JEEP |
O utilitário Jeep foi um típico produto da II Guerra Mundial. Resultante de concorrência lançada pelo Exército dos EUA, em 1940, visando o projeto e fabricação de um veículo militar leve de apoio tático com tração nas quatro rodas, dele foram produzidas centenas de milhares de unidades nos anos seguintes. Fabricado pela Willys (que venceu a licitação, concorrendo com a Ford e a American Bantam), o carro logo foi batizado com o nome Jeep, corruptela de sua denominação militar GP (djee-pee, de General Purpose, ou uso geral).
Fundada em 1907, em decorrência da compra da Overland (de 1902), a Willys foi adquirida pela Kaiser em 1953 e, em 1970, pela American Motors, que alterou a razão social da empresa para Jeep Corporation. A partir daí o controle da Jeep mudou de mão por três vezes: em 1979 passou à Renault, em 1987 à Chrysler e finalmente à Fiat, em 2009. Veículos Jeep foram montados no Brasil a partir de 1947, pela concessionária Gastal, e de 1954 a diante, pela própria Willys. Os últimos exemplares foram fabricados em 1983.
Veículos com a marca Jeep teriam que aguardar mais de 30 anos para voltarem a ser produzidos no país. O anúncio foi oficializado pelo Presidente mundial da Fiat, em março de 2014, no Salão de Genebra: a partir do ano seguinte o Brasil fabricaria o modelo Renegade, recém lançado naquele Salão. Menor utilitário da marca, utilizando parcialmente a plataforma do pequeno Fiat 500L, o carro seria produzido na nova planta brasileira da Fiat, em construção em Goiana (PE). Já em novembro, no 28o Salão do Automóvel de São Paulo, o modelo foi festivamente apresentado ao mercado brasileiro, quando grande quantidade de carros (ainda importados), em diversas cores e versões, ocupou o lugar de honra no stand que a Fiat preparou para a ocasião.
O cronograma previsto foi fielmente cumprido e em abril de 2015 a fábrica pernambucana foi inaugurada e dela saíram os primeiros carros para a rede de concessionárias. O Renegade nacional foi lançado com grande variedade de cores, versões e configurações mecânicas. Primeiro SUV compacto fabricado no país realmente apto para aplicações fora de estrada, era também o único com opção de motorização diesel.
As versões eram três – a “básica” Sport, a intermediária Longitude e a top Trailhawk -, diferenciando-se não apenas pelos pacotes tecnológicos e acabamentos mas também pela mecânica. Sport e Longitude eram fornecidos com tração dianteira e motor flex de comando variável, 1.747 cm3, 16 válvulas e 130/132 cv, o primeiro com câmbio manual de cinco marchas e o segundo com automático de seis. Ambos podiam opcionalmente receber tração nas quatro rodas, motor diesel e caixa automática. A versão Trailhawk foi disponibilizada exclusivamente com tração 4×4 permanente com reduzida 20:1 de comando eletrônico, motor diesel turbo com injeção direta (ainda importado) com 1.956 cm3, 170 cv e o elevado torque de 35,7 kgf.m e câmbio automático de nove marchas.
O PRIMEIRO RENEGADE: SUA FICHA TÉCNICA: carroceria monobloco, quatro portas, cinco lugares, bagageiro com 260 l; capacidade de carga: 450 kg; 4,24 m de comprimento; vão livre de 22,3 cm; motor transversal dianteiro refrigerado a água, quatro cilindros em linha, flex (1.747 cm3, 16 válvulas, 130/132 cv) ou diesel turbo-alimentado (1.956 cm3, e 170 cv); tração dianteira ou 4×4; caixa manual de cinco marchas, automática de seis ou automática de nove com reduzida para a versão 4×4; direção elétrica; suspensão independente nas quatro rodas (McPherson na dianteira, braços transversais e laterais e barra estabilizadora na traseira); freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira), com ABS e EBD.
Desde a configuração básica o Renegade vinha com direção com assistência elétrica, volante multifuncional, ar condicionado, sistema de som, rodas de liga, controle eletrônico de estabilidade e tração, sensor de estacionamento, assistente de partida em rampas, fixação de velocidade de cruzeiro e freio de estacionamento elétrico. Além destes, o Longitude trazia sistema multimídia, aletas no volante, GPS, câmera de ré e rodas de 17″.
