INCASEL
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A Indústria de Carrocerias Serrana Ltda. – Incasel, de Erechin (RS), foi fundada em junho de 1949. Inicialmente construindo uma carroceria de madeira por mês, a produção cresceu lentamente e, no início da década de 60, já saíra do âmbito local, expandindo-se pelos estados do Sul. Já então com estrutura metálica, suas carrocerias simplesmente copiavam modelos de maior produção, como era prática usual dos pequenos fabricantes da região, quase todos tendo a Eliziário como “escola” a ser imitada. Anos depois, na segunda metade da década, foi o Nielson Diplomata o modelo escolhido como “inspiração” para sua nova carroceria rodoviária.
Em 1970, quando a produção atingia a média de dez unidades mensais, a Incasel se voltou para o mercado nacional – que lentamente se recuperava de profunda recessão –, estreando com um stand no VII Salão do Automóvel. Lá apresentou uma carroceria rodoviária sobre o simplório chassi Mercedes-Benz LP, chamada Continental, claramente calcada nos primeiros modelos Marcopolo. À época também foi lançado um urbano com linhas mais modernas, teto plano e amplas janelas com colunas verticais chamado Bulevar.
Dois anos depois, no Salão seguinte, mostrou o rodoviário Continental II, com diversas alterações técnicas e estéticas frente à versão anterior: estrutura tubular de aço, janelas maiores, colunas inclinadas, diversos detalhes de conforto para os passageiros, painel e capô de fibra redesenhados, poltrona do motorista com suspensão hidráulica e toalete em peça única. No mesmo evento foi apresentado seu primeiro urbano da nova fase, o Belveder, sobre os tradicionais chassis com motor dianteiro da Mercedes-Benz.
No IX Salão, em 1974, o Continental (já na versão III) recebia algumas alterações estéticas, a mais visível delas uma nova grade envolvendo os faróis, novo teto e traseira; além do maior uso de fibra de vidro, seguindo a tendência (inclusive nas portas dos bagageiros), também foi equipado com toaletes químicos com desintegrador de detritos. Pouco depois, surgiram seu primeiro (e único) micro, a que chamou Pônei, e o Continental RT, com piso e teto semi-elevados.
A partir daí, a produção da Incasel finalmente começou a adquirir personalidade própria. Novo rodoviário foi lançado em 1976 – o Jumbo –, ganhando traços mais pessoais e criativos (ainda que um tanto massivos), especialmente nas versões sobre chassis Scania e Volvo. Tinha para-choque dianteiro englobando faróis e grade, para-choque traseiro integrando as lanternas, traseira imponente, com teto elevado e relevos horizontais, a meia altura, reduzindo a sensação de volume – idéia já explorada, aliás, pela Marcopolo. Com a chegada do Jumbo, os modelos Continental e RT passariam a responder pelo transporte de média distância. Em 1978 o modelo urbano foi renovado, com o lançamento do Cisne (também apresentado na versão intermunicipal, com traseira cega) e, um ano depois, do Minuano, próprio para operação em corredores, com carroceria padron montada sobre chassi Scania BR-116, duas portas largas e grande área envidraçada. Em 1981 a linha de rodoviários ganhou sua versão mais pesada, o Delta (talvez não inconscientemente, fazendo lembrar fortemente o Ciferal Dinossauro – must da época).
Desde o final de 1970, quando buscou ampliar sua área de atuação, a produção da Incasel não parou de crescer, saindo de 116 unidades, em 1971, para 555, em 1980, com média de quase 50 carrocerias por mês. Em 1981, ano de recessão econômica, praticamente manteve o total do exercício anterior, com 523 unidades. Durante aqueles anos conquistou importantes clientes no segmento rodoviário, inclusive a Eucatur, que opera as mais longas rotas existentes em território nacional, ligando o Sul ao extremo Norte do país.
