IRIZAR
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Maior e mais antiga indústria de carrocerias de ônibus da Espanha (fundada em 1896 como fabricante de ferragens para carruagens, encarroçadora desde 1928) e a única estrangeira instalada no Brasil, a Irizar chegou ao país em 1997, através de uma joint-venture com a Caio, visando a produção de ônibus rodoviários com estrutura de aço segundo projetos desenvolvidos na matriz. O empreendimento, para o qual cada uma das partes contribuiu com 50% do capital, envolvia a construção de uma planta conjunta junto à fábrica da Caio, em Botucatu (SP). A associação atenderia a um antigo anseio da Caio de ter participação mais significativa no mercado nacional de ônibus rodoviários de luxo, o que nunca havia logrado com os produtos de desenho próprio. Para a Irizar, importava penetrar no mercado latino-americano, do qual o Brasil era o maior fornecedor.
Sua primeira carroceria, o luxuoso modelo Century, foi apresentada em agosto de 1998 no stand da Caio, na Expobus. Embora desde há muitos anos os ônibus rodoviários brasileiros apresentassem padrões de qualidade e acabamento semelhantes aos europeus, o lançamento da Irizar apresentou alguns diferenciais, especialmente quanto à acessibilidade aos órgãos mecânicos e chassi, ao aproveitamento total dos espaços disponíveis e à ergonomia do posto de direção. Sob o ponto de vista estético, o Century já trazia, como traço característico (que todos os modelos futuros iriam repetir), duas marcantes meias-luas conformadas na dianteira e na traseira. Internamente, apresentava todos os itens de conforto disponíveis para veículos da categoria: isolamento termo-acústico reforçado, porta-bagagem com tampa, toalete, sistema de som, monitor de vídeo de 21”, geladeira e sistema de ar condicionado capaz de manter a temperatura homogênea em qualquer ponto do veículo. O acabamento externo incluía chapas contínuas (sem emendas) e vidros colados; as tampas dos bagageiros e os espelhos retrovisores tinham acionamento remoto. Até o ano 2000 foram fabricadas 415 unidades, pouco menos da metade destinada à exportação.
Com a concordata da Caio, em 1999, a sociedade foi desfeita e a razão social alterada, de Irizar Caio, para Irizar Brasil S.A.. A linha começou a ser diversificada com o lançamento, na Expobus 2001, do InterCentury, para ligações mais curtas, com acabamento menos sofisticado e opção de para-brisa bipartido e janelas de correr, sem condicionador de ar. Ao contrário dos modelos de luxo, para o Intercentury seria admitida a utilização de chassis com motor dianteiro. No mesmo evento a família Century, que contava com modelos de 12 e 13 m de comprimento, ganhou uma variante mais longa, com 14 m; quanto à altura total, havia três opções: 3,4, 3,7 e 3,9 m. No ano seguinte, foi o Intercentury que recebeu mais uma versão, porém mais curta, com 10,8 m, facilitando a mobilidade em centros urbanos.
Em abril de 2005 toda a linha foi renovada, com a apresentação do Novo Century, mundialmente lançado meio ano antes, no Salão de Hannover, Alemanha, e já escolhido Ônibus do Ano na Espanha. Mantendo as qualidades dos modelos anteriores, foi reduzido o peso total, redesenhado o posto do motorista e melhorada a acessibilidade dos passageiros. O Novo Century tinha linhas decididamente mais harmônicas, realçadas pela curvatura acentuada das janelas e pelas típicas meias-luas na frente e atrás, agora abrangendo toda a largura do veículo. Caso inédito na indústria brasileira de carrocerias, no entanto, o Novo Century apresentava índice de nacionalização de apenas 80%, em confronto com todo o restante do setor, que jamais se valeu da importação de componentes para seus produtos.
Àquela altura, a família já compreendia 11 versões – 4×2 ou 6×2, com 12 a 15 m de comprimento e 3,7 e 3,9 m de altura total, aplicáveis a qualquer chassi ou plataforma de construção nacional. Com o lançamento do novo ônibus, a Irizar iniciou a ampliação de suas instalações em 50%, capacitando-se a completar quatro unidades diárias. No segundo semestre de 2006 a nova família recebeu sua versão simplificada, para curtas e médias distâncias – o Novo InterCentury; o Novo Century, por sua vez, passou a ser apresentado com três opções de acabamento: Semi-Luxury, Luxury e Premium (a mais completa).