O Trailhawk, o mais completo e mais preparado para operações fora de estrada, teve a suspensão elevada em 2 cm (o vão livre era de 22,3 cm), recebendo pneus de uso misto, chapa de proteção inferior, três pontos de fixação de ganchos para reboque, air-bags extras, sensores de chuva e de faróis, assistente de descidas e sensor de pressão dos pneus; como itens adicionais de conforto, podia ter teto panorâmico, bancos de couro com regulagem elétrica e partida através de botão no painel.
Associado à tração 4×4 havia um sistema operado por botão seletor (Selec-Terrain) que adaptava o carro ao tipo de solo que estava sendo percorrido; eram cinco as opções: auto-seleção, neve, areia, lama e (no Trailhawk) pedra. O torque do motor era enviado para as rodas dianteiras e redistribuído para as traseiras por meio de uma caixa de transferência de acoplamento viscoso (no modo “auto”, até 60% da força de tração era enviada para o eixo traseiro).
Suas características off-road básicas: ângulo de entrada, 31,3o; ângulo de saída, 33o; rampa máxima, 22,8o; vau, 48,3 cm. Preparado para aventuras fora-de-estrada, bem acabado, ricamente equipado, confortável e com ótimo desempenho também no asfalto, o Renegade promete balançar o mercado brasileiro de SUVs.
<jeep.com.br>
O que houve de novo a partir de 2015
- lançamento de nova versão básica, disponível somente com câmbio manual de cinco marchas, simplesmente chamada 1.8 Flex; como itens de segurança e conforto, somente airbag, ABS, direção elétrica, assistentes de estabilidade e partida em rampa, ar condicionado e trio elétrico (08/15)
- Renegade eleito o Carro do Ano 2016 pelo júri da revista Autoesporte (11/15)
- lançamento mundial do SUV Compass, modelo intermediário entre Renegade (a partir de cuja plataforma foi projetado) e Cherokee, fabricado na planta de Pernambuco; são quatro as versões de acabamento – Sport, Limited, Longitude e Trailhawk: as três primeiras podem receber motor flex, inédito no Brasil e importado do México (quatro cilindros, bloco de alumínio, 1.995 cm3, 16 válvulas com duplo comando de abertura variável e 159/166 cv), câmbio automático de seis marchas e tração dianteira; os dois últimos podem ser equipados por uma unidade diesel (a mesma do Renegade, de 1.956 cm3 e 170 cv), câmbio de nove marchas e tração 4×4; todas as versões possuem suspensão totalmente independente (McPherson), freios a disco nas quatro rodas (ventilados na dianteira) e direção com assistência elétrica; com 4,42 m de comprimento e porta-malas com capacidade de 410 litros (1.191 com encosto do banco traseiro recolhido), o novo carro é 18 cm mais longo e 6 cm mais baixo do que o Renegade; possui faróis e lanternas traseiras com leds, ótimo acabamento interno e grande quantidade de itens opcionais e equipamentos eletrônicos (09/16)
- Renegade passa, com ressalvas, pelo teste de 60.000 km da revista 4 Rodas: panes eletrônicas, vazamentos no motor e radiador, ruídos na suspensão dianteira e mau serviço de assistência foram as ocorrências negativas (10/16)
- Renegade 2017 recebe ajustes no motor flex, elevando a potência para 135/139 cv; o tanque de partida a frio foi substituído por um tubo de pré-aquecimento do combustível e foi adotado sistema start/stop de desligamento automático do motor; introdução da versão superior Limited, com ar condicionado de duas zonas, bancos de couro, faróis de xenônio, aros de 18″, teto preto e grade cromada, porém disponível somente com motor flex, caixa automática de seis marchas e tração dianteira (11/16)
- novidades na linha Compass 2018: opção de motor diesel para versão Limited; motor 2.0 flex com sistema start-stop e alternador e bomba de combustível trabalhando sob demanda, resultando em redução de até 11% no consumo; e melhor conectividade e maior conteúdo em todas as versões (07/17)
- Renegade com nova versão de entrada Custom (1.8 flex e câmbio manual de cinco marchas) e versão top Limited com opção de motor diesel, câmbio automático de nove marchas e tração 4×4; para Compass, disponibilização de tração integral para motorização 2.0 flex (até então só disponível para diesel) (08/17)
- Jeep Compass escolhido como Melhor SUV da América Latina pela Americar – Associação América Latina de Imprensa de Carros (11/17)