A partir daí, desentendimentos societários trouxeram problemas para a empresa, deteriorando a situação financeira e levando a demissões e à redução paulatina da produção, caindo para menos de 20 unidades/mês, em meados de 1984 (nessa época já fabricava mais um modelo de ônibus, o sofisticado rodoviário Columbia). Incapaz de saudar as dívidas acumuladas, no final daquele ano a Incasel teve a falência decretada. Em outubro de 1985 seus bens, levados a leilão, foram arrematados pela Comil, empresa fabricante de silos e equipamentos agrícolas de Cascavel (PR), que em menos de três meses retomou a produção. Sob nova razão social – Indústria de Carrocerias Erechim – recolocou em linha os mesmos seis modelos da Incasel (urbanos Cisne e Minuano, rodoviários Continental, Jumbo, Delta e Columbia), apenas em 1987 lançando o primeiro modelo de projeto próprio. A Comil terminou a primeira década do novo século como quinto maior fabricante nacional, com mais de 2.600 unidades produzidas em 2009.
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- Primeira carroceria fabricada pela Incasel, em 1949, sobre um caminhão Ford 46 ou 47 (fonte: site toffobus).
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- Chevrolet 1949-53 encarroçado pela Incasel para a Empresa União da Serra de Transportes, de União da Serra (então Distrito de Guaporé, RS) (fonte: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Lotação Ford 1955 com carroceria Incasel operado como rodoviário pela Cattani Transportes e Turismo, de Pato Branco (PR) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / onibusbrasil).
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- Caminhão Ford nacional de 1959-60 com carroceria Incasel no transporte rodoviário paranaense; o veículo pertencia ao Expresso Nordeste, de Campo Mourão.
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- Carroceria urbana especial, fabricada em 1958 para a empresa Ulrich, de Blumenau (SC), com três portas e chassi FNM alongado.
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- Carroceria Incasel sobre Mercedes-Benz LP, de meados dos anos 60 - um clone da Eliziário.
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- Incasel-LP fornecido em 1966 para a Unesul de Transportes, de Porto Alegre (RS) (fontes: Ivonaldo Holanda de Almeida e Marcos Jeremias).
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- A fábrica da Serrana em 1968.
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- Incasel rodoviário de 1968, aparentemente sobre Mercedes-Benz 331: desta vez, o modelo copiado – até no nome – foi o Nielson Diplomata.
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- O mesmo modelo, sobre chassi FNM; o ônibus, da Rodoviária Alagoas, fazia linhas de longa distância entre o Nordeste e o Rio de Janeiro e São Paulo; a empresa foi posteriormente adquirida pela Companhia São Geraldo.
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- No final da década de 60, muito antes da Nielsen fabricar carrocerias urbanas, a Incasel construía as suas imitando o estilo dos ônibus rodoviários da empresa catarinense.
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- De meados dos anos 60 são estes dois carros sobre chassi Mercedes-Benz LP.
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- Com o modelo Continental, exposto no VII Salão do Automóvel, a Incasel fez sua estreia no mercado nacional de rodoviários.
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- Rodoviário Continental sobre Mercedes-Benz LP da empresa Expresso de Luxo Terezina, de Teresina (PI), que na década de 70 operava a ligação da capital piauiense com São Paulo (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Continental em chassi Mercedes-Benz LP da Empresa Rápido Rondônia; estacionado em Humaitá (AM), à beira do rio Madeira, o ônibus da foto realizava a primeira viagem de linha ao longo da recém-inaugurada BR-319 (Manaus-Porto Velho); a imagem é de 1976 (foto: Corrêa Lima / Manaus Sorriso).
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- Carroceria Continental com acabamento simplificado, sobre Mercedes-Benz LP, da Empresa São José, de Urussanga (SC) (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Da mesma empresa, do mesmo modelo e com igual chassi é este ônibus; note as pequenas diferenças na grade e na posição das lanternas de sinalização (fonte: Francisco Luiz Lanzendorf / egonbus).
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- Continental na versão urbana, com acabamentos simplificados; sobre chassi Mercedes-Benz LP, pertenceu à empresa Coletivo Rodovel, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- O mesmo ônibus da Rodovel em vista traseira (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Recém saídos da fábrica da Incasel, estes dois Continental-LPO na versão urbana, com as primeiras janelas laterais mais altas, foram encomendados pela Vicasa - Viação Canoense, de Canoas (RS), recém saídos da fábrica da Incasel (fonte: portal historiadosonibus).
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- Rodoviário Incasel-LP operado pela Empresa Orleanense de Transportes, de Orleans (SC) (fonte: portal fotosdeorleans).
