ITAPOÃ |
A Itapoã Carrocerias e Equipamentos Ltda., de Porto Alegre (RS), é um dos mais antigos fabricantes de veículos para caravaning ainda em operação no país. Fundada com a razão social Itapoã Equipamentos para Turismo Indústria e Comércio Ltda., em 1974, quando a moda do campismo atingia o auge no Brasil, começou a construir artesanalmente trailers, para logo iniciar a produção industrial de motor-homes, sendo o primeiro fabricante do país a construí-los. Até recentemente seus veículos se diferenciavam fortemente da concorrência, quer pelo processo construtivo utilizado – estrutura metálica revestida de chapas de alumínio frisado, com superfícies planas e cantos vivos, segundo a tradição dos trailers –, quer pelo estilo, aerodinâmico e futurista, com ampla grade dianteira e para-brisas (sempre planos) muito inclinados.
A Itapoã oferecia cinco modelos: Ita 800, 900, 1000, 1200 e 1300, com comprimentos entre 8,3 e 12,2 metros e capacidade entre sete a 12 passageiros. Os maiores eram usualmente construídos sobre plataforma Mercedes-Benz O-364; os menores, sobre chassis do caminhão leve Mercedes-Benz 608. Todos os modelos tinham quarto de casal independente e, desde o início, podiam receber equipamento de som completo, fogão a gás com quatro bocas e forno, água quente e fria, refrigerador com freezer, bar e ar condicionado (opcional). Além de veículos de lazer, fabricava carros-oficina, carros-escritório, bibliotecas volantes, veículos para atendimento médico-odontológico e até micro-ônibus. Nos melhores anos das décadas de 70 e 80, a produção anual de motor-casas chegava a 35 unidades.
A retração do campismo no Brasil nos anos 90 levou à extinção de muitos fabricantes. Com a produção muito reduzida, a Itapoã conseguiu sobreviver; foi obrigada, no entanto, a rever suas políticas de produção e produto, fabricando veículos menores e mais baratos. Assim, a partir de 2001 abandonou seus tradicionais projetos de motor-home integrais, se voltando para a construção de veículos Classe C (casas montadas sobre caminhões leves, sendo mantida a cabine original) ou utilizando carrocerias de microônibus fabricadas por terceiros. Aos primeiros, normalmente montados sobre o Iveco Daily ou Mercedes-Benz Sprinter, deu o nome Petit e Aconcágua 500; aos últimos, com diferentes chassis e carrocerias, chamou Aconcágua 800 e 900.
Estilo e conteúdo dos motor-homes foi sendo progressivamente modernizado. Em 2016 a gama foi concentrada em dois modelos – Voi e Voi+ (este com parede traseira slide-out) – ambos sobre veículos chassi-cabine Sprinter, Iveco ou Renault Master. A empresa também prepara modelos especiais, por encomenda, como o recente Offroad, sobre caminhão Ford 4×4. A produção média atual é de 18 unidades/ano.
<itapoamotorhomes.com.br>