- Jeep foi a marca que mais cresceu em vendas no Brasil em 2017 (49%), avançando de décimo para nono lugar no ranking nacional e alcançando 4% de participação (1,09 ponto percentual acima de 2016), com mais de 88 mil unidades comercializadas; o modelo Compass foi o SUV mais vendido do país (49.200 unidades) e o Renegade, o quarto (38.200) (12/17)
- Fiat contrata mais 1.500 empregados e abre terceiro turno na fábrica de Goiana (03/18)
- anunciado na Itália o plano estratégico da Fiat mundial para os próximos cinco anos, prevendo quatro lançamentos de modelos SUV no Brasil, até 2021 – três com a marca Fiat e um Jeep -, envolvendo €3 bilhões de investimentos; ao todo, entre veículos e motores, seriam “15 ou mais lançamentos Fiat e 10 ou mais Jeep/Ram no Brasil e na América Latina” até 2022 (06/18)
- com três anos e meio de vida a fábrica de Goiana chega ao 500.000o veículo fabricado (10/18)
- retoques visuais e maior conteúdo de série no Renegade 2019: externamente, mudança no desenho da grade, leve alteração do para-choque dianteiro para aumentar o ângulo de entrada, novas rodas de liga e reposicionamento da maçaneta da tampa traseira; foram abolidas as rodas de aço; todas as versões, a menos da Trailhawk, passam a ser equipadas com estepe temporário, permitindo aumentar em 47 l o volume do porta-malas (agora com 320 l); foi eliminada a versão de entrada Custom; nada mudou na mecânica (10/18)
- com sete anos de antecedência a Jeep brasileira atinge a meta global definida pela matriz para 2025: que um a cada cinco utilitários esportivos vendidos no mundo tenha a marca Jeep (10/18)
- duas séries especiais mostradas no 30o Salão do Automóvel: Renegade Willys, pintado de verde oliva, evocativo dos históricos primeiros jipes Willys, e Compass S, este com tecnologias semiautônomas de condução, tais como controle de velocidade, aviso de colisão frontal com frenagem automática, monitoramento de mudança de faixa e assistência de manobras de estacionamento (11/18)
- com crescimento superior a 20% em unidades emplacadas com relação a 2017, Jeep manteve o nono lugar no ranking nacional de marcas; Compass e Renegade permaneceram ocupando a primeira e a quarta posições entre os utilitários esportivos mais vendidos (12/18)
- teste da revista 4 Rodas comparando doze utilitários esportivos (12 nacionais e dois importados) colocou o Jeep Renegade Sport em último lugar, penalizado pelo consumo, desempenho e espaço para bagagens (05/19)
- ao completar quatro anos de funcionamento, com mais de 600.000 veículos produzidos, a fábrica de Goiana recebe o anúncio de R$ 7,5 bilhões em investimentos (05/19)
- Renegade atinge 200.000 unidades vendidas no país (06/19)
- novos opcionais e equipamentos de série para todas as versões das linhas Renegade e Compass 2020; Renegade perde câmbio manual e recebe de série, nas versões Limited e Trailhawk, faróis, lanternas traseiras e luzes de neblina de leds (07/19)
- com 4,9% do mercado, pelo quarto ano consecutivo a Jeep é líder do segmento de utilitários esportivos no país; as 130.000 unidades vendidas – montante 21,1% superior a 2018 -, tornaram o Brasil o segundo maior mercado da marca no mundo, somente abaixo dos EUA (12/19)
- Renegade ultrapassa 250.000 unidades comercializadas no Brasil (02/20)
- pandemia do coronavírus leva FCA a anunciar a diminuição gradual da produção nas fábricas Fiat e Jeep, a partir de 24 de março, com paralização total no dia 27 e retomada em 21 de abril; em paralelo, disponibiliza pessoal técnico e estrutura industrial para ações de combate ao vírus nos estados de Minas Gerais, Pernambuco e Paraíba (produção e doação de máscaras protetoras para profissionais da Saúde, recuperação de respiradores mecânicos, comodato de veículos, instalação de hospitais de campanha em Betim e Goiana) (03/20)
- a 11 de maio, retomada a produção de automóveis no Brasil; as plantas foram adaptadas para assegurar a proteção dos trabalhadores, que também passaram a contar com novos controles e regras nos deslocamentos diários casa-trabalho-casa (05/20)
- para 2021, Renegade Limited 1.8 passa a vir com teto solar panorâmico de série (07/20)
