J FÉLIX
|
Oficina de carrocerias de ônibus dirigida pelo artesão João Félix de Moraes, em Fortaleza (CE), entre as décadas de 50 e 60. Autodidata, João Félix foi um dos mais profícuos fabricantes de ônibus do Nordeste, tendo fornecido grande número de veículos para o transporte urbano e rodoviário dos estados da região, inclusive os primeiros Mercedes-Benz 312 nacionais a operarem no Ceará.
Suas carrocerias, que levavam em torno de um mês para serem concluídas, tinham estrutura de madeira, revestimento lateral de chapa frisada e teto coberto “com lona preenchida com algodão embaixo, como se fosse almofada“, conforme João Felix revelou em entrevista concedida em 2002. A empresa operava sob a razão social Organização J. Félix Ltda..
-
- Caminão leve International 1947-49 com carroceria de J. Félix, construída para os futuros fundadores da empresa São José de Ribamar, de Fortaleza (CE) (fonte: portal mobceara).
-
- Uma carroceria J. Félix a caminho da modernização, ainda sem vidros nas janelas, porém já com bandeiras superiores; com mecânica Studebaker 1949-53, ligava Catolé do Rocha a Campina Grande (PB), via Caicó (RN) (fonte: onibusparaibanos).
-
- Postal do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas de Maceió (AL), mostrando um lotação Chevrolet 1948-52 com carroceria J. Félix - já trazendo bandeiras sobre as janelas laterais (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Chevrolet 1954-55 com carroceria cearense da J. Félix pertencente à Empresa Iracema, de Fortaleza (CE) (fonte: portal fortalbus).
-
- Dodge 1948-50 com carroceria de J. Félix circulando em Fortaleza em 1952 (fontes: Ivonaldo Holanda de Almeida, Patrícia Menezes; foto: Correio do Ceará).
-
- Chevrolet 1956 com carroceria J. Félix pertencente à Viação Vera Cruz, de Esperança (PB); a foto é da década de 80 (fonte: portal esperancadeouro).
-
- J. Félix urbano da Autoviária Rainha da Borborema, de Campina Grande (PB), diante do abrigo Maringá e com o Grande Hotel ao fundo em fotografia da primeira metade dos anos 50 (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / Retalhes Históricos de Campina Grande).
-
- Outro Chevrolet 1956 da J. Félix, este com carroceria urbana (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / CDPTC).
-
- Chevrolet 1956 aplicado na ligação rodoviária entre Guarabira e Campina Grande (PB) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Dois ônibus da Auto Viação Varzealegrense, de Crato (CE), em 1966, em meio a uma longa viagem para São Paulo: à esquerda, um Caio "Fita Azul", e ao seu lado um Ford F-600 1959-61 com carroceria de J. Félix (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
-
- Pouco depois João Félix replicou carroçaria Caio semelhante para a Viação Paula Cavalcante, de Maranguape (CE) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / mobceara).
-
- Ônibus construído por J. Félix em meados dos anos 50 sobre os primeiros chassis brasileiros da Mercedes-Benz; apesar do aspecto, não se trata de um lotação, como mostram as duas portas; pertencia à Empresa Santo Antônio, de Fortaleza (CE) (fonte: Cepimar).
-
- Mercedes-Benz com carroceria tipo lotação de J. Félix operando no transporte rodoviário (fonte: Cepimar).
-
- Dois lotações rodoviários Mercedes-Benz L-312 encarroçados por J. Félix para uma transportadore de Morada Nova (CE) (fonte: portal mob-reliquias).
-
- Cópia sem disfarces do Caio "Fita Azul", esta carroceria sobre Mercedes-Benz LP-321 foi fabricada no final da década de 50 para a Viação Paula Cavalcante, como parece provar a imagem a seguir (fonte: site museudantu).
-
- Carroçaria J Félix sobre Mercedes-Benz LP da Viação Paula Cavalcante, de Maranguape (CE) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / mobceara).
-
- Da mesma época é este ônibus montado sobre Chevrolet nacional de 1959 (fonte: Cepimar).
-
- Chevrolet semelhante, com destino a Itapebussu (Maranguape), em cartão postal de Fortaleza (CE) na década de 60 (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / fortalezanobre).