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- A Sogil - Sociedade de Ônibus Gigante, de Gravataí (RS), foi importante cliente da Incasel (fonte: portal historiadosonibus).
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- Mais um Incasel-LP da Sogil (fonte: portal historiadosonibus).
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- Incasel Continental em chassi Mercedes-Benz LPO-1113 da Empresa Rodovilas de Transportes, de Viamão (RS) (fonte: Márcio Santos da Silveira / onibusbrasil).
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- Modelo híbrido, de 1972, foi este carro da Transportes Coletivos Guzella, empresa extinta de Coronel Freitas (SC), trazendo frente do novo Belveder e colunas inclinadas e teto alto do Continental (fonte: portal egonbus).
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- O mesmo LP da Guzella em vista 3/4 posterior (fonte: portal egonbus).
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- Urbano Belveder quando de sua apresentação no Salão do Automóvel de 1972 (fonte: João Luiz Knihs / Automóveis & Acessórios).
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- Carroceria urbana Belveder, lançada no final de 1972, aqui sobre chassi LP, na frota da empresa Irmãos Rafagnin, de Foz do Iguaçu (PR) (foto: Claudio Pianzeski).
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- O mesmo carro em vista 3/4 posterior (foto: Claudio Pianzeski / historicalbuses).
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- Urbano Incasel Belveder sobre LPO da empresa Vical, de Caçapava do Sul (RS) (foto: Mauri da Cunha Mendonça).
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- Belveder sobre Mercedes-Benz LP da Viação Mourãoense, de Campo Mourão (PR).
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- Belveder LPO da Soul, operadora da Região Metropolitana de Porto Alegre (fonte: site deltabus).
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- Belveder-LP na frota da Sogil, de Gravataí (RS) (fonte: portal historiadosonibus).
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- Mais um Belveder de Foz do Iguaçu (PR), este sobre LPO (fonte: Luis Constantino).
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- Incasel Continental II.
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- Continental II em chassi Mercedes-Benz OF-1113 na frota da Haverroth Transportes Coletivos, de Ituporanga (SC) (fonte: portal egonbus).
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- Outro Continental II sobre igual chassi OF, este pertencente à Empresa Auto Viação Salete, de Taió (SC) (foto: Jorge Berri / onibusbrasil).
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- Incasel Continental II sobre chassi Mercedes-Benz LP da operadora Aguitur, de Vacaria (RS).
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- Continental II com nova grade na versão urbana; dotado de chassi Mercedes-Benz OH, era operado pela Empresa Nossa Senhora da Glória, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- O mesmo OH da Glória em vista ¾ traseira (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Outro Continental II da Glória, este em chassi Mercedes-Benz com motor dianteiro (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Rodoviário Continental II sobre Mercedes-Benz OF, operando em 2004 em Pitangui (MG) (foto: Flávio Rodrigues Silva).
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- Continental II sobre OF da ZTL Turismo, de Tubarão (SC).
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- Continental II sobre OF da Critur, de Criciúma (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / critur).
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- Um Continental II operando na região do Pantanal (MS) em 2008.
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- Carroceria Continental simplificada sobre Mercedes-Benz LPO-344 fornecida para a Planalto Transportes, de Santa Maria (RS) (fonte: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Renovada, a carroceria rodoviária Continental III foi apresentada no Salão de 1974; o LP da foto era da Auto Viação Panambi, da cidade homônima, no Rio Grande do Sul (fonte: Transporte Moderno).
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- Continental III da empresa Planalto, de Santa Maria (RS).
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- Continental III em chassi Scania da Auto Viação Santo Antônio, de Colombo (PR).
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- Parte duma carroceria Continental III foi tomada como cabine para este caminhão para a TV Educativa (fonte: Roberto Santana).
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- Continental III urbano em chassi OF pertencente à Citral, de Taquara (RS) (fonte: portal clubedoonibus).
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- Sobre o mesmo chassi Mercedes-Benz OF, a mesma carroceria, com acabamentos mais simples e em configuração urbana (foto: Alexandre Francisco Gonçalves / egonbus).
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- Continental III urbano da Critur, de Criciúma (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / critur).