- Compass atinge 200.000 unidades vendidas no país (08/20)
- nova versão Moab para Renegade 4×4 diesel, mais barata do que as existentes Longitude e Trailhawk; com motor 2.0 de 170 cv e câmbio automático de nove marchas, o carro traz grade e rodas (de 17″) na cor preta, quatro ganchos (também pretos, dois na frente e dois atrás) e pneus de uso misto; também traz controle de descida, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado de duas zonas, central de áudio com tela de 7″ e faróis de neblina (10/20)
- 350.000 Renegade produzidos; o modelo é também exportado para 12 países da América Latina (11/20)
- FCA cria a empresa Flua! ingressa no mercado de aluguel de carros “zero km” por assinatura; no início do Programa, dois modelos Jeep e oito Fiat estarão disponíveis para locação por período de até três anos, com seguro, manutenção preventiva e assistência 24 Horas incluídos no preço (12/20)
- pelo quinto ano líder em SUVs, a Jeep continua avançando no mercado brasileiro, encerrando 2020 com 5,65% de participação em vendas totais (versus 4,9% em 2019), 20,9% de participação no segmento e em oitavo posto entre os fabricantes, à frente da Honda, Nissan e Peugeot, entre outras; o modelo Compass foi líder absoluto na categoria SUV médio-compacto, com 65% do mercado (12/20)
- oficialmente concluída a fusão entre os grupos PSA (Peugeot S.A.) e FCA (Fiat Chrysler Automobiles N.V.), sob nova razão social Stellantis N.V. (01/21)
- com produção média diária de mil unidades, fábrica de Goiana atinge a produção de 1.000.000 de veículos (Jeep e Fiat Toro) (03/21)
- Novo Compass – primeira atualização do modelo, no mesmo mês em que alcança 250.000 unidades vendidas no país; com alterações estéticas concentradas na dianteira (para-choque, grade, faróis e lanternas), no layout interno das lanternas traseiras e nas rodas, com desenho próprio para cada versão, o carro teve o painel redesenhado e ganhou o novo sistema de conectividade; o motor 2.0 flex de 170 cv foi substituído pelo novo turbo flex 1.3 de 16 válvulas e 180/185 cv, já aplicado à picape Toro; todas as demais características técnicas foram mantidas, inclusive o motor diesel turbo de 170 cv, o câmbio automático de seis ou nove marchas e a opção de tração 4×2 flex e 4×4 diesel; o carro foi apresentado em quatro versões (Sport, Longitude, Limited e Trailhawk) e duas séries especiais (80 Anos e Série S) (04/21) [Para maiores detalhes sobre o lançamento clique aqui: Novidades.]
- avaliação comparativa entre o Novo Compass Sport e o Toyota Corolla Cross XR realizado pela revista 4 Rodas optou pelo primeiro, por ser “mais rápido no dia a dia, transmitir mais confiança na estrada, ter pacote de equipamentos mais completo e um acabamento de qualidade superior” (05/21)
- Stellantis inicia programa-piloto com 1.200 produtores rurais do Pará, Tocantins, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Paraná visando a comercialização de veículos Fiat (Toro, Strada e Fiorino) e Jeep com pagamento em grãos (05/21)
- Renegade chega à marca de 350.000 unidades vendidas (08/21)
- lançamento global do Commander, utilitário esportivo de sete lugares e três fileiras de bancos desenvolvido no Brasil a partir da plataforma do Renegade/Compass, porém com maior porte e de categoria superior a ambos; fabricado em Pernambuco, tem bitolas mais largas e é 15 cm mais longo do que Compass no entre-eixos e 37 no comprimento; a carroceria, totalmente nova e com estrutura construída em aço de alta e ultra-alta resistência, possui bagageiro com capacidade de até 1.760 litros (com todos os encostos rebatidos); são dois os conjuntos motores disponíveis: flex turbo 1.3 de 180/185 cv associado a câmbio automático de seis marchas e turbodiesel 2.0 de 170 cv com transmissão automática de nove marchas; possui suspensão totalmente independente (McPherson na frente e multibraço com molas helicoidais atrás), freios a disco nas quatro rodas e direção com assistência elétrica; o carro foi apresentado em duas versões de acabamento, sem itens opcionais – Limited e Overland – ambas com duas opções de combinação tração-motor (4×2 flex e 4×4 diesel) (08/21) [Para mais informações sobre o Commander clique aqui: Novidades.]
