> JONI

JONI | galeria

Fabricante de carros infantis e de carretas para motos de São Paulo (SP), atuante entre a segunda metade da  década de 80 e o início dos anos 90 com a razão social Joni Indústria e Comércio de Mini-Veículos. Seus primeiros produtos foram o mini-bugue Buguinho, que tinha o requinte de ser acompanhado de santantônio e pneu estepe, e o Joninho, um carrinho inspirado no esportivo britânico MG.

Eram ambos construídos em plástico reforçado com fibra de vidro sobre chassis tubulares, impulsionados por motor Branco estacionário de 3,5 cv (106 cm3, dois tempos, refrigerado a ar), câmbio de duas marchas (frente e ré) e transmissão centrífuga (de motoneta) com acoplamento por correia e corrente – todo o conjunto instalado na traseira. A suspensão dianteira era independente por molas helicoidais. Os dois modelos vinham com freio de mão, volante esportivo, buzina, retrovisor, faróis, pisca-pisca e luz de freio; opcionalmente, podiam receber rádio AM-FM e pneu estepe.

Em 1987 a produção já chegava a 60 unidades mensais. A linha de veículos cresceu rapidamente, e no final daquele ano já eram oito modelos, todos derivados dos dois originais: a partir do MG, por exemplo, foi criado o Joninho Paquerinha Top, com capota de lona, sua versão feminina Fôxie e o Space SR, com para-brisa; derivados do buggy, entre outros, eram o Buguinho Angra II, com estofamento listrado e toldo, e o Buguinho Brucutu, com capô e pintura ao estilo de camuflagem militar.

Para 1988 foi lançado o Mini-jipe Fazendinha, bem realizada réplica do Toyota Bandeirante (a única até hoje construída), e sua versão sem capota Surf. Novos derivados ainda foram preparados (buggy Thunder e Santiago), porém sempre a partir dos três modelos básicos.





GmailFacebookTwitter