Até o início de 2008, quando completou dez anos de atuação no país, a Irizar construíra quase 3.700 carrocerias, correspondendo a 6,5% da produção nacional de ônibus rodoviários; cerca de 70% deste total foi destinado à exportação para mais de 30 países, com ênfase na América Latina, onde o Chile é o seu principal mercado. Mais um modelo foi apresentado no final daquele ano: PB (lançado na Espanha em 2001, Ônibus do Ano na Europa, em 2004), o novo top de linha da Irizar brasileira, trazendo de série todos os elementos de conforto do Novo Century Premium, além de oferecer 24 itens adicionais, como opção, tais como estofamento de couro, carregadores de celular e limpadores de faróis. Dentre as características exclusivas, havia controle individual da climatização, calefação no teto e no piso, desumidificador de ambiente e, para o motorista, abertura remota das portas, acionamento elétrico da janela e das persianas do para-brisa. O modelo fazia amplo uso de plástico reforçado com fibra de vidro no revestimento externo, inclusive no teto e laterais, sendo as chapas de alumínio utilizadas apenas nas saias e tampas do bagageiro. Disponível somente para chassis com motor traseiro, podia ter 12, 13 e 14 m de comprimento e 3,7 e 3,9 m de altura.
A Irizar permanece produzindo no Brasil somente carrocerias rodoviárias, na maioria modelos de alto luxo e sofisticação. Com capacidade de produção de 1.000 unidades/ano em um turno de trabalho, vem contudo mantendo o patamar de 500 unidades anuais. Com o objetivo de aumentar a produção de quatro para dez unidades mensais, em 2012 a empresa decidiu construir nova fábrica, ainda em Botucatu. Suas carrocerias são hoje também montadas na África do Sul a partir de componentes fabricados no Brasil.
<irizar.com.br>
O que houve de novo a partir de 2012
- apresentado na FetransRio o novo rodoviário i6, destinado a ocupar posição intermediária entre os modelos Century e PB (10/12)
- na FetransRio, lançamento do modelo i6 Plus – versão do i6 para chassis de três eixos (11/14)
- lançamento do modelo i6s, para médias e longas distâncias, visando “substituir e superar” o modelo top PB; além dos novos faróis de leds e de pequenas diferenças na dianteira e traseira, são novos os revestimentos internos, poltronas e sistemas de entretenimento; as carrocerias estão disponíveis em dois comprimentos (12,3 e 15,0 m), duas alturas e três tipos de toalete (central, traseiro e traseiro duplo) (12/17)
- Irizar licencia somente 45 novos ônibus no mercado interno em 2022, com irrelevante 1,41% do mercado de rodoviários; embora se posicione em quarto lugar no segmento, está a imensa distância do terceiro lugar – a Comil, com 800 veículos e 25,12% do total (12/22)
- Irizar fornece somente 20 carrocerias em 2023, quantidade mais de 55% inferior à já reduzida produção do ano anterior (12/23)
- na Lat.Bus, lançamento do rodoviário i6S Efficient, desenvolvido com foco no mercado latino-americano; o redesenho da carroceria e da estrutura permitiram reduzir 950 kg de peso, melhorar a aerodinâmica e diminuir em 13% consumo e emissões, em comparação com o atual i6s; internamente, novas poltronas melhoraram ergonomia e conforto e ampliaram espaço para os passageiros; a área do motorista foi reformulada e os retrovisores externos substituídos por câmeras digitais; também novo e mais compacto é o sistema de climatização; 160 unidades foram comercializadas na feira, 40 delas de compradores brasileiros (08/24)
- Irizar estuda programa de investimentos no Brasil, em duas etapas, iniciando com reestruturação e aumento da capacidade da planta de Botucatu e, para 2027-28, construção de nova fábrica; com 98% da produção atual destinada à exportação, é intenção da empresa reforçar o foco no mercado interno, diversificando a linha e entrando nos segmentos de ônibus urbanos e de modelos elétricos e de dois pisos (08/24)
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- A maior versão do ônibus Irizar Century, sobre chassi 6x2, com 14 m de comprimento e 3,90 m de altura.