- produtores rurais do Rio Grande do Sul incluídos no programa Stellantis de troca de veículos por grãos (08/21)
- exportado para 16 países da América Latina, Jeep Compass ultrapassa 315 mil unidades fabricadas em cinco anos (10/21)
- Stellantis inaugura o uso industrial da internet ultrarrápida 5G na América do Sul pela fábrica de Goiana (10/21)
- Stellantis inclui Commander Limited e Overland no programa de assinatura de veículos Flua! (10/21)
- produção do 450.000o Renegade, modelo exportado para 12 países latino-americanos (11/21)
- Commander é eleito Carro Premium do Ano por júri coordenado pela revista Autoesporte (12/21)
- Stellantis prepara suas fábricas de Goiana e Betim para receber e-centers – estruturas destinada a treinar técnicos da rede de concessionárias e prestar assistência a veículos elétricos das diversas marcas do Grupo (12/21)
- comparando o novo Commander ao Cherry Tiggo 8, ambos com sete lugares, a revista 4 Rodas apontou o modelo chinês como o melhor, por sua superioridade em espaço interno, desempenho, consumo, ruído interno e preço (12/21)
- foi de 42,3% o crescimento das vendas internas da Jeep em 2021; sexta marca mais vendida no país, reafirmou a liderança de seus três modelos como líderes brasileiros nas respectivas categorias: ocupando terceira e quinta posição no cômputo geral, Renegade e Compass foram os utilitários esportivos mais vendidos do país – o primeiro pelo sexto ano consecutivo; recentemente lançado, Commander chegou a dezembro em primeiro lugar no segmento, com 33% de participação (12/21)
- Compass alcança 300.000 unidades vendidas no Brasil (01/22)
- Renegade passa por sua segunda atualização estética, trazendo novo motor turbo flex de 1,3 litro e 180/185 cv (o mesmo da picape Fiat Toro e Jeep Compass e Commander); a opção diesel deixa de ser oferecida; a linha passa a ser composta por quatro versões – duas com tração dianteira (Sport e Longitude) e duas 4×4 (Série S e Trailhawk) -, todas flex, as duas primeiras com câmbio automático de seis marchas e, as últimas, com nove; todas mantêm a tradicional suspensão independente McPherson nos dois eixos, freios a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) e direção com assistência elétrica; externamente, mudaram grade (agora mais baixa em altura), para-choques, faróis (com acendimento da borda ao se acionar a seta), lanternas dianteiras e traseiras, retrovisores e rodas de liga; bastante bem equipado em todas as versões, também traz novo volante, painel digital e novos revestimentos internos (02/22) [Para mais detalhes sobre o lançamento, clique aqui: Novidades]
- ao realizar teste comparativo entre Jeep Renegade Longitude e Renault Duster Iconic, ambos equipados com motor 1.3 turbo, câmbio automático (CVT no segundo) e tração dianteira, a revista 4 Rodas registrou a clara superioridade do Jeep em desempenho, consumo, frenagem (disco nas quatro rodas, versus apenas nas dianteiras no Renault), conforto (suspensão totalmente independente versus eixo de torção traseiro no Renault), acabamento interno e equipamentos (03/22)
- Stellantis intensifica política de nacionalização de componentes como forma de neutralizar crises de fornecimento de origem externa (03/22)
- iniciada a importação do Jeep Compass 4xe (lê-se four by e); fabricado na Itália, é o primeiro 4×4 híbrido no mercado brasileiro (04/22)
- produção do Compass número 350.000, coincidindo com o sétimo aniversário do Polo Industrial de Goiana (04/22)
- em teste comparativo entre Hyundai Creta Limited e Jeep Renegade Sport, utilitários na mesma faixa de preço, a revista 4 Rodas escolheu o último como o melhor; textualmente, aponta que “enquanto o Creta foca em aparência, espaço e equipamentos de conforto, o Renegade dispensa essas características para apostar em desempenho, dirigibilidade, bom acabamento, robustez e itens de segurança” (05/22)
- Jeep passa a oferecer pacote de serviços (gratuitos por 12 meses) para carros equipados com sistema Adventure Intelligence by Jeep Connect; os planos disponíveis podem incluir, dentre outras ações, controle do veículo a distância, localização de estações de recarga (para modelos elétricos), socorro em caso de acidentes ou problemas mecânicos, assistente de segurança contra roubos, sistema de navegação e programa Send & Go (pesquisa de pontos de interesse pelo celular, à distância; ao receber a mensagem, o navegador automaticamente traça a rota a ser utilizada) (06/22)
- Renegade é o primeiro modelo Jeep a receber de série a tecnologia N95+bio, filtro de cabine com três camadas de proteção que auxilia no combate a fungos e bactérias e garante 83% de remoção de impurezas do ar (08/22)
- Renegade chega a 500.000 unidades produzidas no país (08/22)
- sem alterações estéticas ou mecânicas, linha Jeep traz novos conteúdos para 2023; além de outros itens secundários, Compass agrega quadro de instrumentos digital com tela de 7″ na versão Sport e rebatimento automático dos retrovisores na Longitude; Commander Overland passa a vir com pneus Pirelli Seal Inside, que veda furos de até 5 mm; tecnologia N95+bio de purificação do ar da cabine é item comum aos dois (09/22)
