> IMPLANOR

IMPLANOR | galeria

A Implanor é um dos raros fabricantes de equipamentos de transporte localizados na região Nordeste. Fundada em 1974 em Aliança (PE) com o objeto de produzir implementos agrícolas “em toda a sua variedade“, iniciou em 1984 a construção de máquinas autopropelidas – transportadores de cana com três rodas, dos quais é hoje o único fornecedor nacional. Com a razão social Implementos Agrícolas do Nordeste Indústria e Comércio Ltda. e propriedade de um grande usineiro da região, a empresa inicialmente se dedicou à fabricação de equipamentos para a cultura de cana-de-açúcar, diversificando a produção, a partir dos últimos anos do século, na direção de máquinas para a indústria florestal. Com poucas alterações, sua linha de veículos é até hoje fabricada.

Tomando por base um projeto estrutural extremamente simples, composto de um chassi espacial com perfil duplo U fechado, ao longo dos anos foi sendo desenvolvida toda uma linha de veículos de três rodas, com grande manobrabilidade graças ao sistema de direção através da roda única traseira, permitindo giros de 360° em torno do próprio eixo. São quatro modelos de carregadeiras para canaviais e um para manejo florestal, com capacidade máxima de levantamento entre 600 kg e 2,2 t. Têm motor central Perkins de 77 cv (opção de 95 cv, para a máquina florestal), transmissão hidrostática, tração nas rodas dianteiras por meio de motores hidráulicos independentes, tração positiva permanente e garras com dois movimentos. Para reduzir a compactação do solo, os equipamentos canavieiros dispõem de rodado duplo na dianteira, ao contrário dos florestais, com rodado simples. Ambos são capazes de operar em terrenos com até 32° de inclinação.

Duas outras máquinas são fabricadas para o trabalho com madeira, as chamadas feller bunchers, para corte e manejo de árvores. Inicialmente equipadas com motor Perkins de 77 cv, hoje recebem o diesel MWM de 135 cv. Os dois modelos se diferenciam pelo porte e sistema de corte: por guilhotina, para troncos com até 40 cm de diâmetro, ou por moto-serra, para até 61 cm. A versão com guilhotina, equipada com braçadeiras hidráulicas, também permite o transporte de árvores em pé; a outra apenas corta a árvore, direcionando a queda para o lado desejado e arrastando-a para o local desejado.

Em 2003, em conjunto com a Universidade Federal de Pernambuco, a Implanor iniciou o projeto de uma colhedora de cana capacidade para até 20 t/h, para operação em encostas com até 22° de inclinação, modelo ainda não colocado em produção. Em 2014, por fim, foi lançado um novo modelo, especialmente concebido para o manejo de fardos de feno. Desde o lançamento da primeira máquina, em 1984, a Implanor já supriu o mercado com mais de mil unidades, cerca de ¼ utilizadas no manejo florestal.

<implanor.com.br>





GmailFacebookTwitter