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- Century 1998 sobre chassi Volvo testado pela Viação Garcia, de Londrina (PR).
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- Também sobre chassi Volvo era este Century da AVA - Auto Viação Americana, de Americana (SP), prestadora de serviços para a EMTU/SP (foto: Isaac Matos Preizner).
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- Century 360 em chassi Volvo B10R, também de propriedade da AVA (foto: Reginaldo Vieira / onibusbrasil).
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- Century 370 sobre Volvo B7R da empresa carioca Venus Turística (fonte: portal onibusbrasil).
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- Centrury em chassi Volkswagen na frota da Lisotur Transportes, de Tramandaí (RS) (fonte: portal danieldorneles).
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- Um Century 370 sobre Scania K 124 IB adquirido pela empresa chilena Pullman Bus (foto: Hugo Yevenes / onibusbrasil).
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- Century 390 em chassi Mercedes-Benz O-400 RSE de dois eixos da empresa Rápido Campinas, de Valinhos (SP) (foto: Jota-R / onibusbrasil).
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- Century 390 sobre plataforma Mercedes-Benz O 400 RSD da operadora fluminense Normandy do Triângulo (foto: Marcos Magalhães / onibusbrasil).
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- Utilizando a mesma mecânica, este Century 390 pertencia à empresa Emtram, de Salvador (BA) (foto: Thales Alexandre Reis Ribeiro / portalinterbuss).
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- Um Century 390 sobre Mercedes-Benz O 400 RSD da Viação Piracicabana, de Piracicaba (SP) (foto: William Gimenes / onibusbrasil).
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- Century 390 em chassi Mercedes-Benz O400 RSD da Turismo São José, de Wenceslau Braz (PR) (foto: Rafael Nunes Pereira / onibusbrasil).
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- Century 390 sobre Mercedes-Benz O400 RSD da empresa Rápido Marajó, de Brasília (DF) (foto: Marcos Magalhães / onibusbrasil).
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- Um Century 390 com mecânica Scania na frota da Santa Maria Transporte Coletivo, de Belo Horizonte (MG) (foto: Diogo Amorim).
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- Century 390 em chassi Scania K 124 IB operado pela Empresa Reunidas Paulista de Transportes, de Araçatuba (SP) (foto: Ailton Florencio / onibusbrasil).
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- Desde o primeiro modelo lançado no Brasil, as carrocerias Irizar mostram grande espaço útil e ótima acessibilidade aos órgãos mecânicos.
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- Irizar InterCentury com janelas de correr.
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- Publicidade de março de 2007 para o Novo Century.
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- Irizar Novo Century, lançado em 2005, aqui na versão 390 (14,00 m de comprimento e 3,90 m de altura) para chassis de três eixos.
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- Novo Century 390 na versão de 12 metros.
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- Novo Century 390 em chassi de três eixos.
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- Century 370 com mecânica Volvo B9R na frota da BBTT - Benfica Barueri Transporte e Turismo, de Barueri (SP) (foto: João Vitor Oliveira de Souza / onibusbrasil).
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- Novo Century 370 sobre Volvo B9R operado pela Transporte e Turismo Norte de Minas - Transnorte, de Montes Claros (MG) (foto: Andre Lavor / onibusbrasil).
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- Outro Century 370 da Transnorte, agora em chassi Volvo B12R de três eixos, fotografado na rodoviária de Curvelo (MG) (foto: Tailisson Fernandes / onibusbrasil).
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- Irizar Novo Century 370 em chassi Mercedes-Benz na frota da Util - União Transporte Interestadual de Luxo, de Juiz de Fora (MG) (fonte: Revista Abrati).
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- Novo Century 370 em chassi Mercedes-Benz O500 RS da Empresa Reunidas Paqulista, de Araçatuba (SP) (foto: Diogo Amorim).
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- Century 370 em chassi Mercedes-Benz O 500 RS da Empresa de Transportes Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: Flávio Oliveira / onibusbrasil).