- Stellantis lança linha de peças remanufaturadas SUSTAINera para seus veículos, disponível nas concessionárias Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot (10/22)
- 30.000o Commander é produzido no Brasil (10/22)
- Compass ultrapassa 400.000 unidades fabricadas no país (11/22)
- pelo sétimo ano consecutivo Jeep é líder em utilitários esportivos no Brasil; seus três modelos nacionais (Compass, Renegade e Commander) foram, respectivamente, 10o, 13o e 29o carro mais vendido do país; Commander também liderou seu segmento; a despeito disto, a marca caiu 7,5% no total matriculado, recuando em participação geral de 7,5 para 7,0% (12/22)
- Stellantis anuncia decisão de desenvolver soluções elétricas específicas para o país; segundo o programa Bio-Electro, dedicado a veículos híbridos com motor flex, o foco seria a nacionalização de tecnologias em combinação com o etanol (02/23)
- Commander chega à 40.000a unidade produzida em Goiana (02/23)
- em teste comparativo entre oito SUVs compactos, a revista 4 Rodas escolheu o Renegade Longitude 1.3 turbo como o preferido, pelo “balanço mais equilibrado entre qualidades e defeitos“; os demais competidores apresentaram qualidades, porém um defeito predominou: Renault Duster Iconic 1.3 TCe (o “peso da idade“), Nissan Kicks Exclusive Pack Tech (“falta fôlego ao motor“), Hyundai Creta N Line 1.0 (“impressiona pelo estilo, mas não vai além disso“), Chevrolet Tracker 1.2 turbo Premier (sistema de mídia não funcional), Honda HR-V EXL 1.5 (falhas no acabamento), VW T-Cross Highline 250 TSI (preço) e Fiat Fastback Limited Edition (falhas no acabamento) (02/23)
- por falta de componentes, produção em Goiana é suspensa por dez dias (03/23)
- milionésimo Jeep é produzido em Goiana (04/23)
- visando incrementar vendas diretas a frotistas, Jeep lança novo modelo “de entrada”, simplesmente nomeado 1.3 Turbo 4×2 (180/185 cv, câmbio automático de seis marchas, tração dianteira); externamente diferencia-se da até então versão mais barata Sport pela ausência de barras no teto (05/23)
- poucas horas após a publicação da Medida Provisória federal visando incentivos temporários para aquisição de carros populares, os fabricantes começaram a divulgar tabelas de preços com descontos: a Jeep reduziu em 10 e 19 mil Reais os preços de suas versões mais baratas (respectivamente 1.3 Turbo 4×4 e Sport) – valores significativamente superiores aos R$ 8.000 definidos pelo governo (06/23)
- Presidente Lula visita a fábrica de Goiana para dar início à produção da nova picape RAM Rampage (06/23)
- Longitude – nova versão de entrada para o modelo Commander: equipado com motor turbo flex de 185 cv, câmbio automático de seis marchas, freios a disco nas quatro rodas e tração 4×2, traz conjunto ótico de leds, seis airbags, painel de instrumentos digital programável de 10,25″, multimídia com tela de 10,1″ e navegador, ar-condicionado com saídas para os bancos traseiros, sistema Traction Control+, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, monitoramento de pontos cegos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, assistente de estacionamento semiautônomo, rebatimento automático dos retrovisores, abertura das portas e acionamento do motor remotos, assentos revestidos de couro e tecido, painel em couro, teto na cor preta e rodas de liga de 18″ (06/23)
- Renegade Longitude 2024 ganha opção de pacote Dark Pack, que inclui monitoramento de pontos cegos, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e abertura remota das portas e vidros, além de itens estéticos, como grade, logotipos e rodas escurecidos (06/23)
- Jeep passa a oferecer mais de 700 pontos de recarga elétrica em mais de 50 cidades de 14 estados brasileiros; a recarga é gratuita para modelos Jeep, sendo pago somente o valor da estadia no estacionamento da firma Zletric, responsável pela recarga (07/23)
- em função da demanda pela nova picape RAM Rampage, fábrica de Goiana, que já opera em três turnos, aumentará o ritmo das linhas de fabricação e instalará novas estações de trabalho, tendo como meta ampliar em 12% o volume produzido; adicionalmente, Stellantis planeja atrair pelo menos mais cem fornecedores de componentes para Estados nordestinos vizinhos (07/23)
- em Betim, apresentação da tecnologia Bio-Hybrid, solução de eletrificação híbrida que prioriza a utilização de insumos, componentes, inteligência e indústria locais, proposta pela Stellantis para suas marcas nacionais e sul-americanas; desenvolvida pelo centro tecnológico do Grupo na América Latina, foi materializada em quatro protótipos de plataformas expostos na oportunidade – três híbridos a etanol (Bio-Hybrid, Bio-Hybrid e-DCT, Bio-Hybrid Plug-in) e um 100% elétrico (BEV); já em 2024 a Stellantis deverá disponibilizar os primeiros veículos com a nova tecnologia (07/23) [Para maiores detalhes, clique aqui: Novidades.]