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- Logo depois de lançado o modelo Continental III passou por alterações na caixa de faróis e ganhou teto elevado e nova traseira (fonte: O Cruzeiro).
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- Novo Continental III sobre Mercedes-Benz LP da Viação Planalto, de Santa Maria (RS), importante cliente da Incasel (fonte: site memoriagaucha).
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- Mais um Continental III-LP da União Santa Cruz, este excepcionalmente fornecido para a operadora com para-brisas planos (foto: Matheus Goelzer / onibusbrasil).
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- Da mesma empresa era este Continental III com para-brisas planos sobre chassi OF (foto: Matheus Goelzer / onibusbrasil).
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- Incasel Continental III de 1975 sobre chassi Mercedes-Benz OF.
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- Continental III sobre Mercedes-Benz OH-1313 na frota da Transportes e Turismo Eroles, de Mogi das Cruzes (SP) (fonte: Robson Shimizu).
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- Único modelo de microônibus da Incasel, este Pônei sobre chassi 608D pertenceu à Zarpelon Turismo, de Joaçaba (SC) (fonte: site egonbus).
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- Micro-ônibus Ponei (sempre em chassi 608 D), visto em Caculé (BA), em 2016 (foto: Gilson Rodrigues dos Santos Junior / onibusbrasil).
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- Ponei na frota da Transjuca, de Luiz Alves (SC); as quatro lanternas instaladas acima da grade não são originais (fonte: J. C. Schneider / busontheroad).
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- Ponei com faróis retangulares de 1974, também sobre 608D, ainda recentemente prestava serviços em Porto Alegre (fonte: site toffobus).
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- Microônibus Pônei na frota da Ametista Tur, de Ametista do Sul (RS) (foto: Clederson Schmitt/onibusbrasil).
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- Incasel Pônei com colunas verticais operando em Santa Cruz do Sul (RS) (foto: Matheus Goelzer/onibusbrasil).
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- Incasel RT, versão do rodoviário Continental com piso alto; o ônibus da imagem era da empresa Salete, de Salete (SC) (foto: Egon Rohde).
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- Incasel RT sobre chassi Mercedes-Benz LP da Viação União Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul (RS) (foto: Pablo Lodrigo Schlosser / onibusbrasil).
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- RT sobre Mercedes-Benz LPO-1113 na frota da TURF - Transportes Urbanos e Rurais Fragata, de Pelotas (RS) (foto: Gabriel Rodrigues Pereira / onibusbrasil).
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- Mais um RT-LPO de Pelotas, este de 1978, da Transventur Turismo; a foto foi tomada em 2005 (foto: Alfredo Rodrigues / railbuss).
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- RT-LPO da Planalto Transportes, de Santa Maria (RS) - importante cliente da Incasel (fonte: portal memoriagaucha).
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- Também da Planalto e com a mesma carroceria, este rodoviário trazia chassi Fiat (fonte: portal memoriagaucha).
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- Sobre chassi Mercedes-Benz OF, este rodoviário RT pertenceu à Critur, de Criciúma (SC) (fonte: site egonbus).
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- Incasel RT 1978 sobre OF da Transventur Turismo, de Pelotas (RS) (fonte: site railbuss).
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- Fotografia de agosto de 2008 tomada diante da fábrica da Incasel mostrando um Continental-LP e três pouco conhecidos urbanos Bulevar (fonte: Luis Constantino).
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- Jumbo sobre OF da Itapuã Turismo, de Porto Alegre (RS) (fonte: site memoriagaucha).
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- Incasel Jumbo em chassi Mercedes-Benz LPO-1113 operado pelo Expresso LB, de Mostardas (RS) (foto: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Conjunto semelhante, porém com grade de desenho simplificado, pertencente à Viação Planalto, de Santa Maria (RS) (fonte: site memoriagaucha).
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- Jumbo sobre Mercedes-Benz OF-1313 operado pela Circular Pouso Alegre Turismo - Cipatur, de Pouso Alegre (MG) (fonte: Alcir Rossi / classicalbuses).
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- Jumbo da mesma empresa, este montado sobre o inusitado chassi Fiat 130 OD (fonte: Isael Elias Pereira de Lima / onibusbrasil).