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- Igual modelo 370, este utilizando chassi Volkswagen 18.330 OT, pertencente ao Expresso Angrense, de Angra dos Reis (RJ) (foto: Flávio Oliveira / onibusbrasil).
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- Novo Century na versão 340 (12,85 m e 3,40 m de altura).
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- Novo Century 340.
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- Novo Century 340 na frota da Müller Turismo, de Lauro Müller (SC) (foto: Matheus Vieira Mortari / egonbus).
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- Irizar Century 2008; note a incomum montagem dos faróis, sem a lente protetora típica da marca desde seu primeiro modelo nacional (fonte: Revista Abrati).
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- Propaganda de dezembro de 2006 registrando o lançamento do Novo InterCentury (à direita); o mapa indica os 37 países para onde a Irizar brasileira já havia exportado seus ônibus.
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- Novo InterCentury na versão para chassis com motor dianteiro.
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- Novo InterCentury em chassi Volvo B270F de motor dianteiro (fonte: Revista Abrati).
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- Propaganda de dezembro de 2010 para o lançamento do modelo PB.
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- Peça publicitária de 2011 para o novo Irizar PB (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Irizar PB.
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- Irizar PB sobre Volvo de três eixos na frota internacional da empresa paranaense Pluma (foto: Eduardo Oliveira de Abreu / imponibus).
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- PB com mecânica Volvo pertencente à operadora CUT, de Montevidéu, Uruguai (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / henrytieneblog).
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- Irizar PB com mecânica Volvo B12R adquirido pela operadora Transporte e Turismo Norte de Minas, de Montes Claros (MG) (foto: Flávio Rodrigues Silva).
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- Um Irizar PB em chassi Scania pertencente à operadora Severo Turismo, de Belo Horizonte (MG) (foto: Diogo Amorim).
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- PB sobre chassi Scania K 380 IB na frota da Transbrasiliana Transportes e Turismo, de Goiânia (GO) (foto: Nilson Ribeiro / onibusbrasil).
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- PB em chassi Scania K 380 IB pertencente à empresa Miyuki Transportes e Turismo, de Taboão da Serra (SP) (foto: Adailton Cruz / onibusbrasil).
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- Irizar PB ilustrando material publicitário Scania de outubro de 2014.
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- Modelo PB sobre chassi Scania da Viação São Cristóvão, de Divinópolis (MG).
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- PB com mecânica Mercedes-Benz O500 RS do Expresso Itamarati, de São José do Rio Preto (SP), em meio a uma longuíssima viagem para Porto Velho (RO) (foto: Kleisson Gonçalves / onibusbrasil).
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- PB em chassi Mercedes-Benz O500 RSD operado pela Reunidas Paulista, de Araçatuba (SP) (foto: Rodrigo Piragibe / obibusbrasil).
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- PB sobre Volvo B12R da empresa Pedro Antônio, de Vassouras (RJ) (foto: Almir Correia / onibusbrasil).
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- Irizar PB com mecânica Mercedes-Benz O500 R pertencente ao Expresso Line Tour, de São Paulo (SP) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- PB, então o modelo mais luxuoso da Irizar, aqui sobre chassi Volkswagen.
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- Irizar PB ilustrando material publicitário da Volkswagen.
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- Levemente alterado, o novo Irizar i6 foi exposto na FetransRio, em outubro de 2012.
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- Propaganda de dezembro de 2012, preparada para o lançamento do Irizar i6.
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- PB, Centrury e i6 - os três modelos da Irizar reunidos em publicidade de setembro de 2013.
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- Irizar i6: o objetivo do novo modelo era ocupar posição intermediária entre o Century e o top de linha PB.
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- i6 da empresa paulista Reunidas, de Araçatuba, com mecânica Scania K360 (fonte: portal tudodeonibus).
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- A mesma carroceria i6 e a mesma mecânica Scania neste rodoviário da Breda Transportes e Serviços, empresa sediada em São Bernardo do Campo (SP) (foto: Marcos de Alcantara Pinto / onibusbrasil).
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- Irizar i6.
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- Irizar i6 370 em chassi Scania K310B da Viação Sertaneja, de Belo Horizonte (MG) (foto: Agnel Gomes / onibusbrasil).