- Compass supera 450.000 unidades produzidas, mais de 400.000 vendidas no país (08/23)
- em oito anos de operação a fábrica de Goiana alcança a marca de 1.500.000 veículos produzidos, 200 mil delas exportadas (09/23)
- Stellantis anuncia que primeiros veículos nacionais com tecnologia Bio-Hybrid serão produzidos em Pernambuco; com isto, em curto prazo a empresa espera mais do que duplicar o parque de fornecedores no entorno da planta, dos 38 atuais para mais de 100 (10/23)
- Jeep encerra 2023 como sexta marca mais vendida no país, com 5,8% de participação; foi a seguinte a posição de seus modelos no ranking nacional: Compass em 12o lugar, assegurando pelo sétimo ano a liderança entre os SUV médios; o veterano Renegade em 17o lugar, porém em sétimo entre os compactos; e Commander em 36o, mas o mais vendido entre os grandes; Jeep também foi líder no segmento 4×4, com 26,2% de participação (12/23)
- exportações de produtos da fábrica de Goiana crescem 23% em 2023; embarcados em Suape (PE), os veículos tiveram América do Sul e Caribe como destino (12/23)
- até então importado da Itália, Renegade deixa de ser vendido no Canadá e EUA (01/24)
- primeiro Jeep projetado no Brasil, Commander chega a 50.000 carros produzidos em Pernambuco (01/24)
- Stellantis inscreve Jeep no programa federal Mover – Mobilidade Verde e Inovação, que é uma das primeiras 23 empresas habilitadas (04/24)
- muitas novidades na linha Compass 2025: redução de preço nas versões atuais (Sport, Longitude, Limited e S – todas 4×2, três delas com motor turboflex de 180cv, ficando o motor diesel restrito à versão Limited); eliminação da versão Trailhawk, substituída por duas novas 4×4 (Overland e Blackhawk), equipadas com motor Hurricane 2.0 turbo de 272 cv, a gasolina, importado dos EUA; imperceptíveis as mudanças externas – apenas novas rodas de 19″ e, no interior da grade, aletas e não mais colmeia; no interior, novo quadro de instrumentos de 10,25″ (exceto para Sport); para a versão superior, bancos elétricos para motorista e passageiro, potente sistema de som e sensor sob o para-choque traseiro para abertura da tampa da mala sem uso das mãos; o funcionamento dos diversos sistema de assistência foi suavizado pelo aprimoramento da tecnologia utilizada (04/24)
- Commander 2025 recebe duas novas versões: Longitude com cinco lugares e a “esportiva” Blackhawk, com motor Hurricane 2.0 de 272 cv, que também passa a ser opcional na atual versão Overland; os sistemas de assistência à condução foram ajustados e, para compensar o maior peso do motor, a suspensão foi recalibrada; externamente, somente retoques na grade e novas rodas (04/24)
- toda a linha nacional da Jeep passa a contar com cinco anos de garantia (04/24)
- Stellantis confirma R$ 13 bilhões de investimentos no Polo Automotivo de Goiana; a serem aplicadas ao longo do período 2025-2030, as inversões se destinarão ao lançamento de novos produtos, à nacionalização de tecnologias elétricas e à expansão da cadeia de fornecedores junto à planta (04/24)
- Commander atinge 50.000 unidades vendidas desde o lançamento (05/24)
- lançado há nove anos e exportado para 14 países da América Latina, Renegade ultrapassa 500.000 unidades vendidas no Brasil (07/24)
- linha Renegade altera oferta de versões para 2025, passando das cinco anteriores (1.3 Turbo, Sport, Longitude, Trailhawk e S) para seis (1.3 Turbo, Altitude, Longitude, Night Eagle, Sahara e Trailhawk); a versão de entrada teve reduzido o preço, porém perdeu conteúdo (central multimídia e frenagem autônoma de emergência), agora opcionais; Sahara e Trailhawk custam o mesmo, porém diferem no conteúdo: teto solar panorâmico, pintura bicolor e rodas de 18″ para o primeiro e tração 4×4 para o último; ao mesmo tempo foi relançada a série especial Willys, com 500 unidades, e ampliada a garantia, que passa a ser de cinco anos; todas versões trazem o mesmo conjunto mecânico: motor 1.3 turbo de 180/185 cv acoplado a caixa automática de seis ou nove marchas (07/24) [Mais detalhes sobre as novas versões você encontra aqui: Novidades.]