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- Jumbo da Planalto Transportes, de Santa Maria (RS), também em chassi Fiat 130D (fonte: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Um Incasel Jumbo aparece como figurante nesta propaganda de 1984 para os óleos lubrificantes Texaco (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Rodoviário Jumbo em chassi Scania B-110 da Transbrasiliana Transporte e Turismo, de Goiânia (GO) (foto: Nidson Faleiro de Siqueira / onibusbrasil).
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- Jumbo sobre Scania B 111 operado pela empresa Santa Maria, de Pará de Minas (MG); a imagem foi tomada em Belo Horizonte em 1982 (foto: Donald Hudson / onibusbrasil).
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- Rodoviário Jumbo sobre chassi Scania B-111.
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- Também sobre Scania B 111, este Jumbo pertenceu à empresa Transportes Turis Zonta, de Chapecó (SC).
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- Mais um Jumbo-Scania, este da Viação Motta, de Presidente Prudente (SP), operando rotas longas entre Centro-Oeste e Sudeste.
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- Jumbo em chassi Scania B 111 operado pela Jamari Turismo, de Curitiba (PR) (foto: Francisco José Becker / onibusbrasil).
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- Jumbo sobre Scania B-111 da Turismo São José, de Wenceslau Braz (PR) (fonte: portal megabus).
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- Outro Jumbo-Scania da Viação Motta, agora sobre chassi de motor traseiro BR116 (fonte: Paulo Roberto Mendes / railbuss).
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- O mesmo carro em vista 3/4 posterior (fonte: Elder Macedo / onibusbrasil).
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- Rodoviário Jumbo sobre Volvo B-58, da empresa Eucatur, operadora da longuíssima rota Paraná-Rondônia (foto: Reginaldo Pereira / onibusbrasil).
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- Este foi um dos modelos rodoviários de presença mais marcante já fabricados no país (fonte: site sulenses.rotasulbus).
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- À esquerda, o mesmo ônibus da imagem anterior em vista traseira (foto: Fabrício Zulato / fortalbus).
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- Incasel Jumbo sobre Volvo B58 do Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR).
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- Jumbo-Volvo do Expresso Princesa dos Campos, de Ponta Grossa (PR) (fonte: Derles Borges Pichoff / classicalbuses).
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- Também com mecânica Volvo, este Jumbo integrou a frota da Empresa Gontijo de Transportes, de Belo Horizonte (MG) (foto: Pedro Valgas / classicalbuses).
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- Incasel Jumbo sobre plataforma Mercedes-Benz, fotografado em 2007 em Rio Grande (RS) (foto: Alfredo Rodrigues).
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- Também sobre plataforma Mercedes-Benz, um Jumbo da Emotur, de São Mateus do Sul (PR) operando no transporte escolar (foto: Willian Correa).
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- Jumbo sobre Mercedes-Benz OF da empresa Eroles, de Mogi das Cruzes (SP) (fonte: site onibusbrasil).
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- Rodoviário Jumbo sobre OF da empresa São Benedito, de Fortaleza (CE) (foto: Aloisio Cunha).
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- Jumbo em chassi LP desmobilizado de empresa gaúcha não identificada, em 2010 utilizado no transporte informal de Nanoai (RS) (foto: Alexandre M. Sanches / onibusnostalgia).
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- Jumbo de modelo mais recente, sobre Mercedes-Benz LP-1113, na frota da Empresa de Transportes Simoni, de Aratiba (RS) (foto: Marcio Douglas).
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- Carroceria urbana Cisne, lançada em 1978; o ônibus aqui mostrado traz as cores da Auto Viação Marechal, de Curitiba (PR), para a qual foi fornecido.
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- Sobre chassi OF, o urbano Cisne da imagem anterior já em operação pela Marechal (fonte: Marcos Venicios de Oliveira / onibusbrasil).
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- Cisne OF da Auto Viação Marechal, operadora no sistema integrado de Curitiba (PR) (fonte: Marcos Venicios de Oliveira / onibusbrasil).
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- De geração mais recente, este Cisne OP é hoje operado pela Prefeitura Municipal de Nova Laranjeiras (PR) (foto: Marcelo Santos / onibusbrasil).
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- Dois Incasel Cisne de segunda geração da empresa Santa Bárbara, de Canguçu (RS) (foto: Jonathan Pereira Silva / onibusbrasil).
