.
Em 1995 o Primus foi substituído pelo Mirage, sem sofrer maiores mudanças de estilo. Com ele foi apresentada a nova versão do urbano City, trazendo a primeira revisão estética, na frente e traseira, desde o seu lançamento. Também em 1995 foi lançado o primeiro (e único) micro da marca, denominado Free Way. Estas seriam as últimas criações da Jotave.
Poucos meses depois, já no ano seguinte, com cerca de 500 unidades fabricadas (mais de cem exportadas para o Chile), a empresa encerraria as atividades como encarroçadora. Retomando às origens, passou somente a prestar serviços de recuperação e reforma.
- Jotavê I, de 1991: tinha grande semelhança com os modelos rodoviários da Marcopolo.
- Chassi Mercedes-Benz O-362 numa das primeiras carrocerias construídas pela Jotave, este carro foi fornecido à Ramazini Transportadora Turística, de Sertãozinho (SP), que se tornaria uma das duas maiores clientes da encarroçadora.
- Outro Jotavê 1 da Ramazini, este sobre chassi curto O-362 (fonte: Orlando H. Silva / onibusbrasil).
- Jotavê III sobre chassi de três eixos Mercedes-Benz O-371 RSD (foto: Eder Pereira).
- Jotavê III sobre Mercedes-Benz O-371 RSD operado pela Heleno Tur, de Santa Rita do Viterbo (SP) (fonte: Pedro Carrasco Moya / onibusbrasil).
- Prospecto publicitário para o urbano City, lançado em 1992 (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Urbano City em chassi Mercedes-Benz OF-1318 diante da fábrica Jotavê; preparado para visitas de demonstração, foi posteriormente vendido para a Viação São Bento, de Ribeirão Preto (SP), outra grande cliente da encarroçadora (fonte: Reginaldo Vieira / onibusbrasil).
- Urbano Jotavê City sobre Mercedes-Benz OF.
- A Jotavê chegou a construir carrocerias padron sobre chassis pesados, como este Scania com motor traseiro L-113 para a Viação São Bento, de Ribeirão Preto (SP).
- City em chassi Scania F 113 HL na frota urbana da empresa Ramazini, de Sertãozinho (SP).
- Outro City sobre Scania da Ramazini, agora em chassi B 111 (foto: Rangel Rovaron Lopes / onibusbrasil).
- Jotavê City sobre plataforma Mercedes-Benz O-362 da Viação São Bento, de Ribeirão Preto (SP); o veículo foi posteriormente repotenciada com motor Cummins.
- Outro O-362 da São Bento, já com nova pintura (foto: Edivaldo Santos / onibusbrasil).
- Em 1993 o formato da vigia junto à porta dianteira do modelo urbano foi levemente alterado; o carro da imagem, sobre chassi OF, pertenceu à Transturismo Rio Minho, de Niterói (RJ) (fonte: sydney Junior / ciadeonibus).
- Jotavê City sobre chassi Volkswagen.
- Oito City em chassi OF, diante da fábrica, aguardam a entrega para o operador.
- Mais uma cópia da Marcopolo: protótipo do urbano City para chassis com motor traseiro; nas cores da Viação São Bento, acabou não entrando em produção (fonte: portal onibusbrasil).
- Com o Stilus, de 1993, as carrocerias Jotave começaram a ter personalidade própria; na foto, ônibus do Expresso Brasil, de Salvador (BA), montado sobre chassi Mercedes-Benz O-364 (foto: Daniel Brito / onibusbrasil).
- O mesmo ônibus, antes de receber as cores da operadora (foto: Felipe Pessoa / onibusbrasil).
- Stilus sobre Merceds-Benz O-371RS operando serviço turístico na Bahia (foto: Welder Dias).
- Rodoviário Stilus em plataforma Mercedes-Benz O-371 da empresa Piracicabana, de Piracicaba (SP), em fotografia oficial da fábrica.
- O Stilus da Piracicabana aparece na capa deste folheto publicitário da Jotavê (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
- Stilus com motor dianteiro e chassi VW.
- Stilus Baby, o Jotave de nove metros.
- O rodoviário Stilus 1994 perdeu um pouco em discrição com relação ao modelo do ano anterior; o exemplar da fotografia, na versão 3.40, está montado sobre chassi VW 16.180 de motor dianteiro.
- Um Jotavê Stilus em chassi OF-1318 preparado para exportação (fonte: Tarcisio Rodrigues da Silva / onibusbrasil).
- Primus, primeiro rodoviário de teto alto da Jotavê; sobre Mercedes-Benz O-371RSD, o veículo da imagem pertencia à frota de operadora turística Ramazini, de Ribeirão Preto (SP) (foto: Alessandro Alves da Costa).
- High-deck Jotave Mirage, lançado em 1995.
- City 1995, última versão do modelo urbano da Jotave, aqui sobre chassi VW, operando na CTA - a empresa pública de transportes de Araraquara (SP) (foto: Gabriel Dias).
- A JV forneceu alguns poucos micros Free Way; este, em chassi Mercedes-Benz, foi o primeiro fabricado.
- Micro Free Way em vista oposta.
- Jotavê Free Way em chassi VW 8.140 da operadora Andretur Viagens e Turismo, de Augusto Pestana (RS) (foto: Clederson Schmitt).
- O micro da Andretur visto pela traseira (foto: Rudinei Francisco Mantovani).