- somente com três modelos (Renegade, Compass e Commander) Jeep alcança a venda de um milhão de utilitários esportivos nacionais (08/24)
- Jeep e as demais marcas da Stellantis passam a dispor do portal Mercado Livre para aquisição de grande variedade de itens da marca, como peças, lubrificantes e acessórios (08/24)
- todos modelos Renegade, Compass, Commander e Fiat Toro fabricados em Goiana e equipados com motor flex passam a sair de fábrica abastecidos com 100% de etanol (08/24)
Séries especiais: Renegade 75 Anos (10/16), Compass Opening Edition (10/16), Renegade Night Eagle (08/17, 05/19), Compass Night Eagle (10/17), Renegade Willys (03/19, 07/24), Compass S (03/19), Renegade WSL (06/19), Renegade e Compass 80 Anos (05/21)
Premiações e distinções (modelos nacionais): Renegade Trailhawk 2.0 (Qual Comprar 2015, categoria Utilitário; Autoesporte); Renegade Trailwalk (Compra Certa 2015, categoria De 100 a 120 Mil; Car and Driver); Renegade 1.8 (Qual Comprar 2016, categoria SUV; Autoesporte); Renegade (19a Eleição dos Melhores Carros [2016], categoria Melhor Utilitário Esportivo Compacto – Classe 1; Best Cars); Compass (Qual Comprar 2017, categoria SUV Premium; Autoesporte); Compass Longitude diesel 4×4 (Melhor Compra 2017, categoria SUV até R$ 150.000; 4 Rodas); Compass (Best Cars 2018, categoria SUV Premium; Carro); Compass (Qual Comprar 2021, categoria SUV Premium; Autoesporte); Compass Trailhawk TD350 (Melhor Compra 2021, categoria SUVs até R$ 250.000; 4 Rodas); Compass e Commander (Carsughi L’Auto Preferita 2021, categorias SUV Médio e SUV Grande); Commander (Prêmio Abiauto 2021, categorias SUV Crossover Nacional e Carro Abiauto); Renegade Longitude (Melhor Compra 2022, categorias Grande Vencedor e SUVs até R$ 170.000; 4 Rodas); Commander (Prêmio Maior Valor de Revenda – Autos 2022, categoria SUV Grande; Agência AutoInforme); Compass e Commander (Qual Comprar 2023, categorias Melhor SUV Médio e Melhor SUV Premium; Autoesporte); Renegade Sport e Commander Limited 1.3 Turbo (Melhor Compra 2023, categorias SUVs até R$ 120.000 e SUVs até R$ 270.000; 4 Rodas); Commander (Melhor Compra 2024, categoria SUV 4×4; Motor Show); Commander (Os Eleitos 2023, categoria Melhor SUV Grande; 4 Rodas); Commander (Prêmio Carsughi L’Auto Preferita 2023, categoria Melhor SUV Grande); Commander (Os Eleitos 2023, categoria SUVs Grandes; 4 Rodas); Renegade 1.e Turbo e Compass Overland 2.0 (Melhor Compra 2024, categorias SUVs até R$ 120.000 e SUVs até R$ 270.000; 4 Rodas); Compass (Prêmio Mobilidade Limpa 2024 [eficiência energética], categoria SUV Grande 4×4 Diesel; Agência AutoInforme)