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- i6 370 sobre Scania K310B 4x2 operado pela Venus Turística, do Rio de Janeiro (RJ) (foto: Thiago Souza / onibubrasil).
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- Irizar i6 370 em chassi Scania K 360 IB da operadora paulistana CVC prestando serviços turísticos em Natal (RN) (fonte: Iury Mello / ocdholding).
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- Outro i6 370 da CVC, com a mesma mecânica, em vista ¾ traseira (fonte: Iury Mello / ocdholding).
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- Outro i6 370 utilizando o mesmo chassi Scania K 310 IB, agora operado pela Viação Smart Transporte e Turismo, de Campinas (SP) (foto: Adailton Cruz / onibusbrasil).
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- Vista traseira do mesmo i6 da Smart (foto: Júlio Medeiros / onibusbrasil).
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- Rodoviário i6 370 sobre Mercedes-Benz O500 RS na frota da empresa We Mobi, de Niterói (RJ) (foto: Gabriel Hideki /onibusbrasil).
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- Um dos muitos i6 (aqui com mecânica Mercedes-Benz) exportados para o Chile (foto: Sergio Arteaga / tatobuses).
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- Irizar i6 370 em chassi Mercedes-Benz O500 RS operando na linha metropolitana de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- i6 370 com mecânica Mercedes-Benz O500 RS operado pela carioca Xavier Tour (foto: Adriano Minervino / revistainterbuss).
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- Sobre a mesma mecânica O500 RS era este i6 370 do Expresso Itamarati, de São José do Rio Preto (SP) (foto: Guilherme Estevan / onibusbrasil).
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- Irizar i6 370 em chassi Volkswagen 18.330 OT operado pela empresa Transfer Service, de Santa Isabel (SP) (foto: Willian Caminha Fonseca / onibusbrasil).
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- Irizar i6 390 em chassi Scania K 310 IB 4x2 pertencente à Mitur Transportadora Turística, de São Paulo (SP) (foto: Eliziar Maciel Soares / onibusbrasil).
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- i6 390 sobre Scania K 360 IB da Alternativa Turismo, de São Gonçalo (RJ) (foto: Krayon Klein / onebusbr).
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- Ilustrado por uma carroceria i6, esta propaganda institucional de setembro de 2014 registra os 125 anos da Irizar espanhola.
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- Lançado na 10a Fetransrio, o modelo i6 Plus para chassis 6x2 tinha bagageiro 20% maior do que o i6 correspondente, porém sem alteração das alturas interna do corredor e total do veículo.
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- Propaganda da linha Irizar 2015, já então incluindo o novo modelo i6 Plus.
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- i6 Plus 390 em chassi Volvo B420R na frota da operadora Rimabus, de Bauru (SP) (foto: Diogo Amorim).
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- Rodoviário i6 Plus sobre chassi Volvo da paranaense Garcia (foto: Eduardo Oliveira).
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- Irizar i6 390 em chassi Volvo B430R 6x2 da operadora uruguaia Jotacé (foto: Bruno Barbosa Cordeiro /onibusbrasil).
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- Outro Irizar i6 Plus com chassi Volvo da Viação Garcia, agora com nova pintura de frota (foto: Leonardo Fidelli / onibusalagoas).
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- i6 Plus em chassi Volvo B380R na frota da Viação Garcia, de Londrina (PR) (fonte: Revista Abrati).
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- Outro i6-Volvo da Garcia durante parada na estação rodoviária de Cascavel (PR) (foto: Victor Hugo M. N. / onibusbrasil).
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- Irizar i6s, lançado do final de 2017.
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- Irizar i6s.
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- i6s em chassi Volvo B420R pertencente à cooperativa de transporte desregulamentado de passageiros Buscoop, de São José (SC); a foto foi tomada em 2022, em Maringá (PR) (fonte: B. C. Santos).
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- Foi uma carroceria Irizar i6s que "vestiu", em 2020, o protótipo do chassi rodoviário VW 18.330 OT 6x2.
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- i6S Efficient, novidade de 2024.
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- Irizar i6S Efficient.
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- Publicidade de agosto de 2024 para o novo i6S Efficient.