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- Cisne em chassi OF da operadora urbana Nossa Senhora da Gloria, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Carro semelhante, este da empresa Coletivo Rodovel, também de Blumenau (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Cisne Executivo sobre Mercedes-Benz OF da empresa Sogil, de Gravataí (RS).
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- Outro Cisne-OF na frota da Sogil, este com porta tipo sanfona (fonte: portal historiadosonibus).
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- Capa de material informativo de 1978 para o modelo Cisne Executivo.
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- Cisne Executivo em chassi Fiat na frota da Viação Verde Vale, de Gaspar (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Cisne-OF nas cores da Dindinho Transportes, de Tramandaí (RS) (fonte: Marcos Jeremias / onibusbrasil).
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- Cisne-OF no modelo Executivo com duas portas pertencente à empresa Critur, de Criciúma (SC) (fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida).
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- Um dos ônibus Cisne sobre chassi Mercedes-Benz OF da Coletivo Rodovel, de Blumenau (SC) (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Foto da frota de ônibus Cisne da Rodovel, tomada por ocasião da inauguração da nova garagem da empresa, em 1980 (fonte: livro "Viagens pela Cidade").
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- Cisne-OF de três portas da Rodovel, de Blumenau (SC), já trazendo a pintura padrão das linhas alimentadoras do sistema integrado da cidade (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Outro carro da Rodovel, da mesma série, em vista oposta (foto: João Marcos Nascimento; fonte: Ivonaldo Holanda de Almeida / egonbus).
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- Carroceria Minuano 1980, da empresa municipal de transporte de Porto Alegre, sobre chassi Scania BR-116; característico deste modelo e do Cisne era o formato dos para-brisas dianteiros, em canto vivo nos ângulos inferiores e com grande raio de curva junto ao teto.
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- O mesmo Scania-Minuano 1980 da Carris.
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- Incasel Scania da Carris.
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- Vista oposta do mesmo Incasel da Carris.
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- Minuano sobre chassi Mercedes-Benz OH-1517 fornecido para a Sopal, operadora de Porto Alegre (RS); a imagem foi retirada de material publicitário do fabricante.
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- Urbano Minuano sobre chassi Mercedes-Benz OH da empresa Burkle, de Pelotas (RS) (foto: Alfredo Rodrigues).
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- Minuano sobre Scania K-112 de 1983 da empresa SOUL, de Alvorada (RS) (foto: Luíd Otávio Anchieta / toffobus).
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- Rodoviário Delta 1982 sobre plataforma Mercedes-Benz O-364, nas cores do Expresso Brasileiro.
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- O mesmo conjunto, destinado à Viação Santa Cruz, de Mogi-Guaçu (SP)
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- Também sobre plataforma O-364, porém com terceiro eixo, era este Delta da Transporte e Turismo Eroles, de Mogi das Cruzes (SP) (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- O mesmo Delta da Eroles em vista ¾ posterior (fonte: Jorge A. Ferreira Jr.).
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- Incasel Delta sobre chassi Scania BR 116.
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- Incasel Delta sobre chassi Volvo da Bogotur Turismo, de Joinville (SC) (fonte: site egonbus).
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- Incasel Delta em chassi com motor dianteiro Scania B 111, fornecido para a Alprino Tur, de Montes Claros (MG).
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- Incasel Delta sobra Scania B 111 da empresa Transnorte, de Montes Claros (MG); note que a porção dianteira baixo do para-brisa não é original: provavelmente após um acidente, o carro foi recuperado com componentes do rodoviário Marcopolo Viaggio (fonte: portal Barrazabus).
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- Rodoviário Columbia, aqui montado sobre chassi Scania, último lançamento da Incasel (fonte: site onibusparaibanos).
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- Rara imagem do rodoviário Columbia em operação; montado sobre Scania K-112, foi fotografado em 1989, em Foz do Iguaçu (PR) (foto: Marcelo Prado).
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- Incasel Columbia em chassi Mercedes-Benz O-364 do Expresso Cruzador, de Vassouras (RJ), fotografado na mesma cidade em dezembro de 2003 (foto: Jorge A. Ferreira Jr.).